Segundo ele, os candidatos que realizarem as provas do Concurso Unificado passarão pela coleta de digitais, mas também precisarão redigir uma frase.
"Nós decidimos que seja feita, no cartão de resposta de todos os candidatos que participarem do concurso, a coleta da digital e também de uma frase que vai servir para o exame grafológico".
Em seguida, após o resultado do Concurso Unificado, haverá uma checagem para saber se quem fez o concurso é realmente a pessoa que vai assumir o cargo público.
"Estamos trabalhando com outros serviços de segurança para impedir que as quadrilhas atuem", reforçou Alexandre Retamal.
Em novembro do ano passado foi anunciada a criação de uma "rede de aplicação" para a realização do Concurso Nacional Unificado, com o objetivo de fortalecer a segurança, com maior eficiência e controle ao longo do processo.
Fraude no Enem reforça atenção no Concurso Unificado
As medidas de segurança no Concurso Unificado serão redobradas, principalmente, após um esquema de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Um aluno do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) teria feito provas no lugar de outros candidatos.
Uma reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, expôs prints que comprovam que o candidato realizou a prova para um parente, em 2022. Em seguida, também fez para um amigo de longa data, em 2023.
Ele teria utilizado identidades falsas para realizar o exame e obter aprovação no lugar dos candidatos.
Em nota, a Uepa informou que “acompanha e colabora com as investigações conduzidas pela Polícia Federal e aguarda a conclusão do processo para tomar as medidas cabíveis.”
Quer ficar por dentro da banca do Concurso Público Nacional Unificado? Então baixe agora, gratuitamente, o E-BOOK do perfil da CESGRANRIO, com todas as informações sobre o chamado Enem dos Concursos. Clique aqui!
Secretário de Rondônia pede reforço para as provas do CNU
As provas do Concurso Unificado serão aplicadas em 220 cidades, pelas cinco regiões do país. Por isso, o secretário de Segurança de Rondônia, Paulo Henrique Barbosa, solicitou uma reunião com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Barbosa sugeriu um encontro com a equipe responsável pelo planejamento da operação integrada de segurança do CNU.
O objetivo era discutir questões cruciais relacionadas à segurança das provas.
"É relevante salientar que esta Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) está ciente da importância da colaboração interinstitucional para garantir o sucesso e a integridade de eventos nacionais de grande porte, como o Concurso Nacional Unificado. Os desafios associados à segurança das provas exigem uma abordagem coordenada e eficaz entre as entidades responsáveis pela segurança pública em nível nacional. Nesse sentido, acredito que uma reunião prévia será fundamental para alinhar estratégias, compartilhar informações relevantes e garantir que todas as medidas necessárias estejam sendo implementadas para salvaguardar o processo do concurso", diz o ofício.
As provas objetivas e discursivas estão marcadas para acontecer em dois turnos. A aplicação será de forma simultânea em 220 cidades brasileiras.
Turno da manhã (2h30 de prova)
- cargos de nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação; e
- cargos de nível superior: provas objetivas de Conhecimentos Gerais (20 questões) + prova discursiva de Conhecimento Específico do bloco.
Turno da tarde (3h30 de prova)
- cargos de nível médio: provas objetivas (40 questões); e
- cargos de nível superior: provas objetivas de Conhecimentos Específicos (50 questões).
Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.
Como serão as provas?
Para os cargos de nível médio, do Bloco 8, as provas objetivas terão questões de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira. Nesse caso, a discursiva será uma redação.
Já para os cargos de nível superior, na parte objetiva, os concorrentes deverão responder a questões sobre Políticas Públicas e Conhecimentos Específicos, a depender do bloco temático escolhido.
Já na discursiva, será cobrada uma questão sobre Conhecimentos Específicos.
Prepare-se para o Concurso Nacional Unificado. Confira aqui material exclusivo e as últimas informações sobre os editais!
Concurso Nacional Unificado terá esquema especial de segurança para evitar fraudes nas provas
(Foto: Semob/DF)
Resumo do Concurso Público Nacional Unificado
- Instituto: mais de 20 órgãos do Executivo Federal
- Situação atual: editais publicados
- Banca: Fundação Cesgranrio
- Cargos: diversos
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Vagas: 6.640
- Remuneração: até R$23.579,71
- Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024
- Data da prova objetiva: 5 de maio
+ Saiba mais e comece a estudar para o concurso.
De acordo com o MGI, 2,1 milhões de candidatos estão confirmados e participarão da 1ª edição do Concurso Nacional Unificado. O número, no entanto, ainda deve ser atualizado até o final desta semana.
Isso porque o prazo para o pagamento dos boletos foi até a última sexta-feira, 16.
(Imagem: reprodução Instagram Gestão GOV.BR)
Após o prazo para isenção ter sido encerrado, o MGI confirmou que mais de 601 mil candidatos foram beneficiados.
Com a confirmação de 2,1 milhões de candidaturas homologadas, o CNU se tornou o concurso com o maior número de inscritos da história, superando os editais do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhões de inscritos.
A alta procura pelo Concurso Unificado foi comemorada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
"Estamos felizes pelo sucesso dessa inovação no serviço público que é o Concurso Nacional Unificado. Boa sorte e bons estudos a todas as pessoas inscritas. Vamos agora construir um serviço público com a cara do Brasil".
Cronograma do Concurso Nacional Unificado
Quer ficar por dentro do CPNU e não perder nenhum detalhe? Confira a seguir as principais datas do Concurso Público Nacional Unificado para garantir presença na seleção:
19 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024 – inscrições;- 29 de fevereiro de 2024 – divulgação dos dados finais de inscrições;
- 29 de abril de 2024 – divulgação dos cartões de confirmação;
- 5 de maio de 2024 – aplicação das provas;
- 3 de junho de 2024 – divulgação dos resultados; das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação;
- 30 de julho de 2024 – divulgação final dos resultados; e
- 5 de agosto de 2024 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e tenha acesso às aulas e curso gratuito do Concurso Nacional Unificado. Acesse aqui!
Fique por dentro dos concursos!