Concurso Unificado: MGI quer evitar grades eventos no dia 18

Em prol da segurança e deslocamento dos candidatos, o MGI reforçou o pedido para que as cidades evitem grandes eventos no dia das provas do CNU.

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:19/07/2024 às 07:56
Atualizado em:19/07/2024 às 08:49


De acordo com a pasta, o objetivo é favorecer o deslocamento da população no dia do exame, para a realização das provas, além de manter a segurança nos locais de aplicação.


O MGI também fez um pedido para que as cidades alinhem junto às empresas que realizarão o fornecimento de água, energia, tráfego urbano, transporte público e população, para que consigam receber os candidatos, sobretudo os que virão de outras regiões.


Vale lembrar que o governo fez esse mesmo pedido (de evitar grandes eventos) para os municípios há meses, quando a provas ainda estavam previstas para o mês de maio, antes do adiamento.


Na época, inclusive, havia um receio por conta da realização do show da Madonna, em Copacabana, no Rio de Janeiro, na véspera do exame.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

MGI pede que cidades evitem grandes eventos no dia do Concurso Nacional Unificado

(Foto: Governo Federal)


O Ministério da Gestão e Inovação está nos ajustes finais e, nesta semana, alinhou a logística para a aplicação das provas do CNU no Rio Grande do Sul.


Com a Rede de Segurança Federal, a pasta se reuniu com representantes do Governo do Rio Grande do Sul e de municípios gaúchos.


O objetivo era articular com as prefeituras questões relacionadas à disponibilidade do transporte público nos horários antes da abertura dos portões.


Também foi tratada a gestão do funcionamento do comércio local, visando atender à demanda dos candidatos relacionada à alimentação, visto que as provas ocorrerão dois turnos.

“Fizemos um esforço conjunto e articulado dos governos federal, estadual e prefeituras das cidades gaúchas para garantir que o Rio Grande do Sul participasse do concurso junto aos estados do Brasil. Podemos garantir à população que o estado está preparado para realizar a prova no dia 18 de agosto”, destacou o coordenador-geral de logística do CNU, Alexandre Retamal.

Vale lembrar que as provas do CNU, inicialmente para o dia 5 de maio, foram adiadas devido às fortes chuvas que castigaram o Estado do Rio Grande do Sul.


Com o "Manual das Provas CNU", você tem acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!

Como serão as provas do Concurso Unificado?

Marcadas para o dia 18 de agosto, as provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em dois turnos (manhã e tarde), para todos os candidatos.


Uma novidade importante é que, agora, será possível anotar o gabarito das provas. A decisão foi acordada em audiência pública realizada na última quinta-feira, 18 de julho.


A folha para a anotação dos gabaritos será fornecida pela banca e só poderá ser levada nos últimos 30 minutos de prova.


Segundo informações apuradas pelo Qconcursos Folha Dirigida, juntamente ao defensor Alexandre Cabral, a folha com a anotação das respostas das provas do turno da manhã não poderá ser levada para os exames da tarde, sob pena de eliminação.

Tudo sobre as provas do CNU

Os candidatos do CNU realizarão provas objetivas e discursivas, cuja aplicação dos exames está prevista os seguintes horários:


Turno da manhã

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Término da aplicação: 11h30
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30
  • Duração da prova: 2h30

Turno da tarde

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Término da aplicação: 18h
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.
  • Duração da prova: 3h30


Pela manhã, os concorrentes nos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.


Para o bloco de nível médio (8), os inscritos farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.  


Já na parte da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.


Já os candidatos no bloco de nível médio (8) farão mais 40 questões objetivas.


Será eliminado quem obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.


O CNU conta com 6.640 vagas em cargos dos níveis médio e superior, com salários que podem ultrapassar os R$20 mil. As oportunidades estão distribuídas por 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.