CNU: veja tudo o que precisa saber faltando 1 mês para as provas

Provas do CNU serão aplicadas daqui a exatamente um mês, no dia 18 de agosto. Confira compilado com tudo o que você precisa saber!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:18/07/2024 às 15:17
Atualizado em:19/07/2024 às 08:26

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) serão aplicadas a exatamente um mês, no dia 18 de agosto. Mais de 2 milhões de inscritos são esperados para a etapa, que será realizada em 228 cidades brasileiras.


Os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como início e duração das provas, permanecem os mesmos do que estava inicialmente estabelecido para a aplicação.


Os candidatos realizarão as provas nos turnos da manhã e da tarde. Confira os horários a seguir:


Turno da manhã

  • Abertura dos portões: 7h30  
  • Fechamento dos portões: 8h30  
  • Início da aplicação: 9h  
  • Duração da prova: 2h30  
  • Término da aplicação: 11h30
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30

Turno da tarde

  • Abertura dos portões: 13h 
  • Fechamento dos portões: 14h 
  • Início da aplicação: 14h30 
  • Duração da prova: 3h30
  • Término da aplicação: 18h
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.

No turno da manhã, os inscritos nos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.


Para o bloco de nível médio (8), os participantes farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.  


No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.


Já os candidatos no bloco de nível médio (8) farão mais 40 questões objetivas.


>> O Qconcursos prepara você para as provas do CNU! Cadastre-se aqui e tenha acesso aos conteúdos!

Provas do CNU serão aplicadas em mais de 200 cidades brasileiras

(Foto: Agência Brasil)


As provas do Concurso Unificado estavam marcadas para 5 de maio, mas foram adiadas para 18 de agosto em decorrência das fortes chuvas e do estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul.

O que levar as provas do CNU?

No dia das provas, os candidatos do Concurso Unificado deverão levar:

  • o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI);
  • um documento de identidade original com foto; e
  • caneta preta, fabricada em material transparente.

Documentos digitais serão aceitos. O participante deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, que acontecerá na entrada da sua sala.


Por essa razão, é importante que já tenha o aplicativo baixado no celular. O aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet.


Não quer esquecer nenhum dos itens? Então baixe o "Manual das Provas CNU". Nele, você terá acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!

Quando os locais de provas do CNU serão divulgados?

O Governo Federal informou que trabalha junto à Fundação Cesgranrio, banca organizadora da seleção, para manter os locais de provas.


Porém, os candidatos deverão consultar o novo CCI, a partir do dia 7 de agosto, pela página do concurso.


O novo cartão trará as informações atualizadas sobre o local de realização das provas, com os horários e sala em que o candidato deverá comparecer.


Os cadernos de prova, que seriam aplicados no dia 5 de maio, foram recolhidos e armazenados em locais seguros com fiscalização 24 horas por dia. De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nenhum malote foi violado.


Desta forma, as provas do dia 18 de agosto serão as mesmas que seriam aplicadas em maio.

Candidatos não poderão levar os cadernos de prova

Para ampliar a segurança e evitar possíveis fraudes, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que os candidatos não poderiam levar os cadernos de questões, em nenhum dos turnos.


Nesta quinta, 18, em acordo, ficou decidido que o gabarito poderá ser anotado pelos candidatos. Uma folha será disponibilizada pela organizadora. As regras ainda serão divulgadas. Saiba mais aqui!


Já os cadernos de questões serão disponibilizados na página do concurso após as 20h do dia 18 de agosto, enquanto os gabaritos serão publicados no dia 20.


Os cadernos de questões terão diferentes versões. O conteúdo será o mesmo, a depender do bloco temático, mas as questões serão embaralhadas para cada versão.


O Governo Federal já adota essa estratégia nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Coleta de digital e exame grafológico também estão confirmados

O Governo Federal confirmou uma cooperação entre diversos órgãos de segurança para garantir que as provas ocorram com tranquilidade. Isso inclui desde a elaboração dos cadernos de questões até a correção.


Durante a aplicação das provas, será realizada a coleta de digitais dos participantes e também o exame grafológico. O coordenador-geral de Logística do CNU, Alexandre Retamal, detalhou como será o processo:

"O participante recebe o cartão de resposta. Ele assina o seu próprio nome e escreve a frase de segurança, que é uma frase por onde vai ser feito o exame grafológico dos aprovados. E a digital vai ser coletada logo no início da prova. Além disso, nós vamos trabalhar com detectores de metal, detectores de ponto eletrônico, para impedir a ação de quadrilhas criminosas", disse Retamal, em entrevista exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida.

Confira o cronograma completo do Concurso Unificado

O cronograma completo do Concurso Unificado, após a remarcação das provas para agosto, foi anunciado pela ministra da Gestão, Esther Dweck, em entrevista coletiva no dia 4 de julho.


Veja toda as datas atualizadas do CNU:

  • 4 de julho – Publicação de Decreto e retificação do Edital;
  • 5 a 7 de julho – Disponibilização de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS solicitarem alteração do polo de provas e para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição;
  • 7 de agosto - Disponibilização dos Cartões de Confirmação;
  • 18 de agosto – Aplicação das provas;
  • 18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
  • 20 de agosto​ – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
  • 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
  • 10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
  • 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
  • 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
  • Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.

No caso dos cargos que têm o curso de formação como uma etapa do concurso, as chamadas devem começar já em dezembro.


Assista a entrevista coletiva com a ministra Esther Dweck sobre o cronograma do concurso:

31 mil candidatos pedem reembolso da taxa de inscrição

Com o adiamento das provas para agosto, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos abriu a possibilidade de devolução da taxa de inscrição. O prazo foi aberto no início de julho.


Ao todo, foram registrados 31.050 pedidos de devolução da taxa de inscrição. O número representa somente 1,46% do total de inscritos em todo o país.


O concurso segue, ao todo, com 2.083.385 candidatos. Também foi aberto um prazo para alteração nos locais de prova. No total, 138 pessoas pediram essa mudança.


As solicitações, nesse caso, puderam ser feitas somente por candidatos com residência no Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos com residência em outros estados que fariam prova no Rio Grande do Sul.


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 22.921,71

Cargos

9

Vagas

13280
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Plantão Polícia - Aula de Direito Penal

Equipe Qconcursos