As 80 vagas autorizadas serão distribuídas por três perfis, que englobarão diversas áreas. Veja a seguir!
(Imagem: reprodução do contrato)
A carreira oferece remuneração inicial de R$21.582,79, incluindo o vencimento básico recém-reajustado e o auxílio-alimentação de R$658.
O candidato aprovado e convocado precisará, além do nível superior, ter formação específica na respectiva área de interesse.
Os demais requisitos ainda não foram revelados e serão confirmados com a publicação do edital.
De acordo com a portaria autorizativa do concurso, o prazo máximo é de 180 dias para publicar o edital, ou seja, até o dia 22 de janeiro de 2024. No entanto, a presidente do Ipea, Luciana Servo, prevê publicação em dezembro.
Mais detalhes do concurso Ipea
O contrato assinado com a banca também revelou que o Ipea espera receber acima de 30 mil inscritos, conforme o valor do contrato e pago pelas taxas.
Também foi confirmado que os candidatos serão avaliados por meio de duas etapas, sendo elas:
- provas objetiva e discursiva, realizadas em todas as capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, de caráter eliminatório e classificatóri; e
- avaliação de títulos, de caráter classificatório.
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, contado da data da publicação da homologação do resultado final.
Quanto ao percentual de cotas, o concurso Ipea terá 10% das vagas definidas em cada especialidade, sendo elas reservadas às Pessoas com Deficiência (PcDs), além de mais 20% para negros (pretos e pardos).
A definição das vagas por especialidade obedecerá a regra legal de arredondamento.
A MAIOR novidade do mundo dos concursos! Prepare-se para a Black Friday da Folha Dirigida por Qconcursos. Dia 24/11, às 9h. Cadastre-se gratuitamente e concorra a ofertas, prêmios e muito mais. Clique aqui!
Concurso Ipea terá provas em todas as capitais
(Foto: Divulgação)
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Concurso Ipea tem banca definida
A Fundação Cesgranrio foi a banca escolhida para realizar o concurso do Ipea. A organizadora foi anunciada na primeira quinzena deste mês e ficará responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das provas.
Segundo a presidente do Ipea, os preparativos estão avançados. Luciana Servo também revelou que a expectativa é para que as nomeações ocorram no segundo semestre de 2024.
"A gente está em um processo muito avançado", disse Luciana.
Já as provas deverão ocorrer no início de 2024.
O órgão trata o novo concurso como emergencial, já que o Ipea está há mais de 15 anos sem reposição de pessoal.
Há mais cargos vagos que ocupados e a presidente reforça que somente este concurso não será capaz de suprir toda a carência do órgão.
"Sem dúvida não é suficiente (...) Nós viemos de 15 anos sem concurso. O Ipea é uma instituição que saiu de 700 para 200 servidores com demandas crescentes e mudanças de governo".
As 80 vagas autorizadas, segundo Luciana Servo, suprirão apenas parte da necessidade, porém será um reforço importante.
A gestora espera que o Ipea possa realizar concursos regulares para que não fique tanto tempo sem a contratação de servidores efetivos.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!