Covid-19: maior abertura de vagas ocorreu nas áreas essenciais
Cargos nas áreas da Saúde e Logística e setores supermercadista e de farmacêutico apresentaram crescimento
Autor:
Publicado em:21/05/2020 às 09:30
Atualizado em:21/05/2020 às 09:30
A chegada da pandemia do novo Coronavírus no Brasil provocou instabilidade no mercado de trabalho, gerando incertezas quanto à oferta de vagas e manutenção dos empregos. Em maio, por exemplo, o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) apresentou uma queda histórica, conforme apontou a FGV.
O indicador agora marca 39,7 pontos em uma escala de 0 a 200. Desde 2008, ano em que foi iniciada a pesquisa, essa é a maior queda mensal e o menor índice registrado. O resultado está relacionado ao pessimismo de empresários e consumidores em relação ao mercado.
No entanto, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, vagas de emprego continuaram a ser abertas em todo o país para algumas áreas. Mas, dentre as oportunidades, algumas profissões apresentaram maior crescimento que outras.
Pensando nisso, a Catho, companhia de recrutamento online, fez um levantamento para mapear quais cargos tiveram maior abertura de vagas durante a crise provocada pela pandemia. A análise foi feita entre os meses de março e abril deste ano, em comparação com o mesmo período no ano de 2019.
De acordo com os dados apurados, cargos relacionados às áreas da Saúde e Logística e aos setores supermercadista e farmacêutico foram os que mais apresentaram crescimento desde o início do período de distanciamento social.
Crescimento nas áreas da Saúde, Tecnologia e Atendimento são destaques
Para as funções de fisioterapeuta respiratório, além de profissionais à frente das UTIs e responsáveis pelo manuseio de ventiladores mecânicos e intubação de pacientes, o crescimento apresentado é de mais de 4.000%. Outros cargos que apresentaram alta durante a quarentena foram:
Ainda de acordo com o levantamento elaborado pela Catho, o mês de março apresentou elevação exponencial de cargos correlacionados à área da Saúde. Já em abril, o estudo aponta que é possível observar, novamente, a presença desses cargos em meio às funções que demonstraram crescimento.
No caso da função de médico intensivista, por exemplo, o aumento foi de 950% entre março e abril de 2020.
No caso da área da Tecnologia, os cargos aparecem com maior presença no mês de abril. Nessa área, destacam-se os cargos de programador Web (55%) e Front-End (49%).
Outro destaque é a área de Atendimento ao cliente. Destacam-se as funções de operador de call center (2.015%), consultor de relacionamento (845%) e o analista de atendimento (127%).