Concurso Cremerj: conselho homologa resultado final da seleção

Foi homologado o resultado final do concurso Cremerj, que contou com uma oferta de mil vagas e teve mais de 2,6 mil candidatos aprovados.

Autor:
Publicado em:08/01/2020 às 02:02
Atualizado em:08/01/2020 às 02:02

concurso Cremerj teve seu resultado final homologado nesta quarta-feira, dia 8. O documento foi divulgado no Diário Oficial da União.

Após a publicação do resultado final da seleção, feita no último dia 6, este era o último passo do concurso. A lista, com o nome dos aprovados, pode ser conferida no site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib), banca organizadora da seleção.

Após a homologação, a seleção fica válida por dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois anos. Neste período, serão realizadas as convocações.

Resultado final do concurso Cremerj tem mais de 2,6 mil aprovados

De acordo com o Idib, o resultado para a ampla concorrência contou com mais de 2,6 mil candidatos aprovados, sendo ao todo 2.685 habilitados. Os salários irão variar de R$1.555 a R$2.565

Cremerj realizou concurso (Foto: Cremerj)
Sai homologação do resultado final do concurso Cremerj (Foto: Cremerj)

Para ser aprovado no concurso Cremerj, os candidatos precisaram obter 50% ou mais dos pontos de cada disciplina, na prova objetiva. O exame contou com 50 (médio) e 80 questões (médio/técnico e superior) sobre: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática e Conhecimentos Específicos.

Organizadora foi alvo de reclamações de candidatos

O concurso Cremerj também foi marcado por reclamações contra a banca organizadora. As críticas contra o Idib ocorreram porque, segundo os candidatos, os recursos não teriam sido respondidos com justificativas.

Além disso, uma questão de Raciocínio Lógico, na prova de nível superior, teria sido anulada tendo uma opção correta.

De acordo com o candidato Rafael Carneiro, que concorreu ao cargo de analista de TI de suporte, o Idib não usou referencial bibliográfico em suas justificativas e não respondeu, em alguns casos, os questionamentos apresentados.

No caso da questão de Raciocínio Lógico, o candidato argumentou que apresentou recurso, com base nas soluções elaboradas por professores. Segundo ele:

"A precedência é a troca de gabarito, pois este procedimento beneficiará apenas pessoas gabaritadas para trabalhar na instituição. No caso da anulação, deve somente ser efetuado caso não haja alternativa correta, pois este procedimento beneficiará todos os candidatos com mais um ponto, ou seja, os aptos e não aptos", diz o candidato.

De acordo com o candidato Filipe Medeiros, que concorreu ao cargo de médico fiscal, a resposta ao recurso solicitado, em relação à questão de Raciocínio Lógico, foi insatisfatória.

"Foi apenas uma repetição das sentenças presentes na questão, sem explicação ou citação de referência bibliográfica". 

Ainda de acordo com o candidato, a questão sobre proposições com resolução por meio da tabela verdade de conectivos não dá margem a interpretações diferentes. Mas, segundo ele, a tabela sequer foi citada na resposta na banca.

"Posteriormente, a questão foi anulada, novamente sem explicação ou justificativa da banca para tal medida. Importante citar que a questão foi resolvida por um curso preparatório após a prova e chegou na mesma reposta que eu e outros candidatos, divergindo da banca", disse Filipe Medeiros.

Em nota à FOLHA DIRIGIDA, o Idib informou que se da aplicação de 50% sobre o total de questões de cada área, conforme o subitem 12.1, resultar número decimal igual ou maior que 0,5, será adotado o número inteiro imediatamente superior e, se menor que 0,5, o número inteiro imediatamente inferior. 

"Nesse caso, devido à quantidade de questões de Informática e de Raciocínio Lógico divulgado no subitem 9.1 (cinco questões cada), o número inteiro imediatamente superior a 0,5, e que deve ser adotado, é três. A partir disso, conclui-se que o Idib em nenhum momento descumpriu qualquer determinação prevista em edital", diz em nota.

Concurso Cremerj ofereceu mil vagas

Ao todo, o concurso Cremerj ofereceu 1.001 vagas em cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior. Do total de oportunidades, 21 são para provimento imediato, enquanto que as demais são para a formação de um cadastro de reserva.

No nível médio e médio/técnico foram abertas vagas para os cargos de: agente administrativo (três oportunidades), assistente administrativo 200 horas (três), assistente administrativo 200 horas itinerante (uma), web designer (uma) e técnico de informática (uma).

Inicie seus estudos

Para cada cargo ainda será formado um cadastro reserva com 100 vagas. Por fim, no nível superior, foram oferecidas 12 oportunidades para as seguintes carreiras:

  • Analista de TI - desenvolvimento (uma vaga);
  • Analista de TI - suporte (uma);
  • Jornalista (uma);
  • Contador (uma);
  • Designer (uma);
  • Bibliotecário (uma);
  • Advogado (uma);
  • Médico fiscal - sede (uma);
  • Médico fiscal (três); e
  • Auditor interno (uma).

Em todos os cargos de nível superior será formado um cadastro reserva com 40 oportunidades. A exceção será para os médicos, que terão uma lista com até 80 aprovados.