Concurso Depen: Lustosa mudou de cargo após edital e foi aprovado

Aprovado no concurso Depen, Lustosa revela que investimento dos pais na sua Educação fizeram a diferença para conseguir a estabilidade. Veja!

Cada aprovação conta uma história
Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:24/10/2024 às 19:10
Atualizado em:24/10/2024 às 19:10

Cada aprovação conta uma história. A de Daniel Lustosa começou há 22 anos, com estudos esporádicos para concursos públicos, enquanto ele cursava Enfermagem. No entanto, seu foco sempre esteve na busca por estabilidade.


Atualmente professor de Matemática, ele destaca que o investimento de seus pais em uma boa educação foi essencial nesse processo.


Isso porque ele pôde tomar decisões mais acertadas e teve acesso a excelentes conteúdos, principalmente em Português e Matemática, que são matérias base para a maioria dos concursos públicos.


Ele conta que estudou em apenas duas escolas ao longo da vida e adquiriu um bom domínio nessas disciplinas.

"Foi aí que comecei a estudar, já tinha um bom conhecimento nessa área. Sempre digo para quem quer ser servidor, ou está no caminho para se tornar um, que invista na educação dos filhos. Sou muito grato aos meus pais pela educação que recebi", revela Lustosa.

Embora tivesse uma boa base de conhecimento, as aprovações não vieram rapidamente.


Lustosa participou de diversos concursos, incluindo o do Banco do Brasil em 2003, ainda durante a graduação. Além disso, ele relata que fez mais de 40 provas na área de Enfermagem, sempre buscando o sucesso.


Vem aí a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!


'Procurava concurso na Folha Dirigida no papel'

Após alguns anos, ele conta que sua mentalidade mudou após receber algumas críticas de uma namorada, ainda em 2008. Na época, ela o questionava sobre sua ambição e planos para o futuro.


Foi então que algo despertou em sua mente. Mesmo com um trabalho estável, uma vida "boa" e um salário satisfatório, ele decidiu pensar mais longe.

"Não que eu já não estudasse para concursos, eu já estudava. Mas isso me fez abrir os olhos para outras possibilidades. Comecei a prestar mais atenção, por exemplo, na Folha Dirigida. Naquela época, ainda era um jornal impresso, enorme, quase maior que a gente. Se você o abrisse, nossa, ocupava uma sala inteira. E eu ficava procurando concursos. Foi aí que comecei a perceber que havia muitos concursos na área policial", comenta Lustosa.

Foi a partir daí que decidiu mudar de rota, deixando de focar na área Administrativa ou em concursos de Enfermagem e focando na área Policial.


Ele viu que era uma área que pagava bem, tinha bastante vagas e, além disso, não exigia formação específica. Afinal, em muitos cargos de concursos policiais é possível paricipar com nível superior em qualquer curso.

"Aí, dei uma reestruturada no meu estudo e comecei a estudar para a carreira policial. Comprei umas apostilas, era o que tinha na época. pois não tinha internet como é hoje. Organizei muito melhor o meu estudo, mas ainda sim trabalhava e estudava."


Leia também a história de outros aprovados em concursos:


Daniel Lustosa prestou diversos concursos e adaptou seus estudos em prol da aprovação

(Imagem: Qconcursos/Reprodução)


'Eram oito vagas, passei em oitavo'

Após reestruturar todo o seu estudo, Lustosa se deparou com a publicação de um edital do Depen (atualmente Secretaria Nacional de Políticas Penais) e decidiu que essa seria a sua chance de começar a tentar carreira na Segurança Pública.


O edital trazia 700 vagas e isso o deixou otimista. Porém, o que ele não contava era que também foram ofertadas oportunidades para o cargo de especialista, com oito chances para a área de Enfermagem.

"Foi aí que eu pensei 'E agora? 700 vagas ou oito vagas' E acredite, eu ainda fui para as oito vagas", disse o professor.

Lustosa ainda brincou "Não sei o que eu estava na cabeça", pois mudou todo o seu estudo para algo que tinha mais vaga e mais possibilidades, e no final das contas acabou voltando para Enfermagem.


O desfecho foi positivo e ele revela que conseguiu ser aprovado naquela oportunidade.

"Passei. Desta vez, em oitavo lugar. Eram oito vagas, e eu fiquei na última posição. Ou seja, desta vez, iam me convocar. Dito e feito. Fui chamado. Com isso, fiz o curso de formação", relata o professor.



Lustosa revela que, em 2009, conheceu o dono de um curso, que o convidou para dar aulas junto com ele. Foi a partir desse momento que ingressou no mundo da sala de aula e nunca mais saiu.

"Hoje, trabalho exclusivamente como professor, ajudando outras pessoas a alcançar o que um dia eu alcancei. O concurso, de fato, transforma vidas. Melhora a vida. Dá aquela mudança que tantas pessoas buscam", afirma o ex-servidor público.

Ele conta que pediu exoneração em 2017, após quase dez anos no serviço público, e menciona que desempenhou "um bom trabalho no serviço público".


Lustosa destaca que o concurso público oferece muitas oportunidades, permitindo que várias pessoas possam dobrar, triplicar e até ganhar dez vezes mais que o salário mínimo.

"Pensamos em dinheiro, mas também em realização", conclui.

Cada aprovação conta uma história

A aprovação no concurso público começa com um motivo, um propósito, uma vocação e uma história.


O Qconcursos está ao lado do candidato em todas as fases da preparação. 


Ao se inscrever no Qconcursos, você ganha 14 dias grátis de Assinatura Ilimitada, podendo conferir aulas ao vivo, e-books exclusivos e ainda ganhar prêmios. Confira os detalhes aqui!