Declaração IR 2020: Ibmec faz consulta online e gratuita
40% dos contribuintes ainda não fizeram a declaração. Prazo encerra dia 30
Autor:
Publicado em:15/06/2020 às 11:00
Atualizado em:15/06/2020 às 11:00
O prazo para realizar a Declaração do Imposto de Renda 2020 termina em 15 dias, no dia 30 de junho, mas muitas pessoas ainda não sabem como fazer. Por isso, o Ibmec, instituição de ensino superior no Rio, vai oferecer suporte totalmente online e gratuito.
Serão os alunos do curso de Ciências Contábeis do Ibmec RJ que oferecerão o auxílio, voltado aos contribuintes do IR 2020 de pessoa física. O atendimento será nos dias 17 e 24 de junho.
As vagas do programa são limitadas. Por isso, os interessados devem agendar o atendimento por meio do e-mail ana.moraes@ibmec.edu.br, indicando a data e o horário de preferência na mensagem. As consultas serão realizadas nos dias mencionados, no horário de 19h às 21h30.
Os participantes poderão aprender tópicos como: declarar dependentes, rendimentos da poupança, consulta médica que não foi reembolsada e outros. Além de saber quais documentos devem apresentar.
Devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, as consultas serão realizadas em três salas virtuais, funcionando simultaneamente.
O suporte dos alunos terá também a supervisão da professora Ana Beatriz Moraes, coordenadora dos mestrados de Administração e Economia e do Curso de Ciências Contábeis do Ibmec, e do professor Paulo Henrique Barbosa Pêgas, de Contabilidade e Planejamento Tributário.
É importante destacar que as declarações não serão preenchidas. O foco será passar informações e responder as dúvidas sobre documentação básica, dependentes, multas, prazos, rendimentos tributáveis, obrigatoriedade, entre outros.
As exceções são questões complexas, como heranças, ganhos de capital em operações complexas, transações e declarantes no exterior.
Cerca de 40% das pessoas ainda não declarou o IR 2020
Segundo dados divulgados pela Receita Federal, apenas 19.142.089 milhões de declarações haviam sido feitas até as 11h desta segunda-feira, 15. O número representa quase 60% da expectativa de entrega.
Até o dia 30 de junho, quando termina o prazo, devem ser recebidas 32 milhões de declarações. O Supervisor Nacional do IR, Joaquim Adir, alerta para que os contribuintes não deixem a entrega da declaração para os últimos dias.
“É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento.”
Ele lembra ainda que, o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e a restituição. Quem tiver dúvidas ou dificuldades no preenchimento da declaração, a Receita Federal, em parceria com diversas instituições de ensino, também conta ainda com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).
Através dele, o contribuinte tem acesso a atendimento virtual e gratuito, para esclarecimentos. Vale a pena também acessar a página da Receita com as orientações sobre a declaração.