Docas-PA define organizadora de concurso para guarda portuária

A Companhia de Docas do Pará divulga extrato do contrato com a organizadora do próximo concurso para o nível médio.

Autor:
Publicado em:21/10/2019 às 12:10
Atualizado em:21/10/2019 às 12:10

A Companhia de Docas do Pará, empresa responsável pela administração de portos no estado, divulgou nesta segunda-feira, dia 21, o extrato do contrato com a organizadora de seu próximo concurso. A publicação foi feita no Diário Oficial da União.

O contratado foi o Instituto Consulplan. A empresa ficará responsável por planejar, organizar e realizar concurso público, com a elaboração, impressão e aplicação de provas. O contrato, assinado no dia 16 de outubro, terá validade de um ano.

O concurso ofertará vagas para o cargo de guarda portuária, cuja exigência é o nível fundamental. A companhia ainda não divulgou o número de vagas da seleção, mas trabalha com a estimativa de que duas mil pessoas se candidatem.

Fique por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos

Este é o segundo concurso da Docas-PA a ser realizado em 2019. Em maio, foi publicado um edital com 19 vagas imediatas para diversos cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior. O concurso também prevê a formação de um cadastro de reserva. 

+ Como começar a estudar para concurso do zero

CDP-PA
Companhia estima duas mil inscrições no concurso
(Foto: Docas-PA/Divulgação)

Concurso também foi organizado pelo Instituto Consulplan

As vagas foram distribuídas pelos cargos de técnico portuário (administrativo/operacional;  Meio Ambiente; manutenção e acompanhamento portuário; programação e controle de serviços de tecnologia da informação; e segurança do trabalho). Essas para os níveis médio e técnico.

Já as vagas de nível superior contemplavam os cargos de analista portuário nas especialidades de Contabilidade, Direito, Engenharia Civil, Gestão de Pessoas, Gestão Portuária, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente.

Os salários oferecidos eram de R$1.985,75, para técnicos e de R$5.029,04, para analistas. O regime de contratação era o celetista.

enlightenedPrepare-se desde já para o concurso Docas-PA

A seleção também foi organizada pelo Instituto Consulplan. Os candidatos foram submetidos a realização de uma prova objetiva e discursiva, em julho. Ambas possuíam caráter eliminatório e classificatório.

A avaliação objetiva contou com itens de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Legislação Específica e Conhecimentos do Cargo. A prova discursiva consistia na elaboração de uma Redação, exceto para o cargo de analista da área de Direito. Os inscritos nessas vagas que deveriam elaborar uma peça processual.

Foram aprovados, os que obtiveram um aproveitamento de, no mínimo, 50% de acertos nas provas. Para os candidatos a cargos de nível superior ainda foi aplicada uma avaliação de títulos, apenas classificatória.