E-commerce cresce, provocando aumento de vagas e novas profissões

A pandemia acelerou diversas transformações no Brasil. O e-commerce brasileiro, por exemplo, cresceu 56,8% e aumentou o número de vagas no setor.

Autor:
Publicado em:27/10/2020 às 16:30
Atualizado em:27/10/2020 às 16:30

A pandemia do Coronavírus acelerou diversas transformações que já estavam em andamento no Brasil. Entre esses avanços está o e-commerce brasileiro, que teve um crescimento de 56,8% e aumentou o número de vagas e novas profissões disponíveis para o setor digital. 

A Enext, empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais, tem se preparado cada vez mais para esse cenário de transformações. Atualmente, a empresa que conta com um time de mais 200 pessoas capacitadas para utilizar as melhores tecnologias e soluções do mercado, está reforçando os times de UX/UI, Design, CRO, SEO, Mídia, Marketing Cloud, Back end e Front end.

Para fazer parte da equipe dos profissionais do futuro da Enext basta acessar a página de recrutamento da empresa e se candidatar. Dentre as vagas disponíveis, há chances para Desenvolvedor Backend Sênior, Business Development, Analista de Salesforce Marketing Cloud, Analista de Desenvolvimento Junior, Analista de Atendimento - Account Executive, entre outras.

Os interessados também podem enviar o currículo atualizado para o e-mail: recrutamento@enext.com.br, informando a vaga de interesse no campo "assunto" e a pretensão salarial.

 

Profissões do e-commerce
E-commerce brasileiro teve crescimento de 56,8%
(Foto: Pixabay)


O que + você precisa saber:


Quais as áreas que apresentaram crescimento nos últimos anos?

Outra área que vem apresentando crescimento nos últimos quatro anos é a de Search Engine Optimization (SEO). Os profissionais desse setor são responsáveis pelo desenvolvimento e execução de estratégias para que os sites ganhem visibilidade orgânica, aparecendo nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como Google, Youtube e Bing. 

No entanto, o mercado de SEO no Brasil, assim como o Marketing Digital no geral, ainda está se desenvolvendo e faltam pessoas qualificadas com experiência realmente relevante. Por isso, as empresas têm optado por formar esses profissionais na própria empresa, oferecendo plano de carreira e desenvolvimento interno como um meio de manter essas pessoas que já dominam com eficácia diversos planejamentos.

Na Enext, esse formato de desenvolvimento interno traz resultados excelentes com os colaboradores e um dos projetos é o Programa de Capacitação. Nele, estudantes das áreas de Tecnologia passam por um treinamento de 60 dias, aprendendo sobre a Enext e, ao final, podem se juntar ao time, se tornando estagiários da área em que estiveram. 

Outro exemplo é o Summer Jobs, que acontece durantes os meses de janeiro e fevereiro, e é direcionado aos profissionais atuantes em todas as áreas da companhia. Os colaboradores também passam por uma experiência em criar e entregar um projeto, variando entre 30 e 60 dias de treinamentos. Aqueles que mais se destacam têm a possibilidade de efetivação.

"Estou indo para o meu quarto ano na Enext e sou muito grato por aprender constantemente com profissionais que de fato são referência no segmento de e-commerce e marketing digital. Aqui tive a oportunidade de ter contato com muitos parceiros e consultores de SEO referência no mercado, com destaque especial ao John Martin.

Tive um amadurecimento e crescimento exponencial ao longo de quatro anos intensos de Enext e, hoje, lidero e coordeno toda operação de SEO de grandes marcas conhecidas mundialmente", conta Matheus Maraccini, Head de SEO.

Outra área concorrida no mercado é Conversion Rate Optimization (CRO) - UX/UI. Os profissionais são responsáveis por ter um olhar macro sobre todas as áreas do clientes, para que assim se crie uma estratégia consiste e um conjunto de práticas que irão impulsionar, aumentar e otimizar os resultados da empresa. 

Para os interessados nesta carreira, é importante entender sobre duas frentes principais de trabalho: 

  1. Negócios (web analytics e tendências); e 
  2. Estratégia de UX. 

"Aqueles que querem ingressar agora na área tem muita chance de destaque no futuro. A Experiência do Usuário será o principal motor da economia e, até 2050, haverá cerca de 100 milhões de profissionais de UX no mundo", destaca Vitória Braga, Head de CRO na Enext.

Além das áreas descritas, Mídia, Business Development, Gestão de Projetos, Criação, entre outras, estão em constante crescimento e com vagas em captação contínua. 

"Estamos transformando as pessoas para o futuro, por meio da captação e desenvolvimento dos melhores profissionais, com processos seletivos e RH humanizados, ambiente dinâmico e inclusivo que proporciona a troca de experiências e conhecimento, desenvolvendo soft e hard skills. Mantemos parcerias com instituições de ensino, ferramentas e iniciativas próprias e do grupo, com ênfase na experiência do colaborador e excelência nos resultados dos nossos clientes", ressalta Jaqueline Barbosa, HR Business Partner.

 

Newsletter Folha+