Quer saber quais são as carreiras mais disputadas e, além disso, descobrir quais têm menor concorrência?
Confira a lista completa por cargo, especialidade e tipo de vaga a seguir:
É importante destacar que os candidatos que não preencheram corretamente o gabarito ou o cartão-resposta serão desclassificados.
Mas, a lista acima, sem as abstenções, não inclui esses eliminados por falhas no preenchimento do gabarito ou da frase. Desta forma, a disputa por vaga ainda poderá ser menor.
De acordo com o MGI, as provas do Concurso Unificado registraram um índice de abstenção de 54,12% dos candidatos.
Entre os mais de 2,1 milhões de candidatos inscritos, apenas 970.037 compareceram para fazer as provas em 18 de agosto, considerando todos os cargos distribuídos nos oito blocos temáticos.
Acelere seus estudos da forma certa! Cadastre-se agora e tenha acesso a teorias, práticas, revisões e orientações personalizadas para concursos. Acesse aqui!
Embora tenha tido um grande número de ausências, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, ressaltou que o CNU pode ser considerado a maior seleção pública de servidores já realizada no país.
"Queremos passar aos candidatos o espírito de inovação no serviço público, que é o resultado desse esforço conjunto. Um espírito de dedicação e compromisso com o serviço público, proporcionando a satisfação de servir à população e promover uma verdadeira melhoria na qualidade de vida de todos", afirmou a ministra.
Ela também comemorou o baixo número de incidentes durante as provas, o que gerou poucas desclassificações por infrações.
Como foram as provas do CNU?
Os participantes do CNU passaram por avaliações objetivas e discursivas, aplicadas em dois turnos no dia 18 de agosto.
Pela manhã, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderam a 20 questões de Conhecimentos Gerais e elaboraram uma redação sobre Conhecimento Específico.
No bloco de nível médio (8), os concorrentes também enfrentaram 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) foram submetidos a 50 questões de Conhecimentos Específicos, enquanto os do nível médio (8) tiveram que responder a mais 40 questões objetivas.
Concurso Unificado: quando serão divulgados os resultados?
Após as provas, recursos e correções, muitos candidatos aguardam ansiosamente a publicação do resultado final do CNU. Mas já há uma data definida para isso?
O cronograma do Concurso Nacional Unificado indica que o resultado final será divulgado em 21 de novembro, diretamente no site oficial do concurso.
A partir dessa data, o Ministério da Gestão e Inovação planeja começar as convocações para posse e os cursos de formação a partir de janeiro de 2025.
Veja abaixo as principais etapas e datas:
- 8 de outubro – Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da prova discursiva.
- 21 de novembro – Publicação do resultado final.
- Janeiro de 2025 – Início das convocações para posse e cursos de formação.
Para os cargos que exigem curso de formação como etapa do processo seletivo, as convocações começarão já em dezembro.