Edital PC PA: o que falta para a realização do concurso?
A Polícia Civil do Estado do Pará prepara um novo concurso público para mais de 1,4 mil vagas em vários cargos.
Autor:
Publicado em:17/06/2020 às 06:18
Atualizado em:17/06/2020 às 06:18
A Polícia Civil do Estado do Pará prepara um novo concurso público para vários cargos. Já estão confirmadas 1.495 vagas, sendo todas para candidatos de nível superior. Mas, o que falta para sair o edital PC PA?
O concurso PC PA está previsto para acontecer este ano e deve ter edital publicado no decorrer do segundo semestre.
A principal pendência é definir a banca organizadora do concurso, que ainda não foi escolhida. O Cebraspe é o principal cotado e pode ser contratado.
Com a banca definida, o próximo passo será assinar o contrato com a instituição. Com isso, o edital fica liberado para publicação.
Ah, o diretor-geral também já revelou prazo para ingresso dos novos policiais na academia. Quer saber mais detalhes sobre isso e muito mais? Continue até o final dessa matéria!
Resumo do concurso PC PA
Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará
Banca: em definição
Publicação do edital: segundo semestre de 2020
Vagas: 1.495
Cargos: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista
Requisito: nível superior
Concurso PC PA definirá banca em junho
No dia 28 de maio, governo do Estado do Pará divulgou o aviso de licitação para a realização do concurso PC PA. O processo de escolha da banca está agendado para o dia 25 de junho.
A licitação ocorrerá através da modalidade concorrência, do tipo técnica e preço. O local já está definido e ocorrerá na Secretaria de Estado e Planejamento e Administração - Seplad Sede (Travessa do Chaco, nº 2350, CEP. 66.093-542 - Marco, Belém-PA). Segundo o diretor, o Cebraspe é a banca cotada.
A abertura dos envelopes acontecerá no dia marcado, a partir das 9h - prazo máximo para as empresas enviarem as propostas. Recentemente, foi publicada a composição da comissão de licitação - que cuidará desse processo. O grupo é composto por:
Presidente: Iris Alves Miranda Negrão;
1º membro: Marilia Lima de Moraes;
2º membro: Odilene Fernandes da Conceição Santos;
3º membro: Sinélio Ferreira de Menezes Filho.
"A Comissão Especial de Licitação poderá funcionar e terá todos os seus atos validados com a maioria simples de seus membros, devendo ser justificado nas atas das sessões públicas ou fechadas as eventuais ausências de quaisquer de seus membros.”
Edital PC PA sairá no segundo semestre
A publicação do edital de abertura do concurso da Polícia Civil PA está prevista para o segundo semestre. A informação foi confirmada em fevereiro, pelo delegado Robson Cândido.
Cândido é diretor-geral da PCDF, mas também atua como presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia - CONCPC, e destacou que o documento com todas as regras deverá ser divulgado no segundo semestre deste ano.
O chefe da PC do Distrito Federal informou que obteve a previsão com o delegado da Polícia Civil do Pará, Alberto Teixeira, diretor-geral da corporação. O próprio chefe da PC PA, em seguida, confirmou a previsão por meio das redes sociais.
Teixeira, por sua vez, também confirmou outras informações sobre déficit e previsão de admissão dos policiais na academia, para o curso de formação.
Previsão de edital: segundo semestre de 2020;
Previsão de chamamento à Academia: segundo semestre de 2021; e
Previsão de nomeação: primeiro semestre de 2022.
Efetivo em lei para a Polícia Civil-PA: 5.600 vagas
Efetivo atual: 3.170 cargos preenchidos
Déficit: 43,39%
Concurso PC PA terá 1,4 mil vagas de nível superior
Além de todas essas informações, o concurso PC PA também já tem quantitativo de vagas definido. A oferta será de 1.495 vagas para graduados, com todas as chances para o nível superior, nos cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista, com a seguinte distribuição:
Delegado
265 vagas
Escrivão
252 vagas
Investigador
818 vagas
Papiloscopista
160 vagas
Até o momento, não foram confirmadas as remunerações atualizadas. No entanto, de acordo com o concurso anterior, os ganhos eram de R$5.204,05 para as funções de investigador, escrivão e papiloscopista e R$12.250 para o delegado.
O projeto básico, também já divulgado, traz uma previsão para que sejam recebidas 42.183 inscrições no concurso. Tal número foi obtido com base no último concurso, realizado em 2016. Com isso, o número de inscritos ficaria distribuído da seguinte maneira para cada cargo:
Delegado: 14.519 inscritos;
Investigador: 18.205 inscritos;
Escrivão: 7.709 inscritos;
Papiloscopista: 1.750 inscritos.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!