Ensina Brasil tem oportunidades para graduados em qualquer área

Programa voltado para a Educação recebe inscrições até setembro

Autor:
Publicado em:22/07/2020 às 09:30
Atualizado em:22/07/2020 às 09:30

Estão abertas as inscrições para o Programa Ensina Brasil, que visa selecionar profissionais com formação superior em qualquer área para atuarem em escolas vulneráveis. Mas não é necessário ter licenciatura. 

Os selecionados vão trabalhar durante dois anos no local ao qual é direcionado, recebendo o salário compatível. O participante é contratado pelos governos parceiros como professor em tempo integral.

Mas o diferencial do programa está na oportunidade de aprimorar o currículo. O Ensina Brasil proporciona aos selecionados um modelo de formação intensivo que inclui:

  • parceria com universidades para oferecer a licenciatura específica para participantes que ainda não a possuem;
  • formação inicial voltada à prática, gestão de sala de aula e atitudes (em janeiro);
  • formação continuada de dois anos de duração com acompanhamento de tutores e mentores experientes.

Nas universidades parceiras, o curso de tecnólogo não é aceito para a admissão na Complementação Pedagógica, o que impede a participação de pessoas com esse tipo de formação no programa. Mas fora isso, jovens graduados em qualquer carreira podem participar, com ou sem licenciatura. 

Para aqueles que não têm a licenciatura, parte da formação é justamente o curso de licenciatura em uma das universidades parceiras do Ensina Brasil, todas credenciadas pelo MEC.Confira mais informações na manual:

Selecionados vão atuar em dedicação integral

Os ‘ensinas’ como são chamados os profissionais selecionados no programa, vão atuar durante dois anos nas escolas participantes em regime de 40 horas semanais, lecionando para turmas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

A carga horária será dividida entre aulas, planejamento, atividades curriculares, além da carga horária da formação continuada oferecida pelo Ensina Brasil. Além disso, a organização pede que o trabalho seja em regime de dedicação integral. 

“Os participantes devem ter como prioridade a sala de aula. Sabemos que, por conta da grande carga de treinamentos e da própria rotina na escola, somente por meio de uma dedicação integral será possível obter o impacto de curto e longo prazo que desejamos.”

A escolha de quais disciplinas devem ser lecionadas pelos participantes é feita pelo Ensina Brasil em conjunto com os governos parceiros e diretores das escolas, e leva em consideração as necessidades específicas de cada escola e da comunidade escolar.

Mas o participante irá lecionar uma matéria que tenha relação com a sua área de formação. Por exemplo, engenheiros podem lecionar matemática e receberão a formação pedagógica e a licenciatura específica dessa disciplina.

 

Programa Ensina Brasil
Programa Ensina Brasil seleciona profissionais para darem aulas
(Foto: Reprodução)

Inscrições vão até 6 de setembro

Os interessados em participar do programa devem fazer a inscrição até 6 de setembro pela internet, preenchendo um formulário disponível na página do programa. Devem ser fornecidas algumas informações pessoais, profissionais, acadêmicas e atividades extracurriculares.

Os pré-requisitos para participar são:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter português fluente;
  • Ter curso superior completo ou previsão de graduação até dezembro de 2020 (caso sua colação de grau tenha sido adiada para o primeiro semestre de 2021 em função da Covid-19, ainda pode se inscrever. Esses casos serão analisados posteriormente e a contratação poderá ocorrer se você tiver o certificado de conclusão de curso);
  • Ter concluído a primeira graduação há, no máximo, 10 anos (se você já fez mais de uma graduação, considere a primeira graduação para calcular o tempo);
  • Ter diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC;
  • Ter disponibilidade para participar do programa a partir do início das aulas em 2021 e permanecer por dois anos letivos no programa (trabalho remunerado);
  • Ter disponibilidade para mudar de Estado caso não seja alocado no seu Estado de residência (professores de redes de educação nas quais o programa atua têm preferência para permanecer nelas, se assim desejarem).

Todo o processo de seleção será realizado de forma online. A primeira etapa é a inscrição, seguida de um teste de análise crítica, composto por perguntas de múltipla escolha e uma resolução de caso.

Depois os candidatos respondem a perguntas dissertativas, que têm o objetivo de instigar reflexões acerca de seus comportamentos, decisões, conquistas e crenças pessoais. 

A etapa seguinte é a dinâmica de grupo, também online, que vai englobar uma amostra de aula e mais uma resolução de caso, mas desta vez em em grupo, com outros candidatos. A quinta e última avaliação é a entrevista individual.

Notícias de empregos