Ministro anuncia a criação do Exame Nacional da Magistratura

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou a implementação do Exame Nacional de Magistratura. Veja!

Política e Concursos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:17/10/2023 às 17:26
Atualizado em:18/10/2023 às 08:13

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, anunciou que o ingresso em concursos públicos para a carreira de juiz dependerá da aprovação no Exame Nacional da Magistratura.


Conforme indicado pelo jornal Valor, o novo requisito já foi acordado entre todos os conselheiros do CNJ. As diretrizes acerca do exame deverão ser publicadas em breve. 


De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, os tribunais continuam com autonomia para organizar seus respectivos concursos públicos, no entanto, a inscrição de candidatos nessas seleções dependerá de aprovação no Exame Nacional da Magistratura. 


A aplicação de uma prova nacional, como requisito para a carreira de juiz, era defendida por Barroso quando o mesmo ainda não era ministro do Supremo. 


Em artigo publicado em 2007, Barroso defendia a adoção do modelo, destacando que, além de proporcionar um melhor preparo para que o ingressante tenha o conhecimento exigido, ainda poderia diminuir a insegurança da população nos magistrados e a ideia de que há pessoas acima da lei. 


Além de informar sobre a nova medida para editais de juízes, o presidente do STF e do CNJ ainda afirmou que já estuda a aplicação de programa de bolsas para pessoas pretas e pardas em cursos preparatórios. O objetivo da medida será tornar o Poder Judiciário mais igualitário. 


Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!

Presidente do STF e CNJ anuncia a criação do Concurso Nacional da Magistratura

(Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE)


Editais previstos e em andamento para juiz

Diversos editais para a carreira de juiz estão previstos e em andamento para a carreira. Confira abaixo:


Concurso TRF5

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região realizará, em breve, novo edital de concurso público para magistrados. A comissão que cuidará da seleção já foi designada para acompanhar o edital.


Até então, sem a exigência de aprovação no Exame Nacional da Magistratura, para se tornar um juiz federal, o candidato deverá possuir curso superior em Direito há, no mínimo, três anos.


Cabe destacar que a carreira também exige três anos de atividade jurídica e idade máxima de 65 anos. A remuneração inicial do aprovado será de R$33.924,93.


Concurso TRF6

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região será realizado em breve. Isso porque o Pleno Administrativo do órgão aprovou o primeiro concurso para a magistratura do TRF6.


Com o concurso aprovado, os preparativos devem ser iniciados internamente e podem avançar em breve. No entanto, ainda não há previsão de quando o edital será publicado.


Concurso TJ GO

O Tribunal de Justiça de Goiás divulgou edital de concurso público para a carreira de juiz em agosto. Organizado pela FGV, a seleção oferece 52 vagas.


De acordo com o edital, as provas serão aplicadas no dia 17 de dezembro.


Concurso TJ PR

O Tribunal de Justiça do Paraná está com edital em andamento para a carreira de juiz. São oferecidas 27 vagas para a magistratura.


Os candidatos serão avaliados por meio de cinco etapas. A primeira, composta pela prova objetiva, será aplicada no dia 3 de dezembro.


O salário inicial do aprovado será de R$30 mil.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!