Vai, Brasil:
Ano começando com boas informações:
É para celebrar:
Os pedidos de devolução da taxa do CNU foram aceitos entre os dias 5 e 7 de julho de 2024, por candidatos que não puderam mais participar do concurso, em função da mudança da data das provas.
Inicialmente, as provas do Concurso Nacional Unificado seriam realizadas no dia 5 de maio. Porém, a data precisou ser alterada para agosto devido às enchentes no Rio Grande do Sul, que levaram ao estado de calamidade pública na região.
Com a remarcação, o Governo Federal permitiu a devolução da taxa para beneficiar os candidatos que foram prejudicados com o adiamento das provas.
No total, 31.050 pedidos de devolução da taxa de inscrição foram feitos. O número representou 1,46% do total de inscritos em todo o país.
A taxa de inscrição foi de R$60, para cargos de nível médio (bloco 8), e R$90, para os de nível superior (blocos de 1 a 7).
Atualização: O Ministério da Gestão e Inovação confirmou a devolução da taxa de inscrição. Segundo a pasta, mais de 29 mil pessoas já foram reembolsadas de um total de mais de 31 mil.
Para o procedimento de devolução, a Fundação Cesgranrio, banca responsável pela seleção, orientou os solicitantes por e-mail a criar uma chave PIX do tipo CPF — o mesmo informado na inscrição — no sistema bancário de sua preferência.
Essa medida buscou facilitar o pagamento pelo Banco do Brasil. O processo de devolução por este meio será realizado durante 30 dias corridos, a contar do dia 6 de janeiro. Nos casos em que não foi possível registrar a chave PIX, o reembolso será feito por outros meios, em um prazo maior.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!
Resultado final do CNU será publicado em fevereiro
O resultado final do CNU estava previsto para o final de 2024, no entanto, por conta de um acordo judicial, o cronograma foi ajustado.
Agora, a divulgação dos resultados finais está marcada para o dia 11 de fevereiro de 2025.
A seguir, veja o novo cronograma completo do Concurso Unificado:
- Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência: 6 a 10 de janeiro de 2024
- Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas: 11 e 12 de janeiro
- Resultado preliminar da avaliação de título: 15 de janeiro de 2025
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos: 15 e 16 de janeiro de 2025
- Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência: 17 de janeiro de 2025
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência: 17 e 18 de janeiro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos: 11 de fevereiro
- Previsão de divulgação dos resultados finais: 11 de fevereiro.
Entenda a proposta do Concurso Nacional Unificado
O Concurso Nacional Unificado é uma iniciativa pioneira do Governo Federal para o recrutamento de novos servidores.
A primeira edição do concurso teve editais divulgados em janeiro de 2024, com 6.640 vagas para mais de 20 órgãos e autarquias do Poder Executivo Federal.
As chances foram distribuídas por oito blocos temáticos, de níveis médio e superior, que representaram áreas de atuação do governo.
Uma pessoa poderia se inscrever a diversos cargos dentro de um mesmo bloco temático, pagando apenas uma taxa. O que possibilitou uma maior concorrência.
Outra inovação foi a ampliação dos locais de prova. As provas do CNU foram realizadas em mais de 200 cidades, em todas as regiões brasileiras.
Antes, a maioria dos concursos federais ocorria apenas nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal ou apenas em Brasília.
De acordo com o governo, ao ampliar os locais, houve uma democratização no ingresso ao funcionalismo público.
O CNU atraiu 2.144.435 inscritos, ficando em primeiro lugar no ranking dos concursos públicos mais concorridos da história. Veja:
- 1º lugar: Concurso Nacional Unificado (2024) – 2.144.435 inscritos;
- 2º lugar: Correios (2024) – 1.672.671;
- 3º lugar: Banco do Brasil (2021) – 1.645.975 inscritos;
- 4º lugar: Banco do Brasil (2023) – 1.500.000 inscritos;
- 5º lugar: Caixa Econômica Federal (2024) – 1.201.097 inscritos;
- 6º lugar: Caixa Econômica Federal (2014) – 1.176.614 inscritos;
- 7º lugar: Correios (2011) – 1.120.393 inscritos; e
- 8º lugar: INSS (2015) – 1.087.804 inscritos.
Segunda edição do Concurso Unificado está em análise
O Governo Federal já começou os preparativos para uma segunda edição do CNU para 2025.
Porém, segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a confirmação sobre o novo concurso só deve sair em fevereiro, após a divulgação dos resultados da primeira edição.
A ministra informou que alguns fatores, como Orçamento e a Finalização do CNU 2024, ainda precisam ser analisados.
Os órgãos que receberam autorização para concursos já foram contatados para verificar o interesse em aderir à seleção unificada. Dois deles já confirmaram oficialmente a participação: a Fundação Biblioteca Nacional e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Por sua vez, o Ministério da Saúde disse que avalia a possibilidade de participar da edição do CNU em 2025. A pasta tem autorização para preencher 319 vagas efetivas.
Treine seus conhecimentos para o CNU!
Mas, além do CNU, e a Fernanda Torres?