Governador confirma concurso PC CE e destaca cargo de delegado

Governador Elmano de Freitas reforça realização de novo concurso PC CE, sobretudo para o cargo de delegado. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:25/10/2023 às 15:07
Atualizado em:25/10/2023 às 15:08

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, voltou a falar sobre o novo concurso PC CE nesta quarta-feira, 25. Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, ele reforçou a abertura de vagas para a Polícia Civil, sobretudo para carreira de delegado.


Elmano ainda se comprometeu a convocar inspetores e escrivães aprovados no último concurso para a corporação. 

"Está efetivamente autorizado, a minha palavra que ofereci ao povo cearense [...] nós vamos fazer o concurso para a Polícia Civil. Nós vamos chamar os policiais civis, inspetores e escrivães e vamos ainda [...] fazer, em especial, o concurso para delegado", disse o governador.

Diversas declarações e promessas já foram feitas pelo governador sobre o concurso da PC CE. Desde o início do ano, ele anunciou a realização de novos concursos para as Forças de Segurança do Ceará, sendo o primeiro o da Polícia Civil. 


Apesar das declarações, até o momento, uma nova seleção não foi aberta e não apresentou andamentos, como o anúncio da contratação de uma banca organizadora.


Ainda não há informações sobre o número de vagas e se outros cargos, além de delegado, serão contemplados no concurso.


BlackNovember do QConcursos vem aí! Aqui você é VIP. Garantimos o menor preço da nossa história para você sair na frente e aproveitar a Black Friday antes de todo mundo. ACESSE AQUI! 

Governador Elmano de Freitas reforça aval para novo concurso PC CE

(Foto: Governo do Ceará)


A necessidade de um novo concurso para a Polícia Civil do Ceará já foi indicada pelo Ministério Público do Estado do Ceará. O órgão ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) e solicitou a publicação de um edital para ingresso de mais policiais.


De acordo com o MP do Ceará, isso deve ser feito a curto prazo e para provimento de vagas em três cargos: delegado, escrivão e inspetor.


Com a ação, o Ministério Público busca solucionar problemas de estrutura física, de recursos humanos e na prestação de serviço nas delegacias do estado.

Concurso PC CE terá convocação de 918 excedentes

Em paralelo aos preparativos de um novo concurso, o Governo do Ceará fará a convocação de 918 excedentes da última seleção da Polícia Civil, sendo 196 para o cargo de escrivão e 722 para inspetor. 


Segundo portaria publicada no Diário Oficial do Ceará de 22 de setembro, foi formada uma comissão técnica de avaliação e acompanhamento para contratação de instituição, que irá prestar serviços técnico-especializados para a elaboração do edital de convocação para matrícula no Curso de Formação Profissional (CFP).


Além da realização da análise dos exames toxicológicos e organização, elaboração, execução e resultado da avaliação de verificação de aprendizagem (AVA) dos 918 excedentes.


Em resumo, são atribuições da comissão: 

  • avaliar a habilitação técnica das empresas licitantes; 
  • avaliar preços de proposta em relação aos dados técnicos; 
  • avaliar pedidos de esclarecimento e/ou recursos administrativos; e
  • decidir sobre ordem de classificação e aceitabilidade de propostas.

Veja como foi o último concurso PC CE

O edital do último concurso da Polícia Civil do Ceará foi publicado em maio de 2021 e trouxe uma oferta de 1.500 vagas. Desse quantitativo, 500 foram para contratação imediata e mil para formação de um cadastro de reserva para investigador e escrivão.


Ambos os cargos tiveram como requisito o curso de nível superior completo em qualquer área. Também foi preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa e vigente, para a condução de veículo automotor, na categoria "B", no mínimo.


Os concorrentes foram avaliados por diversas fases:

  • 1ª Fase: Provas objetivas e discursivas;
  • 2ª Fase: Teste de Aptidão Física
  • 3ª Fase: Avaliação Psicológica;
  • 4ª Fase: Exame Toxicológico;
  • 5ª Fase: Curso de Formação Profissional e Avaliação de Verificação de Aprendizagem.

Para os cargos de escrivão e inspetor, os candidatos tiveram que responder a 100 questões sobre as seguintes disciplinas: 


Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Informática: 10 questões.

Conhecimentos Específicos:

  • Noções de Direito Penal: 20 questões;
  • Legislação Penal Extravagante: 10 questões;
  • Noções de Direito Processual Penal: 15 questões;
  • Noções de Direito Administrativo: 15 questões;
  • Noções de Direito Constitucional: 15 questões; e
  • Legislação Específica: 5 questões.

Houve ainda a realização de uma prova discursiva. Os candidatos foram submetidos a quatro questões sobre tema de Conhecimentos Específicos.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!