IR 2020: consulta ao 1º lote de restituição é liberada nesta sexta, 22
Confira o calendário de pagamentos da restituição!
Autor:
Publicado em:22/05/2020 às 09:10
Atualizado em:22/05/2020 às 09:10
Os contribuintes já podem consultar o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020. Devido a pandemia do novo Coronavírus, o calendário de pagamentos foi antecipado e o número de lotes foi reduzido de sete para cinco.
O primeiro pagamento está programado para o dia 29 de maio e, segundo a Receita Federal, contemplará 901.077 contribuintes - sendo eles idosos, a partir de 60 anos, e pessoas com deficiência.
Mesmo com a liberação da restituição, o Ministério da Economia postergou a data final para entrega das declarações de Imposto de Renda (IR). O prazo - que se encerraria no dia 30 de abril - vai até as 23h59 de 30 de junho.
Neste ano, também houve alteração no dia de depósito da restituição. O dinheiro era creditado no dia 15 de cada mês, agora, com a mudança, o pagamento será realizado no último dia útil do mês.
Confira o calendário de restituições:
1º lote: 29 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro
O dinheiro é creditado na agência bancária indicada no ato da declaração e o contribuinte tem até um ano para sacar. Passado este prazo, será necessário ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para Central de Atendimento para agendar o pagamento.
Consulta à restituição é feita pela internet
A liberação da restituição pode ser conferida pelo site da Receita Federal. Para isso, o contribuinte deverá informar o CPF, ano da declaração, data de nascimento e o código verificador que será informado em uma imagem.
Por meio do serviço e-CAC, é possível conferir o extrato da declaração, além de saber em qual dos lotes a sua restituição será paga. Caso haja inconsistências de dados, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
Os interessados também podem realizar a consulta por meio de serviço telefônica, pelo número 146. Também é possível conferir todas as informações no aplicativo da Receita Federal.
De acordo com o órgão, até a última quarta-feira, 20, foram recebidas apenas 14,7 milhões de declarações do Imposto de Renda 2020. Ao todo, são previstas 32 milhões de declarações - ou seja, falta mais da metade.