Do Ceará para Massachusetts, conheça a jovem aprovada Jamile Falcão

Jamile, de Pacaju (CE), superou mais de 33 mil inscritos e passou para estudar nos Estados Unidos.

Autor:
Publicado em:09/04/2021 às 14:30
Atualizado em:09/04/2021 às 14:30

Todo estudante sonha com uma excelente oportunidade de alavancar a sua carreira, seja ela profissional ou acadêmica. E, muitos, lutam por uma vaga em universidades fora do país. Porém, a concorrência e o nível são altos.

Mas, sonhar não é algo apenas abstrato e pode se tornar realidade quando se coloca força de vontade, persistência e foco na frente de tudo.

Foi o caso de Jamile Falcão, natural do Ceará, que foi aprovada para uma das universidades mais concorridas do mundo.

Ela concorreu com mais de 30 mil candidatos e demonstrou muito talento e paixão em uma das áreas de ensino. De Pacajus, Jamile agora se prepara para conquistar o mundo.

Quer saber mais e conhecer a história de Cristiane? Continue lendo essa matéria e inspire-se!

 

(Foto: Reprodução)
Jamile Falcão tem 18 anos e é de Pacajus, interior do Ceará
(Foto: Reprodução)

 

De Pacajus (CE) para Massachusetts, nos EUA

E para quem acha que Jamile Falcão é muito experiente, ela tem apenas 18 anos. Mas, com essa idade já pretende conquistar o mundo.

Ela nasceu e viveu boa parte da sua vida no município de Pacajus, no interior do Ceará. Ainda jovem, sempre demonstrou muito talento e paixão por Ciências Exatas, principalmente na Matemática.

Sonhando ainda mais alto, com seus 12 anos, percebeu que era o momento de focar nos seus objetivos. Ela se mudou para a capital do Ceará, Fortaleza,  e passou a morar com as irmãs mais velhas.

Percorria 2km a pé para estudar e hoje lidera diversas escolas. Veja!

Lá, passou a se preparar para as Olímpiadas Científicas de Conhecimento. Ela tinha uma meta: conquistar uma educação de excelência que a permitisse conquistar vagas nas mais reconhecidas instituições de ensino superior do Brasil e do mundo.

Foi com todo esse esforço, sonho e metas que a estudante acaba de ser aprovada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos.

Ela, agora, estudará em uma das mais prestigiadas instituições de tecnologia e pesquisa científica do mundo após enfrentar uma concorrência de 33 mil inscritos.

Jamile tem histórico de conquistas e premiações escolares

Para quem pensa que essa foi a primeira e única conquista de Jamile, está bem enganado. A jovem cearense tem um longo e recheado histórico de conquistas e premiações escolares.

Foi o seu próprio Colégio Farias Brito que revela o seu esforço, talento e dedicação aos estudos, desde sempre.

10 dicas para inspirar mulheres a enfrentar tempos desafiadores

Por exemplo, no 7º Ano, como aluna do colégio, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). No ano seguinte, foi medalhista de ouro na mesma OBM.

Cursando o 9º Ano, foi convidada a representar o Brasil na Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas, que ocorreu na Suíça.

"Antes de participar da OBM, eu pensava que meu futuro estava restrito à minha cidade ou ao meu Estado. No entanto, após ganhar medalha de bronze na competição no 7º Ano e conhecer jovens de outros lugares do Brasil na cerimônia de premiação, percebi que poderia sonhar mais alto", conta Jamile.

Segundo a jovem, participar de uma competição internacional foi determinante para não só decidir se candidatar a vagas em Instituições de Ensino no exterior, mas também acreditar em sua capacidade de conseguir o que queria.

"Essa experiência expandiu completamente minha visão de mundo, pois antes disso eu sequer havia imaginado a possibilidade de representar o meu país em uma competição internacional ou de estudar no exterior. É por conta de tais insights que costumo dizer que olimpíadas são muito mais do que medalhas, mas também facilitadoras de experiências que podem transformar completamente a forma que um jovem encara seu futuro", revela.

_________

E você, o que achou dessas histórias? Você conhece alguma outra que merece destaque e possa ser contada aqui na Folha+?

Então, que tal deixar a sua contribuição? Curta, comente, compartilha e nos mande mensagem dizendo uma notícia, história ou ocorrido que possa inspirar mais pessoas a não desistirem dos seus sonhos. Afinal, mesmo em meio à dificuldade, existem pessoas boas dispostas a te ajudar.

O que + você precisa saber