Lalamove te conta como é trabalhar em startup e abre vagas no país
Há um ano atuando no mercado brasileiro, Lalamove busca profissionais e revela detalhes sobre como é trabalhar em uma startup.
Autor:
Publicado em:10/09/2020 às 08:00
Atualizado em:10/09/2020 às 08:00
Como profissional, você sonha em ser contratado por uma startup? Pois saiba que não são apenas os diplomas que contam nesses processos seletivos.
Em resposta à Folha+, a Lalamove, que atua no setor de Logística, revelou o que é preciso e como é trabalhar em uma startup!
Além da capacitação técnica, muitas companhias estão de olho em habilidades emocionais, as chamadas soft skills. Segundo a startup, os profissionais precisam estar alinhados aos valores da empresa, como resiliência, paixão, humildade e execução.
"A Lalamove preza pelo protagonismo e deseja que cada colaborador possa enxergar o impacto e a importância do trabalho que realiza", conta a head de People Ops da startup para a América Latina, Juliane Souza.
A executiva também destaca que, nos últimos meses, vê o amadurecimento do seu time e principalmente a proporção que a operação está tomando, com o aumento da busca de empresas e pessoas por soluções de entrega.
Nas startups, os modelos de comunicação também tendem a ser diferentes. Com todos os colaboradores atuando em home office, desde março por conta da pandemia, o time de People da Lalamove vem administrando um canal no Slack.
Nele, os colaboradores recebem, diariamente, uma pergunta sobre diversos temas, como saúde mental, relação com a empresa, com a liderança e a adaptabilidade à nova rotina.
"O bacana é que as respostas são anônimas, então a adesão ao programa tem chegado aos 80%. Com os dados coletados diariamente, podemos agir em pontos específicos", comenta.
Lalamove abre vagas de emprego no Brasil
(Foto: Site Lalamove)
Além disso, a empresa criou um programa voltado para a saúde mental, por meio de uma plataforma de orientação psicológica online, que permite ao time ter acesso a psicólogos de maneira remota, com flexibilidade de horário e com subsídio da Lalamove.
Por entender que, com o trabalho em casa, os colaboradores consomem mais energia elétrica, água e internet, por exemplo, a startup também aumentou em 20% o valor pago mensalmente no cartão de benefícios da empresa.
"A startup também disponibilizou monitores, mesas e cadeiras para as pessoas que demonstraram interesse neste tipo de equipamento", diz a empresa.
Além dos diversos benefícios e diferenciais comuns nas startups, e que atraem muitos profissionais, no Brasil, pelo menos 30% do time de Liderança da empresa é composto por mulheres.
Desta forma, a inclusão e diversidade são fatores que costumam ser valorizados pelas startups. Segundo Juliane, uma das principais características dos colaboradores da empresa é ser genuíno e demonstrar capacidade de realização.
"Valorizamos muito os benefícios que a pluralidade de identidades traz e somos comprometidos em ter um ambiente de trabalho livre de discriminação ou assédio. Todos são responsáveis por ter uma cultura que é inclusiva e que abraça as diferenças individuais, sejam elas por conta de gênero, idade, experiência, etnia, sexualidade, religião e crenças políticas", finaliza a executiva.
Com o crescimento da plataforma durante a pandemia, o número de pedidos pela tem crescido ao mês. Com isso, a Lalamove segue contratando pessoas para a operação no Brasil.
Todas as vagas podem ser vistas no site da empresa. No momento, as oportunidades são para atuação em São Paulo (capital), nos cargos de executivo de vendas e gerente de contas.
Para o posto de executivo, os candidatos precisam ter excelente comunicação verbal e escrita, energia de sobra e poder de negociação. Além disso, a empresa exige formação universitária, sendo Inglês e experiência em startups um diferencial.
Já para sentar na cadeira de gerente de vendas, o candidato precisa ter experiência em projetos similares, na posição gerencial, além de possuir:
Capacidade demonstrável de comunicar, apresentar e influenciar as principais partes interessadas em todos os níveis de uma organização;
Capacidade comprovada de conciliar vários projetos de gerenciamento de contas de uma só vez;
Excelente comunicação e resolução de problemas; e
Poder de realização e habilidade em gestão de processos.