Ministra confirma novos concursos federais e ingressos regulares

Em evento, ministra Esther Dweck confirma autorização de novos concursos federais este ano e fala sobre ingresso regular de servidores. Veja!

Política e Concursos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:19/06/2024 às 09:59
Atualizado em:19/06/2024 às 11:24

Novos concursos federais serão autorizados ainda este ano. A afirmação foi feita pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, na manhã desta quarta-feira, 19.


A ministra confirmou que o aval para novas vagas será anunciado em breve. Esther mencionou, inclusive, que também deve ser autorizado o provimento adicional em concursos já realizados.

"A gente já teve autorizações de concursos públicos ano passado. Este ano, a gente vai ter novas autorizações também. Essa retomada contínua de novas autorizações de concursos, ou de provimento adicional de concursos existentes, é algo que a gente pretende manter de forma permanente", disse a ministra, durante o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sipec.

De acordo com a ministra da Gestão, o ideal seria o ingresso regular de novos servidores. Ela citou o concurso Diplomata, que abre vagas todos os anos, como um exemplo a ser seguido.

"É interessante para o Estado Brasileiro ter entrada contínua de servidores. Para gente, o modelo do Itamaraty (com entrada anual de diplomatas) é o que deveria ser replicado em toda a Administração Pública com entradas contínuas em números não tão grandes. Com entradas anuais, você permite ter uma renovação constante da burocracia e das pessoas que estão atuando. Então estamos tentando implementar uma lógica como essa", disse.

Esther ainda mencionou o trabalho de dimensionamento da força de trabalho dos órgãos e autarquias do Poder Executivo Federal. Essa análise permite identificar em que setores há maior necessidade de pessoal.

"A gente está levando isso em consideração na decisão de novos concursos. Se você faz um bom dimensionamento da força de trabalho, os argumentos para a necessidade de novos servidores são muito mais sólidos, mais fortes", afirmou a ministra.

Ministra Esther Dweck confirma autorização de novos concursos federais

(Foto: Qconcursos Folha Dirigida)


Conforme apuração do Qconcursos Folha Dirigida junto a fontes do Governo Federal, as novas autorizações de concursos federais devem ser divulgadas ainda neste mês de junho.


Até o último dia 31 de maio, como em todo ano, os órgãos federais encaminharam seus respectivos pedidos de concursos.


Quer saber quais concursos estão previstos para o segundo semestre de 2024? Qconcursos Folha Dirigida disponibiliza um material gratuito com todas as informações sobre os editais. BAIXE AQUI!

Concursos Ambientais com 460 vagas estão confirmados

Os concursos Ambientais tendem a ser os primeiros da lista de autorizações.


Isso porque a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, confirmou que vagas para o Ibama, ICMBio e Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JB RJ) já foram autorizadas pelo Ministério da Gestão.


A fala da ministra ocorreu em evento no dia 5 de maio, em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Veja a distribuição das vagas:

A divisão da oferta por cargos ainda não foi revelada.

"Conseguimos autorização para um concurso do Ministério do Meio Ambiente, através de suas vinculadas (Ibama, ICMBio e JB RJ). Nós estaremos fazendo a reposição dos servidores que, ao longo do tempo, foram saindo do ministério, alguns deles se aposentando e muitos preferindo buscar outros caminhos. Mas, desse concurso, a ministra Esther já está antecipando 460 vagas, sendo 260 para o Ibama, 180 para o ICMbio e 20 para o Jardim Botânico. Essa é uma conquista dos servidores, que eu sei que estão mobilizados", disse Marina Silva.

É importante destacar que as autorizações para os concursos Ambientais ainda não foram divulgadas, oficialmente, no Diário Oficial da União.


Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, fonte do Governo Federal informou que o aval formal será concedido depois da liberação da Secretaria de Orçamento Federal (SOF).

Concursos PF e PRF Administrativos também são prioridades

Conforme fontes ligadas ao Governo Federal, as áreas Administrativas da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também estão entre as prioritárias para o aval. Os números e os cargos ainda estão sendo fechados.


No concurso PF Administrativo, o pedido é para provimento de 789 vagas. Desse total, a Polícia Federal solicita o aval para 626 postos de nível médio e 163 de nível superior.


Já a Polícia Rodoviária Federal busca autorização para o provimento de 235 vagas no cargo de agente administrativo. O cargo tem como requisito a conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau).


Vagas para a área Policial, nos concursos PF e PRF, também foram solicitadas, mas não há informação se também serão incluídas na autorização.



Saiba mais sobre os concursos federais que podem ser autorizados ainda este mês: