Governo planeja novo concurso PMERJ com 2 mil vagas, diz secretário
De acordo com o secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro, governo sinaliza intenção de abrir concursos PMERJ com 2 mil vagas por ano.
Autor:
Publicado em:22/07/2020 às 15:00
Atualizado em:22/07/2020 às 15:00
O governo do Estado do Rio de Janeiro tem a intenção de realizar concursos anuais com 2 mil vagas para policiais militares. A afirmação foi passada pelo secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, no início de julho.
“Finalizando a chamada dos 800 aprovados do concurso de 2014, é a intenção do governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.
De acordo com o secretário, o governador Wilson Witzel já autorizou a chamada de uma primeira turma com 400 aprovados. Esse é o número que a Polícia Militar pode convocar, no momento, em função do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Como o Estado do Rio de Janeiro está vinculado ao RRF, os órgãos estaduais só podem chamar aprovados em concursos para preencher vacâncias. Isto é, cargos que ficaram vagos por aposentadorias, mortes ou exonerações desde setembro de 2017, data de assinatura do Regime.
“A recuperação fiscal estabelece que só podemos chamar de acordo com a vacância. Com a saída de policias antigos, nós podemos formar uma nova turma”, explicou o coronel Rogério Figueredo.
Na terça-feira, 21, em transmissão ao vivo no canal da PMERJ, o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFAP), Marcelo Teixeira, estimou um prazo para convocação dos 400 aprovados. Segundo ele, é possível que a nova turma seja iniciada em agosto.
Pelo Coronavírus e as medidas de distanciamento social, as atividades pedagógicas do CFAP foram suspensas. Porém, a Polícia Militar começou a elaborar um plano para retomada das atividades presenciais já no próximo mês.
“Penso que no próximo mês já seja possível estabelecer parâmetros viáveis para aqueles que lá estão e os que vão entrar”, disse o comandante do Centro de Formação.
Conforme Teixeira, é preciso estabelecer formas de manter a segurança dos alunos. Para ele, não basta reduzir o número de soldados em formação na sala de aula. Isso porque todos chegam no mesmo horário, dividem o alojamento e o refeitório. A logística ultrapassa a sala de aula.
‘Em até quatro meses chamaremos os outros 400’, diz secretário
Por sua vez, o secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro prevê que em até quatro meses possa chamar os demais 400 aprovados no concurso PMERJ 2014.
“Faremos novamente a contagem da vacância para chamar os outros 400. De três a quatro meses vamos conseguir finalizar os 800”, afirmou Figueredo. Então, os preparativos do novo concurso serão encaminhados.
Para garantir a chamada desses outros 400 aprovados, os alunos em formação devem concluir o curso. Uma vez que é preciso gerar espaço físico para as aulas. Como foi apontado pelo comandante do CFAP na transmissão ao vivo.
Os participantes alegam que houve irregularidade e discrepância com o conteúdo programático exigido, na época. Em caso de anulação, ao menos mil concorrentes atingiriam a pontuação para avançar as próximas etapas do concurso.
FOLHA DIRIGIDA questionou a Polícia Militar do Rio de Janeiro sobre a anulação das questões de História no concurso PMERJ 2014. A corporação não respondeu até a última atualização deste conteúdo.
Confira a entrevista com o secretário da Polícia Militar do Rio:
Concurso PMERJ: Witzel promete 2 mil vagas em novo edital
O governo do Estado do Rio de Janeiro já tinha sinalizado, desde 2019, que a abertura do novo concurso PMERJ estava condicionada a chamada de todos os aprovados em 2014. Segundo o governador Witzel, a previsão é que o próximo edital tenha 2 mil vagas para o cargo de soldado.
"Estamos nos preparando para fazer um novo concurso este ano para mais 2 mil vagas e assim recompor a Polícia Militar", informou o governador no seu primeiro discurso oficial de 2020.
A carreira de soldado exige ensino médio completo, idade de 18 a 35 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
No decorrer do curso de formação, os salários são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa para R$3.452,55. Em coletiva de imprensa, Witzel ressaltou que a nova seleção já teve autorização do subsecretário geral da Polícia Militar, coronel Márcio Basílio.
Questionada por FOLHA DIRIGIDA, a Assessoria de Imprensa da PM respondeu que "o concurso está em fase de planejamento".
Resumo concurso PMERJ 2020
Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
Banca: a definir
Cargos: soldado
Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 35 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior