'Panfletar' o currículo pode dificultar reinserção no mercado
Especialista dá orientações para quem está em busca de uma oportunidade de emprego
Autor:
Publicado em:28/07/2020 às 07:00
Atualizado em:28/07/2020 às 07:00
O mercado de trabalho sentiu fortemente os impactos da pandemia do novo Coronavírus, com o fechamento de diversas empresas e postos de trabalho em todo o país. Alguns estudos indicam que o número de falências no primeiro semestre do ano cresceu mais de 70% comparado com o mesmo período em 2019.
Com tantas pessoas em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, a procura por uma oportunidade se tornou ainda mais desafiadora. Diante disso, algumas pessoas podem achar que a famosa ‘panfletagem’ de currículos é uma boa alternativa.
Panfletagem de currículos é como são chamadas as distribuições de currículo de um mesmo candidato para várias vagas, mesmo as que não se encaixam em seu perfil, numa tentativa de aumentar as chances de contratação.
No entanto, Nathaly Vieira, coordenadora de RH do Grupo PetraGold, alertou que usar essa estratégia pode acabar prejudicando os concorrentes. Por parte das empresas, por exemplo, são recebidos muitos currículos sem a experiência requisitada.
Candidatos devem distribuir currículos para vagas alinhadas ao seu perfil
(Foto: Pixabay)
Panfletagem de currículos gera perda de tempo para candidatos e recrutadores
As companhias também percebem que os candidatos que se inscrevem para diversas oportunidades ao mesmo tempo nem se lembram da vaga quando são chamados para a entrevista.
“Além disso, vimos um número expressivo de pessoas que terceirizam o envio. Certa vez, um candidato informou que a sua esposa envia diariamente o seu currículo para oportunidades que ele desconhece”, contou.
Segundo a coordenadora, cada um deve ser protagonista de sua própria carreira. Isso significa que cabe ao próprio candidato administrar o envio de seu portfólio (currículo) para as posições que realmente são de seu interesse.
“Entendo que o momento é desafiador e muitos acreditam que se candidatar a mais vagas pode aumentar a chance de conseguir o tão sonhado emprego. Mas essa não é a realidade. Se o seu currículo não estiver dentro do perfil da vaga, se ele não atende aos itens solicitados pelo recrutador, não se candidate. Você pode estar perdendo outras oportunidades que estariam mais de acordo com a sua trajetória profissional”, alertou Nathaly.
Especialista dá dicas para quem quer garantir uma oportunidade de trabalho
Para se destacar e saber procurar a oportunidade correta, a coordenadora explicou que o importante é o profissional ter clareza de seu objetivo. Ou seja, ele deve avaliar se o seu perfil e experiências estão de acordo com a vaga desejada.
“Essa estratégia faz com que você dedique seu tempo ao que realmente pode ter um retorno positivo e também otimiza o tempo do recrutador.”
Se a empresa é a que o candidato realmente quer trabalhar, mas não preenche os requisitos da vaga, a dica é se colocar à disposição da empresa para futuras oportunidades por meio dos canais próprios para isso. O contato pode por meio do 'Trabalhe Conosco' no site da companhia, LinkedIn ou por e-mail.
Outro ponto importante é manter o currículo atualizado e revisado. “Parece óbvio, mas um CV desatualizado assim como um currículo com informações erradas ou inverídicas podem gerar desconfiança do recrutador e levar à perda de interesse pelo candidato.”
A especialista ainda recomenda que os candidatos aproveitem a quarentena para investir em cursos, palestras e outras qualificações on-line. Inclusive, nas opções gratuitas.
“Aproveite para se reciclar. E qualificação não significa necessariamente desembolsar valores. Tem muitas opções gratuitas e que podem turbinar o seu currículo.”
Por fim, quem está em busca de uma oportunidade de emprego deve aproveitar para ampliar sua rede de relacionamentos. Para isso, é importante manter sua rede social de negócios atualizada, como o LinkedIn.