Parceria busca aumentar empregabilidade de pessoas com deficiência

Iniciativa atuará em conjunto com empresas brasileiras com atuação também na América Latina

Autor:
Publicado em:24/07/2020 às 11:00
Atualizado em:24/07/2020 às 11:00

Uma nova parceria entre a Talento Incluir e a Incluyeme.com pretende aumentar a empregabilidade de pessoas com deficiência. A ideia é que a iniciativa seja implementada em empresas sediadas no Brasil e com operação nos demais países da América Latina. 

"A parceria trará um impacto bastante positivo para o tema inclusão na região. Além de expandir a atuação das duas empresas no setor, possibilitará compartilhar e transferir os conhecimentos sobre a cultura de inclusão de cada um desses mercados da região",  explicou Gabriel Marcolongo, fundador da Incluyeme.com, plataforma que possui o maior banco de dados de pessoas com deficiência em busca de emprego na América Latina.

O objetivo é ampliar a atuação e promover a cultura de inclusão e diversidade em empresas de diferentes segmentos. De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), há mais de 30 milhões de pessoas com deficiência desempregadas na América Latina. Especialmente, em países que, ao contrário do Brasil, não utilizam Lei das Cotas.

Aqui no Brasil, dados do Ministério do Trabalho e do IBGE revelam que mais de 24% dos brasileiros, o que corresponde a mais de 45 milhões de pessoas, possuem algum tipo de deficiência. Desse total, estima-se que 9 milhões estão em idade laboral e aptas para trabalhar.

No entanto, cerca de 400 mil postos de trabalho ainda estão desocupados. Somente 48% do total das vagas reservadas para pessoas com deficiência estão preenchidas atualmente.

"Essa parceria foi possível porque soma os objetivos das duas empresas em fortalecer a cultura de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, no Brasil e entre nossos 'vizinhos'. Além disso, nos motiva a trilhar na trajetória da Talento Incluir uma estratégia de crescimento que busca saltar de 7 mil empregos viabilizados no setor ao ano para a mesma quantidade só que ao mês", afirmou Carolina Ignarra, sócia fundadora da Talento Incluir, consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho.

enlightenedA Talento Incluir já aplicou programas de treinamentos para formação de uma cultura inclusiva em mais de 300 empresas de diversos setores em todo Brasil. Entre elas: Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels entre outras.

 + Super Prix inscreve pessoas com deficiência para diversos cargos

Pessoa com deficiência
Mesmo com política de cotas, mais de 50% das vagas para pessoas com
deficiência no Brasil não estão preenchidas (Foto: Agência Brasil)

Pessoas com deficiência alcançam sucesso profissional em rede de supermercados

No Rio de Janeiro, a rede de supermercados Prezunic, compartilha exemplos de sucesso entre funcionários com deficiência. Entre eles, o da gerente de perecíveis da loja em Benfica, Edineide Nunes. 

Com deficiência física, Edineide foi contratada em 2008 e, desde então, já conta com quatro promoções no currículo:

"Entrei no Prezunic aos 19, como auxiliar de operações. Nesses 12 anos, passei a atendente, auxiliar administrativa, gerenciadora e, agora, gerente de setor", contou Edineide. 

Botão com link para Newsletter

Quem também comemora uma carreira de sucesso na empresa é Rennan Henrique Oliveira Santos, 30 anos. O funcionário possui uma deficiência intelectual, que lhe causa diversas dificuldades. Mas a qualidade de vida melhorou depois que começou a trabalhar. 

Rennan começou a trabalhar no Prezunic (unidade da Freguesia) há 10 anos. Este mês, foi escolhido como destaque da loja após receber elogios de uma cliente por email.

"Me sinto muito orgulhoso de trabalhar num lugar onde posso auxiliar as pessoas e colaborar com meus colegas, podendo também ajudar minha mãe no sustento da casa", afirmou Rennan.

Rosângela de Oliveira dos Santos, mãe de Rennan, também pode observar a evolução do filho, após o início do trabalho.

+ PNAD COVID19: cai o número de desocupados e afastados do trabalho

"Enfrentamos muitas dificuldades devido à sua condição neurológica. Por algum tempo, cheguei a não acreditar que ele seria esse homem responsável que é hoje", contou Rosângela. 

Segundo ela, Rennan não saía de casa sozinho e, hoje, vai ao trabalho por conta própria, visita familiares e amigos e está mais confiante. O interesse por procurar uma oportunidade de trabalho começou depois da perda do pai, que, já doente, incentivava o filho a ser o "chefe" da casa quando fosse preciso.

"Lembro quando o Rennan chegou para a entrevista de emprego. O pai já havia falecido. Ele estava nervoso e dizia o tempo todo: 'Eu quero trabalhar, eu quero trabalhar'. As profissionais de recrutamento do Prezunic o acalmaram e, na hora do teste, ele se saiu muito bem. Até hoje, me lembro da frase: 'O emprego é seu'. E o emprego é mesmo dele. Não pela deficiência, mas pela eficiência", relembrou Rosângela.

Interessados podem cadastrar seu currículo no site da empresa

O Prezunic faz parte da Cencosud Brasil, empresa que adota uma política oficial de diversidade e inclusão em seus processos. Dentre as iniciativas da empresa está:

  • Realização de entrevistas de emprego na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para candidatos surdos; e
  • Curso interno para colaboradores interessados em aprender o idioma. 

Atualmente, há 1.081 pessoas com deficiência entre os colaboradores, em todas as suas cinco bandeiras de supermercados no país. Somente no estado do Rio de Janeiro, são 305 PCDs trabalhando, o que representa mais de 5% do total de colaboradores da rede carioca.

Pessoas com deficiência, que assim como Edineide e Rennan pretendem iniciar uma carreira no Prezunic, podem cadastrar seus currículos no banco de vagas da empresa. No mesmo site, é possível consultar as vagas disponíveis no Prezunic e nas demais bandeiras da Cencosud.