Concurso PC PR: sai lista definitiva de pedidos de isenção deferidos
Concurso da Polícia Civil PR homologa pedidos de isenção e registra mais de 10 mil solicitações deferidas.
Autor:
Publicado em:02/06/2020 às 09:42
Atualizado em:02/06/2020 às 09:42
O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) publicou a relação definitiva dos pedidos de isenção da taxa de inscrição e a homologação do concurso Polícia Civil-PR. O documento conta com mais de 10 mil solicitações.
[tag_teads]
Duas listagens foram publicadas na última segunda-feira, 1º de junho, no site do NC/UFPR. Na primeira relação constam 8.871 pedidos de isenção de taxa de inscrição deferidos por intermédio do CadÚnico. E, na segunda listagem, 2.035 solicitações deferidas por meio de doação de sanguee prestação de serviço eleitoral.
O edital de homologação alerta que aqueles que tiverem seus pedidos negados, mas ainda assim desejam participar da seleção, que consolidem sua inscrição efetuando o pagamento do boleto bancário até o dia 03 de junho, caso não o façam, podem ser automaticamente excluídos do certame.
O período para cadastro no concurso da Polícia Civil PR vai até as 17h do dia 2 de junho. Para fazê-lo, basta preencher o formulário disponível no site do organizador e emitir o boleto para pagamento da taxa no valor de R$120 (investigador e papiloscopista) ou R$200 (delegado), até o dia 3 de junho.
As provas objetivas estão previamente agendadas para o dia 26 de julho, mas podem ser adiadas. É que o deputado estadual Mauro Moraes solicitou o adiamento dos exames devido ao aumento no número de casos de infectados pelo novo Coronavírus no Brasil. Entretanto, ainda não há nenhuma posição oficial da corporação e da UFPR (organizadora).
Os candidatos deverão acompanhar o site do Núcleo de Concursos da UFPR para ficarem cientes caso haja alguma mudança na data.
Conheça a estrutura das provas do concurso Polícia Civil-PR
O concurso PC-PR, promovido pela Polícia Civil do Estado do Paraná, oferta 400 vagas imediatas, em carreiras do nível superior. Desse total, 300 são destinadas ao cargo de investigador, 50 para papiloscopista e 50 para delegado.
As provas objetivas e a redação estão previstas para o dia 26 de julho, a partir das 13h30,para os cargos de investigador e papiloscopista. No caso do delegado, os candidatos realizarão nessa data apenas o exame de múltipla escolha.
A prova de conhecimentos específicos dos delegados, que terá a avaliação discursiva, está marcada para o dia 13 de setembro, com duração de cinco horas e a partir das 13h30.
Estrutura das provas
As provas variam de acordo com a carreira concorrida. Para investigador e papiloscopista, o exame objetivo terá 50 questões. A estrutura de avaliação será a seguinte:
Prova Preambular - 25 questões
Língua Portuguesa (15 questões);
Informática (cinco);
Raciocínio Lógico (cinco);
Prova de Conhecimentos Específicos - 25 questões
Noções de Direito Administrativo (cinco);
Noções de Direito Constitucional (cinco);
Noções de Direito Penal (cinco)
Noções de Direito Processual Penal (cinco);
Noções de Legislação Penal Especial (cinco);
Redação.
Além da prova objetiva, esses concorrentes realizarão uma redação. Serão considerados aprovados aqueles que alcançarem, no mínimo, 42 pontos na soma das notas das provas.
Além disso, será preciso obter a classificação, conforme o item 11.2.2 do edital, para ter a redação corrigida. Será reprovado na redação quem zerar o exame.
Para delegado, a avaliação objetiva contará com 100 questões mais um exame discursivo. A estrutura de prova será a seguinte:
Prova objetiva - 100 questões
Direito Administrativo (15 questões);
Direito Constitucional (15);
Direito Penal (15);
Direito Processual Penal (15);
Legislação Penal Especial (15);
Criminologia (cinco);
Direito Civil (cinco);
Direitos Humanos (cinco);
Informática (cinco);
Medicina Legal (cinco).
Prova de Conhecimentos Específicos
Prova discursiva
Serão habilitados na objetiva os candidatos com, pelo menos, 60 pontos, em 100 disputados. Somente serão convocados para a prova discursiva os classificados até a 850ª posição (ampla concorrência).
A avaliação discursiva do delegado contará com sete questões formuladas a partir das seguintes áreas: Direito Penal (incluindo Legislação Penal Especial), Processual Penal (incluindo Legislação Penal Especial), Administrativo e Constitucional, além de uma peça prática. Será reprovado quem zerar a avaliação discursiva.