Por que não desistir de procurar emprego? Confira as dicas!

Especialista explica porque candidatos não devem desistir de encontrar uma nova oportunidade

Autor:
Publicado em:17/08/2020 às 07:00
Atualizado em:17/08/2020 às 07:00

Durante a pandemia, diversos postos de trabalho foram fechados no país, elevando os índices de desemprego. Aliado a isso, empresas também precisaram encerrar suas atividades em meio à crise econômica.

Algumas companhias continuaram abrindo vagas. Os setores que mais se destacaram neste momento foram os de Saúde e Tecnologia. Porém, as vagas abertas não foram suficientes para atender a todas pessoas que estavam em busca de uma recolocação profissional.

Diante da dificuldade de encontrar uma nova oportunidade, muitas pessoas acabaram desistindo de procurar emprego. São os chamados desalentados. Ou seja, a pessoa que está fora do mercado de trabalho, mas não está tomando providências para conseguir uma nova recolocação.

A desistência está relacionada a diferentes fatores, como a baixa oferta de vagas para alguns segmentos ou a crença do candidato de que não está apto o suficiente para conseguir uma oportunidade em meio a alta concorrência.

No trimestre encerrado em janeiro de 2020, 4.698 milhões de pessoas estavam em desalento no país. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE.

Apesar do momento desanimador, desistir de se reinserir no mercado não é a melhor alternativa. FOLHA DIRIGIDA conversou com Jacqueline Resch, professora do MBA em RH do IAG — Escola de Negócios da PUC-Rio. 

A professora explicou os motivos pelos quais as pessoas não devem desistir de procurar um emprego e listou algumas dicas para quem quer encontrar uma novo trabalho. Confira!

 

Persistência na procura pode garantir recolocação no mercado de trabalho
(Foto: Freepik)

Por que não desistir de procurar emprego?

Segundo Jacqueline, o momento é crítico, mas deixar de buscar uma nova oportunidade deixa o profissional invisível para o mercado. Além disso, manter-se na busca, deixa o profissional a par dos movimentos de mercado, das novas demandas e exige que se mantenha uma rede de contatos ativa. 

Jacqueline Resch
"Perceber que a pessoa busca atualização é algo que
é muito valorizado", Jacqueline Resch

A professora ainda destacou que, hoje em dia, a procura por emprego pode ser feita virtualmente, sem necessidade de deslocamentos e, consequentemente, sem geração de custos para os candidatos. Isso torna a busca ainda mais facilitada. 

Tentar vagas em diferentes áreas nem sempre é a melhor alternativa para quem quer aumentar as chances de contratação:

 "Quando as ofertas de emprego são poucas, as empresas podem escolher os profissionais com maior aderência ao perfil.  Então o profissional de fora da área pode ter  menos chance ainda", alertou.

No entanto, há empresas  abertas à contratação de pessoas de outras áreas que possam agregar novas experiências e novos olhares para antigos problemas. Por isso, a professora ressaltou que vale ficar atento, manter-se aberto e flexível.

Veja também:

Como se destacar em meio a tantos concorrentes?

Alguns erros são comuns entre quem está procurando uma oportunidade no mercado de trabalho. Porém, antes de sair em busca de uma nova chance, é importante que o candidato esteja preparado. Isso inclui:

  • Manter-se atualizado em relação aos conhecimentos da área;
  • Participar de grupos profissionais;
  • Manter contato com os colegas de profissão;
  • Entre outras iniciativas.

"Hoje tem muita coisa gratuita na internet que pode enriquecer o currículo daqueles que estão no mercado. Manter contato com os colegas também é importante. Se você se afasta,  no momento de uma oportunidade  não será tão lembrado tanto quanto aquele profissional  que busca manter-se próximo", orientou Jacqueline.

Outra dica é se manter atento aos detalhes do currículo. Isso porque, na hora de selecionar os candidatos, os recrutadores olham um conjunto de coisas, como a boa redação do documento, formação e experiência, habilidades dos candidatos, entre outras.

Botão com link para Newsletter

Estar a algum tempo fora do mercado de trabalho não é, necessariamente, um problema para os candidatos. Os empregadores costumam valorizar aqueles que buscaram se manter atualizados em suas áreas, por exemplo.

Enquanto a nova oportunidade não aparece, os profissionais podem (e devem) investir em conhecimento. Cursos, webinars, lives gratuitas na internet, são diversas as opções oferecidas atualmente para quem quer se manter atualizado. "Trocar ideias com colegas de mercado também é fundamental para ter acesso à informação e alimentar a rede de contato."

Jacqueline Resch também comentou um pouco sobre sua perspectiva para o mercado de trabalho pós-pandemia:

"Viveremos momentos duros, não dá para negar. As oportunidades já diminuíram na pandemia e creio que vai demorar a reverter esta situação. Mas é importante dizer que muita gente sem emprego tem descoberto novos talentos e novas oportunidades como micro empreendedores."

Por: Letícia Santos (leticia.santos@folhadirigida.com.br)