Pós-graduação UEMS abre dez vagas de mestrado e doutorado

Oportunidades são para pós em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos

Autor:
Publicado em:08/06/2020 às 13:00
Atualizado em:08/06/2020 às 13:00

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul abriu inscrições em novo processo seletivo com dez vagas de pós-graduação. As oportunidades de mestrado e doutorado são para o curso de Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos para ingresso ainda em 2020.

Podem participar graduados em qualquer área de conhecimento e, no caso de nível de mestrado, pessoas que estejam no último semestre da graduação, desde que sua colação de grau aconteça antes da data da matrícula.

Das dez vagas, uma é reservada à pessoa indígena. As outras nove serão concorridas em ampla concorrência. O curso é desenvolvimento na cidade Ponta Porã.

O curso busca analisar o desenvolvimento regional na sua forma econômica, social e ambiental, relacionando com aspectos históricos de formação das distintas regiões associando com a evolução das formas de organização das sociedades para a produção de bens e serviços, isso em duas linhas de pesquisa: dinâmicas do desenvolvimento regional e sistemas produtivos.

Inscrições da pós-graduação UEMS acontecem até agosto

O prazo para realizar inscrição no processo seletivo já está aberto e vai até o dia 5 de agosto. O cadastro é realizado em duas etapas. 

Primeiro pela página de pós-graduação da universidade (Sigpós/ UEMS), onde o candidato deverá informar os dados solicitados e gerar o boleto bancário e pagar uma taxa no valor da R$100. 

Depois, o interessado deverá acessar o site do Ipes – Instituto de Planejamento Econômico e Social – para a entrega da documentação necessária, conforme listado no edital, incluindo histórico escolar da graduação, identidade, comprovante de pagamento e outros.

 

UEMS
UEMS abre dez vagas de pós-graduação
(Foto: Divulgação)

 

A seleção dos candidatos terá caráter classificatório e será composto de três etapas: 

  • Prova escrita online - 14 de agosto;
  • Avaliação do projeto de pesquisa -23 a 25 de agosto; e
  • Entrevista - 1 a 3 de setembro.

 

A prova consistirá na produção de um texto escrito a partir de um tema correspondente à área de concentração do Programa e/ou questões objetivas. O exame terá início às 9h (horário oficial de MS) e término às 11h30, no site do Ipes. 

O candidato que não comparecer no horário agendado para a prova estará automaticamente desclassificado do processo de seleção. Os critérios que serão avaliados nas demais etapas estão descritos no edital.

O resultado final está previsto para sair no dia 8 de setembro e as matrículas ocorrerão entre 1 e 11 do mesmo mês. O início das aulas será em 14 de setembro.

UEMS também oferta pós-graduação em Agronomia

Além da pós-graduação em  Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, a UEMS também está com inscrições abertas para Agronomia. Serão preenchidas até 10 vagas de mestrado na área de concentração em Sustentabilidade na Agricultura. 

O programa é ofertado na Unidade Universitária de Cassilândia, a "cidade sorriso", na Mesorregião do Leste de Mato Grosso do Sul. Podem participar pessoas que estejam cursando o último semestre dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Zootecnia e Ciências Biológicas. 

A colação de grau precisa acontecer antes da data de matrícula prevista no edital, em agosto. As inscrições vão até 15 de julho e custam R$50. Saiba mais:

+ UEMS abre processo seletivo para mestrado em Agronomia

Os candidatos do programa de mestrado serão avaliados por meio de duas etapas, com base nas informações prestadas e comprovadas nos formulários de inscrição:

  • Análise do Currículo Lattes Documentado (peso 70%);
  • Avaliação do Histórico Escolar da Graduação (peso 30%).