Prefeitura do Rio oferece curso online sobre empreendedorismo

Inscrições para as 30 vagas serão recebidas entre 1º e 14 de junho

Autor:
Publicado em:29/05/2020 às 06:00
Atualizado em:29/05/2020 às 06:00

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) abrirá na próxima segunda-feira, 1º de junho, inscrições para o curso de Empreendedorismo Social Online

A iniciativa, que é uma parceria com a Besouro Agência de Fomento Social, oferta 30 vagas na modalidade de ensino a distância. Para participar, é preciso ter, no mínimo, 18 anos, morar no Rio de Janeiro e ter, preferencialmente, renda familiar de até três salários mínimos.

A capacitação será dividida em 11 etapas e abordará assuntos relacionados a finanças, comunicação online e offline, gestão de pessoas, entre outros. O curso será ministrado com base na metologia By Necessity®, que utiliza o saber de cada um, a partir da sua vivência, para desenvolver um negócio com baixo ou zero investimento.

"Os pequenos empreendedores precisam se reinventar nesse momento para abrir ou manter seus negócios ativos e esse curso oferece formação para que eles inovem e consigam passar por essa fase", explica Leandro Pereira, subsecretário de Trabalho e Qualificação da SMDEI. 

 

As inscrições serão recebidas até o dia 14 de junho, no site da Agência Besouro. As aulas acontecerão no período de 15 a 19 de junho, das 9h às 12h. 

+ Coronavírus: especialista dá dicas para pequenas e médias empresas 

teclado do computador
Prefeitura do Rio e Agência Besouro ofertam 30 vagas em curso online 
(Foto: Pixabay)

 

Recode tem inscrições abertas para qualificação em tecnologia

A ONG Recode, focada na transformação social e empoderamento digital de jovens, está com inscrições abertas para um programa de formação profissional gratuito. São oferecidas 216 vagas para capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social na área de Tecnologia, como desenvolvedores Full Stack.

Do total de vagas, 162 são para São Paulo e 54 para o Rio de Janeiro. Para participar do curso, é preciso ter idade entre 18 e 39 anos, ensino médio completo e renda de até um salário mínimo por pessoa. As inscrições ficarão abertas até o dia 26 de junho, no site da ONG.

+ Autoconhecimento é importante para liderar no trabalho remoto? 

Esses profissionais atuam em diversas partes de um projeto de desenvolvimento de softwares (sistemas e aplicativos). A atuação pode ocorrer durante a criação da interface, do código ou banco de dados.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e comunicação (Brasscom), em 2019, existiam 160 mil vagas não preenchidas no mercado de tecnologia. Diante disso, a Recode trabalha para ampliar o horizonte de brasileiros para essa demanda mercadológica. 

“Estamos no alvorecer da quarta revolução industrial. Hoje, o que se fala no mundo é sobre as novas habilidades digitais, como se adaptar e se recodificar. O Recode Pro é a solução da Recode para formar e inspirar jovens em situação de vulnerabilidade para serem participantes desse novo mundo”, destacou Rodrigo Baggio, fundador e presidente da Recode.

+ Saiba mais e inscreva-se