Estágio Braskem deseja atrair, sobretudo, estudantes negros

Braskem recebe inscrições para mais de 30 vagas de estagiário em DCX com processo seletivo inovador focado em diversidade racial.

Autor:
Publicado em:14/09/2020 às 18:30
Atualizado em:14/09/2020 às 18:30

Você é estudante de curso técnico ou superior e está em busca de uma oportunidade profissional? A petroquímica Braskem está com 34 vagas abertas em seu novo Programa de Estágio. A oferta é para atuação na unidade de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense.

Ao todo, são 20 chances para estágio universitário. Podem participar alunos cursando a partir do terceiro semestre do nível superior, em cursos como: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comércio Exterior.

Além de Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas); Engenharias; Cursos de TI Logística; Biologia; Psicologia; Química; Relações Internacionais; entre outros.

As outras 14 vagas são para o Programa de Estágio Técnico da Braskem. Nesse caso, as oportunidades são para alunos a partir do segundo semestre do curso técnico.

Para se inscrever, é necessário cursar Automação; Automação Industrial; Edificações Elétricas; Eletroeletrônica; Eletromecânica; Eletrônica, Eletrotécnica; Instrumentação.

Assim como Manutenção; Manutenção Mecânica; Mecânica; Mecatrônica; Metalurgia; Plásticos; Química; Química Industrial; Robótica ou Segurança do Trabalho e Soldagem.

 

Programa de Estágio Braskem
Braskem abre vagas em novo Programa de Estágio 
(Foto: Divulgação/Braskem)

Em ambos os casos, o programa terá duração de um ano. As inscrições já estão abertas! Os interessados poderão se cadastrar até 7 de outubro pelo site da petroquímica.

Este ano, o processo seletivo será 100% online e contará com game imersivo para analisar o perfil de cada concorrente conforme a ‘tomada de decisão’. Esse último teste substituirá a avaliação de Raciocínio lógico.

A seleção tem o objetivo de focar no alinhamento do perfil do candidato com a cultura da empresa.

+ CIEE anuncia 1.159 vagas de estágio no Rio de Janeiro

Seleção de estagiários terá etapa ‘gamificada’

Uma das fases do processo será um jogo imersivo, no qual o estudante escolherá um avatar com várias combinações de características físicas, contemplando a diversidade humana.

Ao navegar pela plataforma digital, desenvolvida em parceria com a Pushstart, o candidato passaá por etapas com elementos referentes ao negócio da Braskem, se apresentando e conhecendo melhor a empresa.

A avaliação será iniciada na segunda fase, com a resolução de desafios propostos. O Teste de Tomada de Decisão será aplicado na etapa “Braskem Makers”, uma dinâmica virtual em grupo na qual a liderança vai acompanhar o desempenho de cada um dos participantes.

O último passo será uma entrevista individual com os líderes de cada área que receberá o novo profissional.

“Entendemos que para esse novo direcionamento no processo seletivo é fundamental que os líderes também reflitam sobre seus vieses inconscientes e que tenham a habilidade de identificar os softs skills que são importantes para o dia a dia das nossas equipes”, diz Fernanda Tognolli, integrante da área de Pessoas e Organização da Braskem.

Botão com link para newsletter

Ela revela que a empresa intensificou a capacitação em diversidade e inclusão de todos os responsáveis pela seleção, para que tenham um olhar ainda mais cuidadoso.

“Nosso principal objetivo é que esta experiência seja enriquecedora para todos, e que os candidatos tenham a chance de conhecer mais a Braskem e que tomem a decisão de integrar o nosso time de forma consciente e responsável”.

+ P&G inscreve para Programa de Estágio Gerencial até dia 16

Estágio Braskem: mais diversidade e inclusão

Em evolução na temática Diversidade & Inclusão, o novo Programa de Estágio da Braskem traz novidades para garantir a diversidade racial. A meta é atrair, principalmente, o interesse de estudantes negros.

A Braskem ainda flexibilizou alguns critérios de seleção como o idioma inglês, que deixou de ser obrigatório em 40% das vagas. A seleção de currículos dos estudantes será feita às cegas, sem acesso a informações como idade e faculdade.

A empresa manteve parcerias com a Cia de Talentos, a consultoria Mais Diversidade e com coletivos negros de universidades para realizar inciativas direcionadas à atração, desenvolvimento e inclusão de grupos historicamente vistos como ‘minoria’ pela sociedade.

“O Programa de Estágio é a principal porta de entrada para a empresa e buscamos, todos os anos, revisar etapas, inovar e aprender com os desafios para cumprir a nossa missão de aumentar a representatividade de vários grupos, principalmente a de negros”, afirma Debora Gepp, responsável pelo Programa de Diversidade & Inclusão da Braskem.

Essas mudanças estão de acordo com a Proposta de Valor da Braskem construída em conjunto com os funcionários, representada pela sigla BeUX (Be = seja, U = Você e X experiência), ou seja, potencialize o que você tem de melhor por meio das experiências vividas.

“Na Braskem, acreditamos que as particularidades de cada indivíduo enriquecem o dia a dia, garantindo um ambiente mais criativo e com repertórios diferentes que contribuem para o aprendizado de todos”, finaliza Debora.

A Braskem é, hoje, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos.