Com a publicação oficial do edital do Concurso Nacional Unificado (CNU), o Qconcursos preparou um Raio-X completo para ajudar quem deseja conquistar uma vaga no serviço público.
O Raio-X do edital CNU reúne, em um só lugar, as principais informações sobre a seleção, como número de vagas, cargos, estrutura das provas, etapas, cronograma e regras para participação.
Além disso, é possível ter acesso ao perfil da banca Fundação Getulio Vargas (FGV).
→ Acesse o Raio-X gratuito agora mesmo e dê o primeiro passo rumo à sua vaga no serviço público.
Inscrições abertas até 20 de julho
As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado poderão ser realizadas entre os dias 2 e 20 de julho. O valor da taxa é de R$70.
Membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico), e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção da taxa. O prazo para solicitação vai de 2 a 8 de julho.
A prova objetiva está prevista para o dia 5 de outubro, das 13h às 18h. Os aprovados dentro do número de vagas estabelecido no edital serão convocados para a prova discursiva no dia 12 de outubro.
A aplicação da prova discursiva está marcada para o dia 7 de dezembro. A previsão é que a divulgação da primeira lista de classificação ocorra no dia 30 de janeiro de 2026.
Até 9 vezes o número de vagas por bloco/cargo
Serão convocados para a prova discursiva, independentemente do nível de escolaridade, o equivalente a nove vezes o número de vagas por bloco/cargo, tanto para ampla concorrência, quanto para vagas reservadas.
Por exemplo, para um cargo com 100 vagas, serão convocados 900 concorrentes para a segunda fase, com a seguinte divisão:
- ampla concorrência (65 vagas): 9 x 65 = 585;
- pessoas negras (25 vagas): 9 x 25 = 225;
- pessoas indígenas (3 vagas): 9 x 3 = 27;
- pessoas quilombolas (2 vagas): 9 x 2 = 18;
- pessoas com deficiências (5 vagas): 9 x 5 = 45.
