Agências do INSS reabrem na segunda, mas só farão atendimentos agendados
Com reabertura marcada para a próxima segunda, 14, as agências do INSS vão atender apenas por agendamento feito pelo Meu INSS ou 135.
Autor:
Publicado em:10/09/2020 às 11:02
Atualizado em:10/09/2020 às 11:02
Suspenso desde março, o atendimento presencial das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta a acontecer a partir da próxima segunda-feira, 14. Neste momento, o horário será das 7h às 13h, porém, para ser atendido, é preciso agendar.
Para isso, os segurados devem acessar osite do Meu INSS - também disponível em aplicativo - ou ligar para o número 135. De acordo com o instituto, haverá atendimento para os seguintes serviços:
Avaliação social;
Cumprimento de exigência;
Justificação administrativa;
Perícia médica;
Reabilitação profissional.
Quem comparecer sem horário marcado não será atendido, ressalta o INSS. A decisão visa evitar aglomerações tanto dentro, quanto fora das agências, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
Até então, todos que precisavam dos serviços do instituto estavam sendo atendidos por canais remotos. Mesmo com a reabertura das agências, os segurados ainda poderão contar com esse tipo de atendimento.
Se o segurado tiver dúvidas em relação ao uso do Meu INSS, o instituto disponibilizou um guia que ensina a gerar senha e solicitar os serviços e benefícios disponíveis. Para conferir, basta acessar o site do órgão.
Além disso, o INSS informou que a reabertura vai considerar as especificidades de cada um das agências espalhadas pelo país. Cada unidade vai avaliar o número de servidores e contratados disponíveis, organização do espaço físico e disponibilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.
Caso a unidade não tenha condições necessárias para realizar os atendimentos, ela continuará em regime de plantão reduzido. Segundo o instituto, os atendimentos presenciais seguirão as medidas de segurança necessárias.
"As agências que reabrirão seguirão todos os protocolos de distanciamento, com a devida sinalização nos pisos e demais orientações. Em cartazes, constarão todos os protocolos de segurança e a sinalização por cor em cada área das agências, alertando segurados e servidores de que, naqueles locais, é obrigatório o uso de determinados equipamentos de proteção", afirma o INSS.
Prova de vida volta em outubro
O recadastramento anual de aposentados e pensionistas - também chamado de prova de vida - segue suspenso até o dia 30 de setembro. A partir de outubro, os pensionistas já deverão comparecer na agência para cumprir a exigência.