Souza Cruz aborda empreendedorismo criativo em curso para jovens

Pessoas de 18 a 35 anos terão capacitação e mentoria

Autor:
Publicado em:20/08/2020 às 15:30
Atualizado em:20/08/2020 às 15:30

Estão abertas as inscrições para participar da terceira edição do Decola Jovem, curso gratuito e 100% online do Instituto Souza Cruz, focado no empreendedorismo criativo em tempos de crise econômica.

O público-alvo é composto por jovens com idade entre 18 a 35 anos, que tenham alguma ideia de negócio ou que já sejam empreendedores. Ao todo serão 50 vagas.

No final do curso, os participantes receberão ajuda de consultores em seus planos de negócios. As inscrições vão somente até o próximo dia 23 de agosto, pelo site do Decola Jovem.

Criado para incentivar os jovens a encontrarem no empreendedorismo uma alternativa de trabalho e geração de renda, o programa é fruto do Instituto Souza Cruz e a execução é realizada com a parceria da ONG Besouro Agência de Fomento Social.

Também tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, do Conselho Municipal de Juventude, do Jovem 021, organização que conecta jovens no estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. 

Botão com link para Newsletter

Aulas começam no dia 14 de setembro, todas online

As aulas ocorrerão entre os dias 14 e 18 de setembro, de 17h às 20h. Elas serão ministradas por meio de uma plataforma de ensino à distância, que poderá ser acessada por computador ou celular. 

Nesses cinco dias, os participantes aprenderão temas como:

  • Como tirar as suas ideias de negócio do papel;
  • O passo a passo para a construção de um empreendimento;
  • Planejamento do plano de negócios;
  • Desenvolvimento da marca a ser trabalhada;
  • Projeção financeira de médio e longo prazo; e
  • Fluxo de caixa.

Também vão aprender técnicas para serem criativos mesmo durante a crise financeira que o país enfrenta. Depois da capacitação, os participantes ainda receberão mentorias exclusivas, durante 90 dias, para acompanhamento do plano de negócio.

+ Nube mantém crescimento ao anunciar mais de 4 mil vagas de estágio

Curso gratuito para jovens empreendedores
Curso gratuito para jovens empreendedores inscreve até dia 23
(Foto: Reprodução)

Regina Maia, presidente do Instituto Souza Cruz, defende que este é um momento chave para investir na criatividade de jovens empreendedores. Tendo em vista que, esse período de incertezas, é também de oportunidades para quem conseguir trazer novas soluções para o mercado.

Senac RJ promove workshops de boas práticas sanitárias a baixo custo

"Planejamos esta edição do Decola Jovem pensando nos detalhes, para que esses participantes tenham acesso a um conteúdo rico, com estratégias baseadas no cenário atual e de médio prazo, que resultem na geração de renda para estes alunos e suas famílias", explica.

De acordo com o Instituto, o Decola Jovem já mostrou resultados. Uma participante da primeira edição, realizada em 2019, viu o seu negócio de pipocas gourmet alavancar com os ensinamentos e mentoria do programa.

É Lohanny Machado, hoje, proprietária da Pipolovers Gourmet, que já vende por delivery e retirada. O empreendimento teve faturamento aumentado em cinco vezes em comparação ao anterior ao curso. 

"Fazer parte do programa foi extremamente importante para mim e para o desenvolvimento operacional da empresa. Aprendi a distinguir entre receita e despesa, capital de giro, capitalização entre outros assuntos relacionados. Em questão de marketing, uma dica é entender que hoje se você não está na internet, você simplesmente não existe", conta.