TJ-BA suspende concurso público com 50 vagas para juízes

Tribunal de Justiça da Bahia suspende concurso para juízes aberto em 2018. Oferta do edital é de 50 vagas.

Autor:
Publicado em:17/05/2019 às 14:13
Atualizado em:17/05/2019 às 14:13

O concurso para juízes substitutos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) está suspenso. O comunicado foi divulgado no Diário da Justiça Eletrônico do estado nesta sexta-feira, 17, e no site do Cebraspe, organizador. 

O documento não informa qual foi o motivo alegado para a suspensão. FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o Tribunal para questionar a respeito, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. O processo está em andamento no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Acesse o comunicado de suspensão do concurso

Publicado em setembro de 2018, o concurso TJ-BA já havia divulgado o resultado preliminar das provas discursivas, cujas questões foram alvo de recursos. De acordo com informações da banca organizadora, a seleção teve um total de 8.369 inscrições homologadas. 

Suspensão de concursos públicos: como funciona?

TJ-BA  (Foto: Prefeitura de Guanambi)
Concurso TJ-BA oferece 50 vagas de juiz substituto
 (Foto: Prefeitura de Guanambi)

Iniciais do concurso chegam a R$23 mil

O concurso TJ-BA visa o preenchimento de 50 vagas efetivas na carreira juiz de direito substituto. Das oportunidades, 32 são destinadas à ampla concorrência, três são reservadas para candidatos com deficiência e 15 para negros.

. Leia também: TJ-BA segue sem previsão de concurso para servidores, segundo Seplan

A remuneração inicial oferecida para o cargo é de R$23.284,14. Para ingressar é preciso ser bacharel em Direito, além de apresentar documentação comprobatória de tempo de atividade jurídica. São consideradas atividades jurídicas:

Atividade exercida, com exclusividade, por bacharel em Direito;
Exercício de advocacia de no mínimo 12 meses;
Exercício de cargos, empregos e funções, inclusive de magistério superior,  que exijam a utilização de conhecimento jurídico.

As próximas etapas do concurso TJ-BA, se retomado, serão inscrição definitiva; sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental; exame psicotécnico; prova oral; e avaliação de títulos.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

[VIDEO id="7935"]