Antaq estuda participação no Concurso Nacional Unificado

Com autorização para preencher 30 vagas de especialista, Antaq ainda analisa sua participação no Concurso Nacional Unificado. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:04/09/2023 às 16:46
Atualizado em:04/09/2023 às 16:56

O Governo Federal realizará um Concurso Nacional Unificado (CNU). A proposta é aplicar uma única prova para os órgãos que receberam autorização este ano. 


A adesão ao concurso unificado, também chamado de "Enem dos concursos", é voluntária. Ou seja, os órgãos e ministérios que têm aval para preenchimento de vagas poderão decidir por participar ou não da seleção nesses moldes. 


A escolha sobre a adesão ao CNU deve ser comunicada até o dia 29 de setembro. Isso seguindo o cronograma do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, que está a frente da organização do concurso unificado. 


Folha Dirigida por Qconcursos entrou em contato com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para verificar se já existe uma decisão sobre a adesão ao CNU. De acordo com a autarquia, o assunto ainda está em análise.

“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos apresentou o modelo de Concurso Nacional Unificado na última sexta-feira, 25 de agosto de 2023, informando quanto à possibilidade de adesão voluntária dos órgãos ao modelo apresentado. A informação que existe no momento é que os órgãos terão até o dia 29 de setembro para aderir à proposta. Dessa forma, a ANTAQ ainda está analisando as alternativas para a realização do concurso em questão”, disse a agência, em nota enviada à reportagem.

Antaq tem autorização para realizar novo concurso

(Foto: Divulgação/Governo Federal)


O Concurso Nacional Unificado tem provas previstas para fevereiro ou março de 2024. A ideia é que as avaliações ocorram em 180 cidades espalhadas por todo país. Com isso, o Governo Federal quer democratizar o acesso ao serviço público.


O edital do CNU está previsto para publicação até 20 de dezembro. Tire todas as dúvidas sobre o concurso unificado aqui!

Concurso Antaq tem autorização para 30 vagas

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) recebeu, em julho, autorização para um novo concurso com 30 vagas.


O aval é somente para ingresso na carreira de especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários


Para concorrer, será preciso ter o nível superior completo. A remuneração atual é de R$17.071,35, já com o vencimento básico recém-reajustado e o auxílio-alimentação de R$658. 


De acordo com os prazos definidos na portaria autorizativa do concurso, a Antaq tem até o dia 15 de janeiro para publicar o edital, caso não participe do CNU.


Já as provas deverão ocorrer em até dois meses após o edital. Caso a agência opte por aderir ao Concurso Nacional Unificado, a Antaq cumprirá os prazos pré-determinados. 


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o COMBO DA APROVAÇÃO, com descontos especiais e limitados em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse e confira:

  • combos inéditos;
  • novas ofertas e descontos imperdíveis; e
  • mentorias exclusivas com os maiores professores do país.

Último concurso Antaq foi realizado em 2014

Desde 2014, a Antaq não realiza novos concursos. O último edital trouxe a oferta de 143 vagas em cargos dos níveis médio e superior, para lotação em diversas cidades.


Foram 19 chances para técnico administrativo e 55 para técnico em regulação de serviços de transportes aquaviários. Além de 17 vagas para analista administrativo e 52 para especialista em regulação de transportes aquaviários.


Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas.


Os exames foram realizados nas cidades de Belém/PA, Brasília/DF, Corumbá/MS, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Manaus/AM, Paranaguá/PR, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP e Vitória/ES.


Para os cargos de nível superior, o concurso Antaq contou também com prova de títulos. No caso do especialista, a última fase foi composta pelo curso de formação.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos