CNU: RS tem menos mil candidatos e mudanças de locais de prova

Após enchentes, cai número de inscritos do Rio Grande do Sul no CNU. Estado também terá mudanças nos locais de prova; veja!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:23/07/2024 às 15:28
Atualizado em:23/07/2024 às 15:38

O número de inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU), que realizariam as provas no Rio Grande do Sul, diminuiu após as enchentes no estado. Dos 80.348 candidatos, o número caiu para 78.679.


Em função da mudança na data das provas do CNU, de maio para agosto, o Governo Federal abriu um prazo para que candidatos de todo o país pudessem solicitar o reembolso da taxa de inscrição.


No Rio Grande do Sul, mais de mil pedidos para a devolução da taxa de inscrição foram efetuados. Em todo o país, esse quantitativo foi de 31.050, segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).


As provas do concurso estavam marcadas para 5 de maio, mas foram adiadas em função das enchentes e do estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul. A nova data escolhida foi 18 de agosto.


O MGI, pasta responsável pela organização e idealização do concurso, garantiu que as dez cidades de prova do Rio Grande do Sul terão condições de receber os candidatos.

“Fizemos um esforço conjunto e articulado dos governos federal, estadual e prefeituras das cidades gaúchas para garantir que o Rio Grande do Sul participasse do concurso junto com todos os estados do Brasil. Podemos garantir à população que o estado está preparado para realizar a prova no dia 18 de agosto”, destacou o coordenador-geral de Logística do CPNU, Alexandre Retamal.

Embora não tenha ocorrido mudança nas cidades de provas, seis locais de aplicação tiveram que ser alterados em função dos danos provocados pelas enchentes, sendo quatro escolas na Região Metropolitana de Porta Alegre e duas em Santa Maria. 

Alguns locais de prova no RS serão modificados em razão das enchentes

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)


Confira o número atualizado de inscritos, que realizarão as provas do CNU, no Rio Grande do Sul:

  • Porto Alegre: 37.546;
  • Pelotas: 10.795;
  • Santa Maria: 7.778;
  • Passo Fundo: 4.943;
  • Santo Ângelo: 4.285;
  • Caxias do Sul: 3.906;
  • Santa Cruz do Sul: 2.922;
  • Bagé: 2.553;
  • Uruguaiana: 2.533; e
  • Farroupilha: 1.228.

Locais de prova do CNU saem no dia 7 de agosto

Os candidatos do Concurso Nacional Unificado deverão consultar o novo Cartão de Conformação de Inscrições (CCI), a partir do dia 7 de agosto, pela página do concurso.


O novo cartão trará as informações atualizadas sobre o local de aplicação das provas, com os horários e sala em que o candidato deverá comparecer.


No Rio Grande do Sul, há um acordo para que as prefeituras disponibilizem transporte público suficiente nos horários antes da abertura dos portões. Além de organizarem com o comércio local a abertura de restaurante e lanchonetes, já que as provas serão em dois turnos.


Para garantir os deslocamentos dos candidatos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá atuar nas rodovias para facilitar o acesso aos locais.


Os cadernos de prova, que seriam aplicados no dia 5 de maio, foram recolhidos e armazenados em locais seguros com fiscalização 24 horas por dia.


De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nenhum malote foi violado.


Desta forma, as provas do dia 18 de agosto serão as mesmas que seriam aplicadas em maio.

Clique e saiba mais

Provas do CNU serão realizadas em dois turnos

Os candidatos realizarão as provas no dia 18 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde. Confira os horários a seguir:


Turno da manhã

  • Abertura dos portões: 7h30  
  • Fechamento dos portões: 8h30  
  • Início da aplicação: 9h  
  • Duração da prova: 2h30  
  • Término da aplicação: 11h30
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30

Turno da tarde

  • Abertura dos portões: 13h 
  • Fechamento dos portões: 14h 
  • Início da aplicação: 14h30 
  • Duração da prova: 3h30
  • Término da aplicação: 18h
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.

No turno da manhã, os inscritos nos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.


Para o bloco de nível médio (8), os participantes farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.  


No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.


Já os candidatos no bloco de nível médio (8) farão mais 40 questões objetivas.


Baixe o "Manual das Provas CNU". Nele, você terá acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!

Candidatos receberão folha para anotação das respostas

Após acordo com a Defensoria Pública da União e o Ministério Público, os candidatos do CNU receberão duas folhas para anotação de suas respostas nas provas objetivas. Com isso, poderão conferir com o gabarito oficial, que será divulgado no dia 20 de agosto.


Será entregue uma folha a cada período: uma para as provas da manhã, outra para a prova da tarde.


A folha da manhã não poderá ser levada para dentro da sala no período da tarde, devendo ser guardada no envelope oferecido pelos fiscais para guardar utensílios pessoais como telefones e chaves.

“Inicialmente, a decisão de não fornecer essas folhas foi tomada por motivos de segurança, conforme orientações de órgãos federais que apontaram o uso dessas folhas por quadrilhas para fraudar concursos. No entanto, entendemos as expectativas e o direito dos candidatos de registrar suas respostas. Cada candidato receberá uma folha de rascunho do cartão de respostas com o número exato de questões, permitindo o preenchimento preciso.” explicou o coordenador-geral de Logística do CPNU, Alexandre Retamal, em entrevista ao CanalGov.

Aqueles que desejarem levar para a casa a folha com as anotações devem aguardar até os últimos 30 minutos de prova.


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 22.921,71

Cargos

9

Vagas

13280
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

TSE - Analista Judiciário - Aula de Língua Portuguesa: Morfologia - Resolução de questões

Equipe Qconcursos