De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), para 94,6% dos mais de 2 milhões de inscritos, os deslocamentos até os locais de prova serão de até 100 km.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em 228 municípios, em todos os estados brasileiros. Foram definidos 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas.
A força de trabalho estimada para atuação no Concurso Unificado é de 215 mil trabalhadores. Para garantir a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação.
Ao todo, 1.442 rotas de distribuição foram mapeadas e serão utilizadas para levar a prova aos locais. Em todo o país, serão 4.146 coordenações de aplicação, sendo cerca de 517 participantes do concurso por coordenação.
Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação.
Tais ações buscam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para aplicantes que estão fazendo o concurso.
Reta final de preparação para o CNU! No dia 26 de abril, o time de professores do Qconcursos fará uma revisão no Madrugadão CNU. Saiba como participar aqui!
Provas do CNU serão aplicadas no dia 5 de maio
(Foto: Rovena Rosa)
O coordenador-geral de logística do CNU, Alexandre Retamal, reforçou a importância de checar atentamente as informações do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).
“Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto. Se tiver qualquer tipo de erro ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa - às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso - então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explicou o coordenador-geral.
Em caso de erros no CCI, o candidato pode solicitar a correção. Para isso é necessário entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, banca organizadora, pelo telefone: 0800 701 2028.
Provas do CNU serão aplicadas em dois turnos
Os candidatos do Concurso Unificado serão submetidos a provas objetivas e discursivas nos turnos da manhã e da tarde, do dia 5 de maio. Confira os horários:
Turno da manhã
Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 8h30
Início da aplicação: 9h
Término da aplicação: 11h30
Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30
Duração da prova: 2h30
Turno da tarde
Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da aplicação: 14h30
Término da aplicação: 18h
Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.
Duração da prova: 3h30
No turno da manhã,os inscritos nos blocos de nível superior (1 a 7) deverão responder a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.
Para o bloco de nível médio (8), os participantes farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.
Já os candidatos no bloco de nível médio (8) farão mais 40 questões objetivas.
Será eliminado quem obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.
De acordo com o MGI, serão aceitos documentos digitais. O candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, que acontecerá na entrada da sua sala.
Por essa razão, é importante que já tenha o aplicativo baixado no celular. O aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet.
"Teste antes para se certificar que está funcionando corretamente. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone", recomenda o Ministério da Gestão, que organiza o concurso.
Quanto às canetas, o MGI orienta que os concorrentes levem reservas. Isso porque não serão fornecidas canetas e não será permitido se comunicar durante as provas.
Como uma camada de proteção extra, a Polícia Federal recomendou e foi acrescentado aos editais do CNPU, a previsão de coleta das digitais e material para o exame grafológico de todos os participantes, no momento da realização da prova.
Esse novo processo buscará assegurar que o candidato que esteja prestando a prova será a mesma pessoa que irá tomar posse do cargo, em caso de aprovação.
O sistema vai funcionar assim: quando os candidatos receberem as provas nas salas de aplicação, eles irão preencher o cartão de resposta com seus dados, assinar e escrever a frase, que é o exame grafológico.
Nesse momento, um aplicador da prova circulará pela sala para coletar a digital, que ficará também registrada no próprio cartão de resposta.
Com esse processo, o cartão terá as escolhas das questões, o exame grafológico, a assinatura do candidato e a coleta da digital.
Para elevar a segurança e evitar possíveis fraudes, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou que os concorrentes não poderão levar os cadernos de questões, em nenhum dos turnos, nem fazer a anotação do gabarito no cartão de confirmação.
Os cadernos de questões terão diferentes versões. O conteúdo será o mesmo, a depender do bloco temático, mas as questões serão embaralhadas para cada versão.
O Governo Federal já adota essa mesma estratégia nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que os concorrentes recebem os cadernos de provas com diferentes cores.
O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos será de duas horas. Caso termine antes do tempo, o MGI recomenda aos concorrentes que aproveitem para revisar as questões.
Se o candidato sair antes, será eliminado do concurso.
Os cadernos de questões das provas serão disponibilizados na página do concurso a partir das 20h do dia 5 de maio. Já os gabaritos oficiais serão publicados no dia 7.
A imagem do cartão-resposta de cada um dos participantes será publicada no dia 3 de junho, conforme o edital.
Com o cartão-resposta, o candidato poderá verificar suas respostas com o gabarito oficial.
CNU bate recorde com mais de 2 milhões de inscritos
No total, estão disponíveis 6.640 vagas imediatas para diferentes cargos de níveis médio e superior de 21 órgãos do Poder Executivo Federal.
Essas chances estão agrupadas por oito blocos temáticos, que representam as áreas de Políticas Públicas Brasileiras. Só foi possível se candidatar para um dos blocos temáticos.
Abaixo, veja a relação candidato por vaga, de acordo com o bloco temático do CNU:
Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias
Vagas: 727
Inscritos: 121.838
Concorrência: 167,59 candidatos
Bloco 2 - Tecnologia, Dados, e Informação
Vagas: 597
Inscritos: 77.943
Concorrência: 130,55 candidatos
Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas
Vagas: 530
Inscritos: 102.922
Concorrência: 194,19 candidatos
Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor
Vagas: 971
Inscritos: 336.284
Concorrência: 346,32 candidatos
Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Vagas: 1.016
Inscritos: 300.766
Concorrência: 296,02 candidatos
Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação
Vagas: 359
Inscritos: 74.283
Concorrência: 206,91 candidatos
Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública
Vagas: 1.748
Inscritos: 429.370
Concorrência: 245,63 candidatos
Bloco 8 - Nível Intermediário
Vagas: 692
Inscritos: 701.029
Concorrência: 1.013,04 candidatos
Quer impulsionar seus estudos nesta reta final do Concurso Unificado? Então prepare-se com o Madrugadão do CNU!