De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait), o secretário do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Felipe Brandão, informou que o curso de formação estava planejado para janeiro, com a posse marcada para abril.
No entanto, esses prazos serão ajustados. Isso porque o novo cronograma divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) adiou a publicação do resultado final desta quinta, 21 de novembro, para 11 de fevereiro.
Esse atraso ocorreu devido à reintegração de 32.260 candidatos ao processo seletivo, como resultado de um acordo judicial entre a União e o Núcleo Central de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Para atender ao estabelecido no acordo judicial, o novo cronograma do CNU prevê a divulgação dos resultados finais para o dia 11 de fevereiro de 2025.
Confira, a seguir, o cronograma atualizado do Concurso Nacional Unificado:
Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos: 25 de novembro de 2024
Envio de títulos: 4 e 5 de dezembro de 2024
Análise de títulos: 6 de dezembro de 2024 até 10 de janeiro de 2025
Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações: 9 de dezembro de 2024
Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas das provas discursiva e redações: 9 e 10 de dezembro de 2024
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações: 20 de dezembro de 2024
Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros: 23 de dezembro de 2024
Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência: 6 a 10 de janeiro de 2024
Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas: 11 e 12 de janeiro
Resultado preliminar da avaliação de título: 15 de janeiro de 2025
Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos: 15 e 16 de janeiro de 2025
Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência: 17 de janeiro de 2025
Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência: 17 e 18 de janeiro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos: 11 de fevereiro
Previsão de divulgação dos resultados finais: 11 de fevereiro.
Novo cronograma do CNU adia posse dos aprovados do concurso AFT
(Foto: Governo Federal)
Nesta quinta-feira, 21, o coordenador-geral de Logística do CNU, Alexandre Retamal, informou que as novas datas dos cursos de formação estão em negociação junto à Escola Nacional de Administração Pública (Enap), os órgãos e empresas que estão sendo contratadas.
Além do Cebraspe, foram consideradas pela pasta as propostas das seguintes instituições: Fundação Cesgranrio, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação Getulio Vargas (FGV).
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) também foi consultada, mas declinou o convite.
Detalhes sobre o curso de formação do concurso AFT
De acordo com o estudo técnico, o curso de formação para auditores-fiscais do trabalho será realizado em uma única cidade, preferencialmente Brasília DF.
Durante o curso, os participantes serão submetidos a duas provas objetivas, cada uma com 60 questões, como forma de avaliação.
Após a conclusão dessa etapa, os candidatos aprovados serão designados para posse e lotação. Tradicionalmente, os auditores-fiscais do trabalho são alocados em diferentes regiões do país.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, já indicou uma das áreas prioritárias de lotação: a fiscalização dos portos brasileiros.
"Após o encerramento do Concurso Nacional Unificado, que fará a seleção de servidores públicos, muitos serão designados para atuar na fiscalização dos portos. O aumento no número de fiscais do trabalho nos portos brasileiros será reavaliado", afirmou o ministro, em abril.
A distribuição das vagas será informada juntamente com o ato de nomeação e convocação dos aprovados, permitindo a escolha dos locais de trabalho e posse.
A definição do local de lotação ocorrerá no momento da convocação, considerando tanto as necessidades do Ministério do Trabalho quanto as preferências dos candidatos.
Aqueles que obtiverem as maiores pontuações nas provas terão prioridade na escolha.
Concurso AFT teve mais de 300 mil inscritos
A carreira de auditor-fiscal do trabalho atraiu 315.899 inscritos, concorrendo às 900 vagas oferecidas.
No ranking de maior número de inscritos no Concurso Unificado, o cargo de AFT ocupa a terceira posição, ficando atrás apenas de técnico em indigenismo (Funai), com 323.250 candidatos, e do técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE (região Nordeste), com 316.543 inscrições.
Com exigência de nível superior em qualquer área, o cargo de auditor-fiscal do trabalho oferece remuneração inicial de R$23.921,71, incluindo o vencimento básico e o auxílio-alimentação de R$1 mil.
As vagas para AFT estão concentradas no Bloco 4 do Concurso Nacional Unificado.