Concurso Anatel: agência diz que avalia CNU, lotação e vagas

Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a Anatel informa que está em análise pela comissão a lotação das vagas e adesão ao Concurso Unificado.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:12/09/2023 às 16:01
Atualizado em:12/09/2023 às 16:08

A Agência Nacional de Telecomunicações informou que a comissão formada para acompanhamento do seu concurso Anatel está trabalhando para definir a alocação das vagas autorizadas, além da possível adesão ao Concurso Nacional Unificado.


Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a autarquia disse:

"(...) está sob análise desta Agência a definição específica acerca da alocação geográfica das vagas autorizadas e sobre o quantitativo de vagas por especialidade que constarão do edital, bem como está sendo avaliada a possibilidade ou não de adesão ao projeto de Concurso Nacional Unificado promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)".

Vale lembrar que o concurso Anatel foi autorizado com previsão de 50 vagas efetivas e imediatas.


Todas as oportunidades serão para a carreira de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações, cuja exigência é o nível superior completo.


A portaria de autorização não informa as especialidades e caberá a Anatel definir quais são as áreas prioritárias de acordo com a sua necessidade de pessoal.


A carreira de especialista tem ganhos de R$17.071,35, sendo o valor referente ao vencimento inicial mais o auxílio-alimentação.

Adesão ao CNU pode ser confirmada esta semana

A adesão dos órgãos federais ao Concurso Nacional Unificado é voluntária, mas eles têm um prazo para confirmar se vão aderir ao novo modelo, chamado também de "Enem dos Concursos".


De acordo com o secretário do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), José Celso Cardoso Jr, até esta sexta-feira, 15, o Governo Federal deve ter a lista dos órgãos confirmados, ou seja, aqueles que demonstraram interesse.


Todos terão até o final de setembro para assinar o termo de adesão.


A Anatel pode estar nesta lista, já que, conforme apurou Folha Dirigida por Qconcursos, as agências reguladoras estão entre os órgãos pré-confirmados. Veja lista aqui!


Quer se preparar para o Concurso Nacional unificado? Então acesse o material exclusivo do Qconcursos. Clique aqui e confira!

Anatel tem concurso autorizado para efetivos e preencherá vagas de nível superior

(Foto: Agência Brasil/André Luís Pires de Carvalho)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

O que é o Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Nacional Unificado é uma proposta anunciada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), que visa preencher as vagas autorizadas de órgãos federais de forma centralizada.


O objetivo é realizar um único dia de provas, no primeiro trimestre de 2024, com aplicação em cerca de 180 cidades pelo país, no estilo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


Em 2023, o Governo Federal autorizou mais de 8 mil vagas em concursos federais. Porém, ainda não se sabe quantas vagas serão ofertadas neste concurso unificado.


O objetivo do MGI é conseguir preencher 7.826 vagas, podendo chegar a 10 mil postos preenchidos com o cadastro de reserva.


Quer saber tudo sobre o Concurso Nacional Unificado? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Veja como foi o último concurso Anatel

O último concurso Anatel foi realizado em 2014, ficando válido até 2017. Ou seja, a agência não pode mais convocar aprovados, sendo necessário realizar uma nova seleção para suprir os cargos vagos.


Em 2014, foram ofertadas 100 vagas. Do total, 20 foram para o cargo de técnico administrativo, nas áreas de Administração e Comunicação, e 12 para o técnico em regulação de serviços de telecomunicação. As funções tinham o nível médio como requisito.


Já no nível superior as vagas foram distribuídas pelos cargos de analista administrativo (20), nas áreas de Arquitetura, Direito e Engenharia Civil, e especialista em regulação de serviços de telecomunicação (48), nas especialidades de Economia e Contabilidade, entre outras.


Com organização do Cebraspe, o concurso foi composto por provas objetiva, discursiva e de títulos.


No exame de múltipla escolha foram cobradas 120 questões, sendo elas de Conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70).


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!