Concurso Aneel: órgão divulga edital do curso de formação

Saiu o edital com as informações do curso de formação do concurso Aneel. Vagas foram ofertadas no CNU. Veja os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:03/02/2025 às 09:41
Atualizado em:03/02/2025 às 09:41

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 3 de fevereiro, o edital com as informações do curso de formação do concurso Aneel. As vagas para a Agência Nacional de Energia Elétrica foram ofertadas no CNU.

Conforme indicado no edital, o curso de formação será de caráter eliminatório e classificatório, com carga horária de 140h, a serem cumpridas com 8 horas-aula diárias, de segunda a sexta-feira.


Por meio do curso de formação, os candidatos serão introduzidos aos conhecimentos aplicados e às práticas utilizadas na Aneel, necessários ao desempenho das atividades inerentes ao cargo.


O curso será realizado no Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (ISC/TCU), localizado no Setor de Administração Federal Sul (SAFS), em Brasília, DF.


A formação do concurso Aneel será realizada entre os dias 24 de março e 16 de abril de 2025.


Candidatos passarão por provas ao final do curso

Conforme indicado no edital do curso de formação, os candidatos do concurso Aneel serão submetidos à prova objetiva ao final do curso.


A prova será de caráter eliminatório e classificatório, composta por 100 questões. O exame abordará assuntos tratados ao longo do curso de formação e será organizado pelo Cebraspe.


A prova será no modelo CERTO ou ERRADO e será aplicada no dia 17 de abril, a partir das 9h, com duração total de 3 horas.


Não haverá sistema de penalidade em casos de marcações em desacordo com o gabarito oficial da banca organizadora.


Para não ser eliminado, o candidato do curso de formação do concurso Aneel deverá obter nota igual ou superior a 60% dos pontos.


Cabe destacar que o candidato também pode ser eliminado caso se enquadre nas seguintes condições:

  • deixar de efetuar a matrícula no curso de formação;
  • não obter frequência intergal em todas as disciplinas, ressalvado 25% de faltas justificadas; ou
  • não satisfazer ou descumprir os demais requisitos legais, regulamentares e/ou regimentais.

A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!

Aneel divulga edital do curso de formação

(Foto: Divulgação)


Concurso Aneel está no CNU

As 40 vagas autorizadas pelo MGI para a Aneel, em 2023, foram ofertadas no Concurso Nacional Unificado.


As oportunidades foram divididas entre os blocos 1 (Infraestrutura, Exatas e Engenharias) e 6 (Setores Econômicos e Regulação).


As provas do CNU foram aplicadas no dia 18 de agosto. Ao todo, 970.037 inscritos participaram da seleção.


No período da manhã, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderam a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.


No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), foram aplicadas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.


Foi eliminado quem obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.

Conovocação prevista para esta semana

Os resultados finais do CNU e a convocação para o curso de formação estão previstos para acontecer na terça-feira, 4 de fevereiro.


Cada candidato deverá verificar, pela página oficial do concurso, se foi convocado para participar do curso de formação e para qual carreira.


Os convocados terão só dois dias, 4 e 5 de fevereiro, para confirmar a participação no curso. Se todas as vagas não forem preenchidas, estão previstas outras duas chamadas, para chegar ao quantitativo anunciado.


Atenção! A chamada para o curso de formação, em carreira específica, implica a eliminação do candidato para os cargos elencados abaixo na sua lista de preferência.


A confirmação de interesse em participar do curso de formação só precisará ser feita uma única vez, ainda que o candidato seja posteriormente convocado para cargos de maior preferência.

Novo edital foi solicitado para mais de 200 vagas

A Agência Nacional de Energia Elétrica pediu novo edital de concurso público para 206 vagas, que, somadas às 40 já ofertadas no CNU, permitem ao órgão se aproximar do quantitativo indicado na lei que organiza os cargos efetivos nas agências reguladoras.


Ao todo, as mais de 200 oportunidades solicitadas se dividem entre as seguintes carreiras:

  • 88 cargos de técnicos administrativos;
  • 48 cargos de analistas administrativos; e
  • 30 cargos de especialista em regulação de serviços públicos de energia.

O cargo de técnico administrativo exige o nível médio, enquanto as demais áreas correspondem às especialidades de nivel superior.


No momento, o salário do aprovado será de até R$17 mil.


Clique para entrar agora