A expectativa, segundo o próprio MGI, é que as vagas sejam destinadas aos novos ministérios da área Social, cuja necessidade é para analistas de políticas sociais.
O aval foi anunciado nesta terça-feira, 18, pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. Na ocasião, o Governo Federal autorizou um pacote com 3.026 concursos em 22 órgãos.
Quando sairá o edital do concurso ATPS?
A portaria autorizativa deve ser publicada, em breve, no Diário Oficial da União, trazendo a prazo máximo para a publicação do edital.
O prazo, segundo o governo, será de até seis meses. Desta forma, o edital deverá ser publicado até janeiro de 2024.
Porém, a ministra Esther Dweck já garantiu que a previsão é de que os editais sejam autorizados e publicados ainda este ano.
As nomeações estão previstas para o próximo ano, haja vista que não há tempo hábil para realizar todas as fases do concurso e ainda proceder com as nomeações.
Agora que a seleção foi autorizada, uma comissão será formada para iniciar o processo de escolha da banca. O concurso para as carreiras transversais será de responsabilidade do próprio MGI.
Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!
Ministério da Gestão autoriza concurso para carreiras transversais
(Foto: Governo Federal)
Prepare-se para concursos! Confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Concurso para as carreiras transversais somam 1.100 vagas
Com o aval para o concurso de analista técnico de políticas sociais (ATPS), agora as carreiras transversais somam 1.100 vagas.
Isso porque no primeiro anúncio do governo, em junho, já tinham sito autorizadas 600 vagas.
Desse total, 300 oportunidades serão para analista de Infraestrutura (AIE) e 300 para analista em Tecnologia da Informação (ATI).
Segundo o governo, os aprovados nesses concursos poderão ser lotados em diferentes ministérios, conforme a necessidade.
Veja também:
+ Concurso para analista em TI terá nomeações no início de 2024
Os analistas em Tecnologia da Informação (ATIs), por exemplo, poderão atuar na Secretaria de Logística e de Tecnologia da Informação (SLTI/MP) e em outros órgãos do Governo Federal.
Atualmente, eles estão em exercício no Órgão Central, nos Órgãos Setoriais, que são os Ministérios e os órgãos da Presidência da República, nos Órgãos Seccionais, que são as Autarquias e Fundações, além dos Órgãos Correlatos.
Banca organizadora está sendo escolhida
Os primeiros concursos já estão em fase avançada e recebendo proposta das bancas organizadoras. As interessadas em executar os concursos para as carreiras transversais enviaram seus ofícios ao Ministério da Gestão e Inovação.
O Instituto Nosso Rumo já enviou ofício apresentando seus serviços e técnicas. Além da instituição, outras bancas foram contatadas, mas não foi possível confirmar os nomes.
Em resposta à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos, a Assessoria de Imprensa do MGI confirmou que as áreas competentes da pasta já estão se organizando “para dar início às providências operacionais, como formalização de comissões organizadoras, definição de prazos para publicação do edital e para a aplicação de provas, definição de banca organizadora, entre outros”.
O Ministério da Gestão deseja contar com os primeiros servidores ainda este ano.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!