"O BCB foi convidado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a participar do projeto Concurso Público Nacional Unificado (CNU), assim como os demais Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e está analisando a iniciativa, para se posicionar quanto à aderência ou não ao projeto. O BCB deve formalizar seu posicionamento até o final do prazo concedido pelo MGI para confirmação da adesão, em 20 de setembro", disse.
Vale lembrar que todos os órgãos federais com concurso autorizado receberam a proposta. A participação é voluntária, portanto, não há uma obrigatoriedade em participar, porém o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) espera até o fim do mês uma posição oficial.
Isso porque, de acordo com o cronograma inicial, o MGI prevê edital em dezembro e provas até março de 2024.
De acordo com o secretário do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), José Celso Cardoso Jr, o MGI espera receber a maior adesão possível dos órgãos. Todos os confirmados terão que assinar a um termo de adesão até 29 de setembro.
Leia também:
+ Concurso Unificado: decreto com regras e comissão está pronto
Comece a se preparar para o Concurso Nacional Unificado com o 1º Preparatório do Mercado. Inscreva-se agora e garanta sua vaga!

Banco Central tem concurso público autorizado com 100 vagas e edital deve sair ainda este ano
(Foto: Divulgação)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Veja as vagas do concurso Bacen
O Banco Central recebeu autorização do governo para realizar concurso público, com 100 vagas de analistas. A carreira é destinada a candidatos com nível superior em qualquer área.
Os salários serão de R$21.582,80, já com o vencimento básico mais o auxílio-alimentação de R$658.
A portaria que autoriza o concurso prevê que o edital seja publicado em até 180 dias, ou seja, até 15 de janeiro de 2024.
Mas, em resposta exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que a intenção é ter o edital ainda este ano.
O prazo entre a publicação do edital e aplicação das provas será de dois meses.
Área estão confirmadas
O presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad, confirmou à Folha Dirigida por Qconcursos a divisão das áreas do concurso Bacen, sendo:
- 50 para a área de Tecnologia da Informação; e
- 50 para as demais áreas relacionadas à Economia e Finanças.
Os servidores deverão atuar em Brasília DF. O documento prevê, ainda, que o ingresso na modalidade de teletrabalho ocorra apenas após o cumprimento do estágio probatório de um ano.
Caso não ingresse no CNU, o Banco Central trabalha com a previsão da contratação da banca em outubro, além das seguintes estimativas:
- aplicação das provas objetivas e discursivas - entre março e abril de 2024;
- realização do Programa de Capacitação (Procap) - entre setembro de outubro de 2024; e
- admissão de novos servidores (posse coletiva) - entre fevereiro e março de 2025.