Concurso Bombeiros MG para soldado é retomado e tem novo cronograma

Após ter sido suspensa em abril, a seleção para o Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar de Minas foi retomada. Confira novas datas!

Autor:
Publicado em:10/09/2020 às 15:10
Atualizado em:10/09/2020 às 15:10

concurso para soldados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais(CBM MG) foi retomado! A confirmação foi publicada no próprio site do CBM MG, no último dia 8. 

De acordo com o comunicado, o retorno das atividades só foi possível devido aos esforços dos Bombeiros e do governo Minas no enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). [tag_teads]

O andamento da seleção foi suspenso em abril em razão da pandemia. Agora, após cinco meses, está de volta para realizar as últimas etapas rumo ao Curso de Formação.

Confira abaixo o novo cronograma do concurso CBM MG:

  • Resultado final da 4ª fase - Exame toxicológico ⇒  11/09   
  • Resultado preliminar da classificação Final ⇒  11/09 
  • Prazo para recurso contra o resultado preliminar ⇒  14/09 a 16/09
  • Classificação final e convocação para matrícula   06/10
  • Início do Curso de Formação de Soldados (CFSd BM)   Novembro de 2020

O Curso terá duração mínima de oito meses, com início previsto para o mês de novembro deste ano.

Ele será realizado em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados.

Para que seja possível participar, é necessário ter de 18 a 30 anos na data da matrícula no CFSd BM. Além disso, também é preciso ter o nível médio completo ou equivalente até a inclusão. 

O Corpo de Bombeiros orienta, ainda, que os aprovados no concurso já organizem os documentos necessários para a realização da matrícula. A documentação pode ser conferida no edital de abertura. 

enlightenedConcurso Bombeiros MG: editais estão previstos para o dia 22

Concurso Bombeiros MG para soldados é retomado (Foto: Divulgação)
Concurso Bombeiros MG para soldados é retomado
(Foto: Divulgação)

Concurso Bombeiros MG oferece 500 vagas

Publicado em julho de 2017, o edital de abertura do concurso Bombeiros MG oferece 500 vagas.

Deste total, 465 são para o curso de formação de soldados do quadro de praças combatentes, de nível médio, e 35 para o quadro de praças especialistas, de nível médio/técnico.

+ Concurso Polícia Civil 2020: previstas 8.253 vagas em todo país

Com 3 mil candidatos isentos, a seleção registrou 67.544 candidatos inscritos para as primeiras etapas. Os classificados no concurso CBM MG receberão R$3.506,40, na graduação de soldado de 2ª classe.

Após a conclusão do curso de formação, a remuneração básica será de R$4.098,42, correspondente ao cargo de soldado de 1ª Classe dos Bombeiros. 

Depois da divulgação do resultado final e da data de convocação para a matrícula no curso de formação, o concurso Bombeiros MG ficará válido por 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Seleção foi composta por diversas etapas

Os inscritos no concurso Bombeiros MG foram avaliados por meio de várias fases. A primeira etapa foi, composta pela aplicação das provas objetivas e de redação, foi realizada no dia 20 de janeiro de 2019.

A convocação para a segunda etapa, composta por diversas avaliações, ocorreu em maio do mesmo ano. A primeira dessas avaliações foi o exame médico preliminar e complementar.

Os aprovados na prova foram convocados para as demais fases, que foram:

  • teste psicológico;
  • prova teórico/prática (para o quadro de especialistas);
  • teste de capacitação física;
  • habilidades natatórias; e
  • exame toxicológico.

Botão com link para curso de preparação