Concurso Depen: 152 excedentes são convocados para nova etapa

Aprovados no concurso Depen foram convocados para o preenchimento/atualização da Ficha de Informações Pessoais (FIP) e para a investigação social.

Autor:Mateus Melis
Publicado em:02/05/2024 às 08:47
Atualizado em:02/05/2024 às 09:46


Conforme indicado no documento, foram convocados 152 candidatos.


Desse total, nove são para a carreira de especialista federal em assistência à execução penal, nas áreas de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Já os demais são para o cargo de agente federal de execução penal.


Os candidatos deverão preencher/atualizar a Ficha de Informações Pessoais (FIP), para serem submetidos à etapa de investigação social, última fase antes do curso de formação profissional.


O preenchimento/atualização e envio da FIP deverão ser realizados no período das 10h do dia 8 de maio às 18h do dia 10 de maio, no horário de Brasília DF.


Para realizar tal procedimento, o candidato do concurso Depen deverá acessar a página oficial da seleção, no portal do Cebpraspe.


Para a etapa de investigação social, o documento divulgado nesta terça-feira, 2, reforça que o candidato deverá observar todas as instruções contidas no item 14 e no anexo IV do edital do concurso do Depen, divulgado em 2020.


A expectativa é de que o resultado provisório da FIP seja divulgado no dia 11 de junho. A convocação dos aprovados excedentes do concurso Depen foi autorizada pelo Governo Federal no início do mês de abril.


De acordo com a portaria assinada pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, a autorização de excedentes é para o adicional de 76 aprovados, sendo três como especialista e os demais como agente federal de execução penal.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!

Divulgada a convocação de excedentes para duas etapas do concurso Depen

(Foto: Governo Federal)


Concurso Depen foi prorrogado até 2026

A validade do concurso do Depen foi prorrogada no mês de março por mais dois anos e, sendo assim, a seleção ficará vigente até 2026.


A última seleção foi realizada em 2020, com oferta de 309 vagas imediatas para especialista e agente.


O órgão chegou a informar que não era prevista a utilização de cadastro de reserva, pois a oferta de vagas imediatas já supriria todo o déficit, sem a necessidade de chamar excedentes.



Entretanto, a quantidade de aprovados e a necessidade de mais efetivos fez com que o prazo de validade fosse prorrogado por mais dois anos, possibilitando a chamada de mais aprovados.

Como foi o último concurso Depen?

O último edital do concurso do Departamento Penitenciário Nacional, atualmente chamado de Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), ofertou 309 vagas imediatas.


Foram, ao todo, 294 oportunidades para a antiga carreira de agente federal de execução penal (atual policial penal federal) e 15 para especialista.


A seleção teve as seguintes etapas: prova objetiva; discursiva; exame de aptidão física; avaliação médica; avaliação psicológica; e investigação social. 


Todas as fases foram realizadas nas 26 capitais brasileiras e nos municípios de Catanduvas PR e Mossoró RN.


Confira abaixo os conteúdos que foram exigidos dos candidatos do concurso Depen:


Agentes:

  • 30 itens de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico, Informática);
  • 50 de Conhecimentos Específicos (Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social, Legislação Especial); e
  • 40 de Conhecimentos Complementares (Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional). 

Especialistas:

  • 40 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social);
  • 50 de Conhecimentos Específicos (variáveis em cada especialidade); e
  • 30 de Conhecimentos Complementares (Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional).

A prova discursiva, por sua vez, foi um texto dissertativo de até 30 linhas sobre Atualidades.


Após a reestruturação da carreira, o salário final do policial federal passará a ser de R$20 mil.


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoDepartamento Penitenciário Nacional

Salário

Até R$ 6.030,23

Cargos

8

Vagas

309