Concurso Diplomata: banca é definida para novo edital; R$20 mil!
O Ministério das Relações Exteriores definiu a banca do seu novo concurso Diplomata, que tem autorização para 50 vagas. Veja detalhes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:27/06/2024 às 22:09
Atualizado em:28/06/2024 às 08:30
Boa notícia para quem aguarda o concurso Diplomata 2024. A banca organizadora no novo edital foi definida e será o Cebraspe (antigo Cespe/UnB).
A carreira de diplomata tem como requisito onível superior completo em qualquer área, além de proporcionar ganhos iniciais de R$20.926,98.
O ato que autoriza a contratação do Cebraspe, por meio de dispensa, foi publicado no Portal Nacional de Contratações Pública do Governo Federal na noite desta quinta-feira, 27.
O próximo passo será a assinatura do contrato e, em seguida, a publicação do edital.
Veja a seguir:
Além do Cebraspe, a Fundação Getulio Vargas (FGV) também participou do processo licitatório para organizar o concurso de Diplomata.
O termo de referência também foi publicado, sendo este o documento usado como base para a escolha da banca organizadora.
Ele revela que o MRE deseja receber 9 mil inscritos neste novo concurso Diplomata, sendo 8.280 pagantes e 720 isentos, o que totaliza 8% do total de participantes.
O documento também confirma que o concurso Diplomata será feito em duas fases. Veja a estrutura a seguir:
1ª fase do concurso Diplomata
Prova objetiva, de caráter eliminatório, constituída de questões de Língua Portuguesa; Hstória do Brasil; História Mundial; Geografia; Língua Inglesa; e Política Internacional,
economia e direito
2ª fase do concurso Diplomata
Provas escritas de: Língua Portuguesa; Língua Inglesa; História do Brasil; Política Internacional; Geografia; Economia; Direito; e um idioma adicional (Língua Espanhola ou Língua Francesa).
Essa etapa terá caráter eliminatório e classificatório, para as quais será estabelecida uma nota mínima para aprovação em seu conjunto.
As provas do concurso Diplomata serão aplicadas, simultaneamente, pela banca organizadora em todas as capitais estaduais do Brasil, além do Distrito Federal.
Foi este, inclusive, o quantitativo solicitado pelo Ministério das Relações Exteriores confirmado em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida.
A autorização confirma a redução para dois meses do prazo entre o edital e as provas. Portanto, assim que o edital for publicado, as provas serão aplicadas 60 dias após.
Com a banca definida, fica a expectativa para que o edital possa ser divulgado em julho, já que o mês de junho está chegando ao fim.
Caso o edital do concurso Diplomata seja divulgado em julho, as provas seriam aplicadas em setembro deste ano.
De acordo com o cronograma que consta no termo de referência, a intenção é homologar o concurso ainda este ano, até novembro.
Os aprovados na carreira realizam atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.
Por tradição, anualmente são autorizados concursos de admissão à carreira de diplomata (CACD).
O último edital de concurso Diplomata trouxe o mesmo quantitativo de vagas: 50. O Itamaraty conseguiu o aval adicional para preencher mais cargos.
Do total de oportunidades, 37 foram para a ampla concorrência, dez para candidatos negros e três para pessoas com deficiência.
Para o último concurso Diplomata, o Ministério das Relações Exteriores e o Itamaraty optaram pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) como organizador do concurso.
A primeira etapa consistiu em uma prova objetiva, contendo 73 questões sobre as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa (11 perguntas);
Língua Inglesa (nove);
História do Brasil (11);
História Mundial (11);
Política Internacional (11);
Geografia (seis)
Economia (sete); e
Direito (sete).
A etapa ocorreu nas capitais dos 26 estados do país, além do Distrito Federal. Já a segunda fase apresentou provas escritas de Língua Portuguesa e Inglesa.
Por fim, na terceira etapa, os candidatos precisaram responder às provas escritas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Economia, Direito, Língua Espanhola e Língua Francesa.
Veja a entrevista com a vencedora do "Quem quer ser um Milionário", que sonha em ser Diplomata: