Concurso DPDF: provas suspensas. Novo cronograma será definido
Previstas para o próximo mês, a Defensoria Pública do Distrito Federal suspendeu as provas do concurso DPDF para analista. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:21/10/2020 às 09:41
Atualizado em:21/10/2020 às 09:41
Após ter divulgado um novo cronograma, a Defensoria Pública do Distrito Federal decidiu suspender as provas do concurso DPDF para analista. A confirmação foi divulgada nesta quarta-feira, 21, por meio do Diário Oficial. [tag_teads]
Segundo o documento, dentre os principais motivos para a suspensão está o quantitativo considerável dos candidatos de fora do estado.
Além disso, também foi levado em conta o adiamento de outras provas pelo Distrito Federal e a curva da pandemia de Covid-19, que ainda requer atenção.
Embora a defensoria ainda não tenha definido outra data para os exames, o órgão já informou que um novo cronograma será devidamente divulgado por meio de edital específico.
A notícia pode chegar a dividir opiniões entre os concorrentes, mas uma coisa é certa: a preparação não pode parar! Agora, todos terão mais um tempo para estudar, na medida do possível, e garantir uma boa colocação.
Todos os inscritos no concurso para a Defensoria Pública do Distrito Federal passarão por três etapas de avaliação: provas objetivas, discursivas e análise de títulos.
Inicialmente, os dois primeiros exames estavam agendados para o dia 8 de novembro. Contudo, no dia 14 de outubro o órgão divulvou um novo cronograma, que havia remarcado as provas para o dia 22 de novembro.
Agora, com a suspensão, uma nova data ainda será definida. De acordo com o edital de abertura, a aplicação estava prevista para o turno da manhã.
A prova objetiva contará com 120 questões, sendo elas de Conhecimentos Básicos (50) e Especializados (70). No primeiro caso, serão cobradas as disciplinas de Português, Conhecimentos do Distrito Federal e Legislação.
Na ocasião, os candidatos terão três horas e meia para concluir a prova objetiva e três horas para a parte discursiva. O exame de múltipla escolha terá 120 pontos no total e, para ser aprovado, será preciso:
Ter nota igual ou superior a dez pontos em Conhecimentos Básicos;
Nota igual ou superior a 21 pontos em Conhecimentos Especializados; e
Nota igual ou superior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Já a prova discursiva terá 50 pontos no total e consistirá em: uma dissertação sobre tema da Atualidade, a ser respondida em até 30 linhas (20 pontos); e três questões de Conhecimentos Especializados, a serem respondidas em até 20 linhas cada (dez pontos cada).
Serão corrigidas apenas as provas discursivas dos candidatos aprovados no exame objetivo e classificados dentro do limite especificado no item 11.7 do edital, sendo:
Especialidade
Candidatos à ampla concorrência
Candidatos que se declararam com deficiência
Candidatos que se autodeclararam negros
Direito
360
120
120
Administração
96
32
32
Arquivologia
12
4
4
Arquitetura
24
8
8
Comunicação Social – Jornalismo
12
4
4
Contabilidade
60
20
20
Economia
12
4
4
Engenharia Civil
24
8
8
Informática – Banco de Dados
12
4
4
Informática – Desenvolvimento de Sistemas
24
8
8
Informática – Redes
36
12
12
Psicologia
24
8
8
Serviço Social
24
8
8
Enquanto que para a avaliação de títulos, serão convocados todos os candidatos aprovados na prova discursiva.
Após a homologação, o concurso ficará válido por dois anos, sendo possível prorrogar por mais dois. Nesse período, os aprovados e classificados em todas as etapas serão convocados.
Ganhos do concurso DPDF passam de R$5 mil
Publicado no dia 27 de julho, o edital do concurso DPDF oferta 60 vagas para o cargo de analista de apoio à assistência judiciária.
As chances são para diversas áreas de nível superior. A remuneração inicial para os profissionais contratados passa dos R$5 mil.
Do total de oportunidades, 30 estão destinadas para a área de Direito e Legislação, que exige dos candidatos nível superior em Direito. As outras chances foram são para as seguintes áreas: