Ibama e ICMBio: quais as diferenças? Concursos autorizados!

Os concursos Ibama e ICMBio estão autorizados, mas você sabe qual a diferença entre esses dois órgãos? Confira!

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:17/07/2024 às 08:46
Atualizado em:17/07/2024 às 13:57

Os concursos Ibama e ICMBio estão autorizados para preencher vagas no nível superior. Mas você sabe qual a diferença entre esses dois órgãos?


Ambos são autarquias vinculadas ao Ministério do Meio Ambiente e integram o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). 


Esse sistema é composto por diversos outros órgãos, entidades da União, dos estados, do Distrito Federal e fundações públicas, atuando em conjunto para a proteção e melhoria da qualidade ambiental.


+ Comece sua preparação para o concurso Ibama e saia na frente


Afinal, o que faz o Ibama e ICMBio? Veja a seguir!

Ibama e ICMBio estão oficialmente autorizados

(Foto: MMA)


História do Ibama e ICMBio

Criado em 1989, o Ibama era o único órgão federal encarregado da execução da política ambiental no Brasil. Na época, as atribuições do Ibama incluíam: 

  • Fiscalização;
  • Controle;
  • Licenciamento;
  • Monitoramento;
  • Educação ambiental;
  • Emissão de autorizações para diversos fins; e 
  • Gestão de unidades de conservação e centros especializados.


Em 28 de agosto de 2007, foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, assumindo do Ibama as tarefas relacionadas à gestão das unidades de conservação, educação ambiental e a maioria dos centros especializados.


Essa reestruturação permitiu uma divisão mais específica das responsabilidades ambientais no Brasil.


O que faz o Ibama?

Atualmente, o Ibama é responsável principalmente pela fiscalização e licenciamento ambiental em nível federal. 


Suas atividades incluem monitoramento e controle de atividades potencialmente poluidoras, além de emitir autorizações para diversas atividades que impactam o meio ambiente.


O que faz o ICMBio?

O ICMBio, por sua vez, tem como principais atividades:

  • Gestão das unidades de conservação federais, como Parques Nacionais, Estações Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental;
  • Fiscalização e licenciamento ambiental dentro desses territórios específicos, garantindo a proteção da biodiversidade e promovendo a educação ambiental.


Os candidatos aos concursos do Ibama e do ICMBio devem estar cientes dessas diferenças e preparados para atuar conforme as especificidades de cada órgão. 


Concursos Ibama e ICMBio devem sair até janeiro de 2025

No dia 3 de julho, foi publicada a portaria que autoriza oficialmente os novos concursos ambientais para o Ibama e ICMBio.


Conforme o documento, os editais deverão ser publicados num prazo de até seis meses, contados a partir da data de publicação da portaria, ou seja, até 3 de janeiro de 2025. 


Além disso, a portaria reduz o prazo entre a publicação dos editais e a realização das primeiras provas para dois meses. Portanto, caso os editais saiam até janeiro, as avaliações acontecerão até o primeiro trimestre de 2025.


O novo concurso Ibama visa ao provimento de 260 vagas efetivas, sendo 130 para analista administrativo e, as demais, para analista ambiental. 


Por sua vez, o concurso ICMBio serão destinado ao provimento de 180 vagas, sendo 120 para analista administrativo e 60 para analista ambiental. 


Ambos os cargos exigem nível superior de formação e possuem salários de R$10 mil.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!