ICMBio renova pedido e solicita 908 vagas para um novo concurso

O pedido do novo concurso ICMBio foi reforçado no final do ano e teve a demanda elevada para 908 vagas de analistas. Veja os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:19/03/2024 às 12:58
Atualizado em:19/03/2024 às 15:15

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade informou que foi feita uma renovação no pedido de autorização para o seu novo concurso ICMBio. O órgão agora solicita 908 vagas, na carreira de analista.


Em resposta acessada pela Folha Dirigida por Qconcursos, o ICMBio revelou que:

"A solicitação de abertura de concurso do ICMBio teve seu pedido reiterado no final de dezembro de 2023 (...). Nele, solicitamos o preenchimento de cargos efetivos vagos de analista administrativo e cargos efetivos vagos de analista ambiental".

Dessas 908 vagas solicitadas pelo órgão ambiental:

  • 374 são para analista administrativo; e
  • 534 para analista ambiental.

Ambas as carreiras exigem nível superior e foram solicitadas no último pedido, enviado pelo ICMBio no começo do ano passado para 887 vagas.


Vale lembrar que todos os órgãos federais têm até o dia 31 de maio para enviar os seus pedidos de concurso ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e o ICMBio ainda pode atualizar novamente a sua demanda, se assim quiser.


A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, garantiu que ainda este mês novos concursos federais devem ser autorizados, mas não antecipou quantas vagas e quais órgãos devem ser contemplados.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!

Ministra Marina Silva confirma novo concurso ICMBio

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tem defendido a realização de novos concursos ambientais e confirmou que o ICMBio será contemplado com uma nova seleção.


Marina Silva dialoga com a ministra Esther Dweck, para conceder novos concursos e melhorias à categoria. 


Neste mês de março, a ministra voltou a confirmar a realização de um novo concurso, porém somente em 2025.

“Ano que vem vai ter concurso para o Ibama, para o ICMBio, para o Serviço Florestal, que é dentro do ministério. Estamos nos empenhado ao máximo”, comentou a ministra Marina Silva.

A chefe da pasta afirmou em algumas ocasiões que vem lutando para reforçar os órgãos Ambientais e, também, o Ministério do Meio Ambiente.


Segundo Marina Silva, em 2008, quando esteve à frente da pasta pela primeira vez, deixou o Ibama com 1,7 mil fiscais. Porém, este ano, ao retornar ao comando do Ministério do Meio Ambiente, encontrou somente 700 servidores.


Essa defasagem também se reflete no ICMBio.

“(No) governo Bolsonaro, quando a gente diz terra arrasada, (que) houve um desmonte, é um desmonte mesmo. É com esses fiscais que nós estamos trabalhando. Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e o ministério”, afirmou Marina.

No ano passado, o Ministério do Meio Ambiente realizou um concurso com 98 vagas para o cargo de analista ambiental.

ICMBio solicita novo concurso e reforça pedido para mais de 900 vagas de analista

(Foto: Helevise Dias/Governo Federal)


>>> Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Concursos Ibama e ICMBio podem ser autorizados em 2024

A autorização de novos concursos para o Ibama e ICMBio é bastante aguardada e pode ser publicada ainda este ano. Embora a ministra cogite as seleções para 2025, nada impede do aval sair em 2024.


Isso porque representantes do Governo Federal já indicaram que as vagas da área Ambiental são tratadas como prioritárias.


A ministra da Gestão, Esther Dweck, já falou sobre o aval para esses dois concursos.


Segundo Esther, no ano passado, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ainda tinham concursos em vigor. 


Por esse motivo, não puderam ser incluídos na lista de autorizações para novos editais. Para 2024, se houver orçamento disponível, os concursos para área Ambiental podem receber aval

“Não tenho dúvida que poderá haver. Já autorizamos um provimento adicional para as vagas e, provavelmente, vamos chamar mais no ano que vem. Neste ano, estamos com pouco dinheiro para novos concursos. Fizemos um remanejamento interno, mas, se não for neste ano, no ano que vem, sem dúvida nenhuma, será uma área que será contemplada”, disse a ministra, em entrevista ao Correio Braziliense, publicada no dia 21 de janeiro. 

No Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, os pedidos para concursos na área Ambiental já estão em análise com caráter prioritário. 

Fique por dentro dos concursos!