Em entrevista à Rádio Marconi, Ulisses Gabriel detalhou a importância da reposição de efetivo no estado:
"O governador Jorginho, quando assumiu a chefia do Estado, pediu que intensificássemos ações para garantir segurança ao cidadão catarinense. Realizamos concursos para delegados e psicólogos policiais, e agora vamos realizar um concurso para agentes e escrivãs. Logo, logo, o edital vai estar na praça, para que as pessoas possam se inscrever e nós conseguirmos recompor o efetivo da Polícia Civil", afirmou.
O delegado destacou ainda que, embora algumas regiões já tenham o efetivo estabilizado, houve um pequeno decréscimo no estado, reforçando a necessidade de reposição de pessoal:
"Quando começamos a recompor o efetivo, como fizemos com delegados e psicólogos policiais, isso automaticamente gera eficiência no combate ao crime", explicou.
Comece sua preparação para o novo concurso PC SC com videoaulas, apostilas digitais, questões e mais. Acesse aqui!

Delegado-geral volta a confirmar a previsão do concurso PC SC de agente e escrivão
(Foto: Divulgação)
Concurso PC SC deve ter edital até novembro
Apesar de afirmar que o edital logo estará na praça, o delegado-geral já previu que o documento deve ser publicado em novembro.
Em entrevista à Rádio Chapecó no início de setembro, Ulisses Gabriel detalhou o andamento do processo:
"Já nomeamos a comissão do concurso e estamos realizando o processo para a contratação da banca organizadora. Queremos, daqui a dois meses (novembro), lançar o edital e realizar o concurso da forma mais rápida possível."
A autorização do concurso é para o provimento de 300 vagas, distribuídas entre os cargos de agente de polícia (200 vagas) e escrivão (100 vagas).
No entanto, com a aprovação da Lei Geral das Polícias Civis, que prevê a unificação de cargos, a expectativa é de que os aprovados já ingressem sob a nova nomenclatura de oficial investigador de polícia.
Embora o aval seja para 300 vagas, o delegado-geral já informou que a intenção é nomear 900 novos policiais, sendo 300 em 2027 e mais 300 em 2028.
► Resolva as questões da última prova de agente da PC SC aqui!
Concurso PC SC inicia escolha da banca organizadora
Com a comissão formada desde a primeira quinzena de agosto, a Polícia Civil de Santa Catarina já deu início aos procedimentos para a escolha da banca organizadora.
Em agosto, a corporação informou que a fase estava dedicada à análise dos requisitos, mas não divulgou prazos para a conclusão do processo.
Confira a nota oficial da corporação:
"O Governador do Estado, Jorginho Mello, aprovou a realização de concurso público para a Polícia Civil de Santa Catarina. Serão 200 vagas para agente de polícia e 100 vagas para escrivão. Recentemente, a PCSC nomeou os policiais que farão parte da comissão do concurso. Atualmente, estamos em processo de análise dos requisitos para definição da banca. Não temos um prazo para informar."
A definição dos requisitos ficará, aparentemente, sob responsabilidade da comissão organizadora, que costuma elaborar o projeto básico e conduzir os preparativos necessários antes da publicação do edital.
O projeto básico funciona como uma versão preliminar do edital: antecipa as principais informações do concurso e serve como referência para que as instituições interessadas na organização apresentem suas propostas.
A previsão é de que o edital seja publicado ainda este ano, permitindo que os aprovados sejam nomeados e participem do curso de formação a tempo de iniciar suas atividades já em 2026.
O delegado-geral da PC SC, Ulisses Gabriel, já comentou sobre a escolha da banca organizadora.
Segundo ele, o processo será conduzido com critérios rigorosos de qualidade, reforçando a importância da transparência e da credibilidade em todas as etapas da seleção.
→ Baixe agora o eBook “Top Concursos Policiais para 2025” e descubra quais seleções estão previstas, com vagas, cargos e salários detalhados. Garanta sua vantagem competitiva desde já!
Último concurso PC SC aconteceu em 2017
O último concurso da Polícia Civil de Santa Catarina, para os cargos de agente e escrivão, ocorreu em 2017, sob organização da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese).
Na ocasião, foram oferecidas 394 vagas, sendo 200 para agente e 194 para escrivão.
A seleção atraiu um total de 57.058 inscritos na ampla concorrência. Apenas para o cargo de agente, foram registradas 29.249 inscrições, o que gerou uma concorrência de 146 candidatos por vaga.
O processo contou com várias etapas, incluindo provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e curso de formação.
A primeira fase, composta pela prova objetiva, foi aplicada em diversas cidades do estado, como: Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Tubarão, Lages, Itajaí e Joaçaba.
Essa etapa teve um total de 110 questões, distribuídas da seguinte maneira:
Agente de Polícia Civil
- Noções de Direito Constitucional (dez questões);
- Noções de Direito Administrativo (dez);
- Noções de Direito Penal Processual (dez);
- Noções de Direito Penal (dez);
- Noções de Direitos Humanos (cinco);
- Legislação Institucional (cinco);
- Língua Portuguesa (25);
- Informática (20); e
- Raciocínio Lógico (15).
Escrivão
- Noções de Direito Constitucional (dez);
- Noções de Direito Administrativo (dez);
- Noções de Direito Penal Processual (dez);
- Noções de Direito Penal (dez);
- Noções de Direitos Humanos (cinco);
- Legislação Institucional (cinco);
- Língua Portuguesa (25); e
- Informática (15).
