Concurso PC SP: professores indicam questões passíveis de recurso

Professores do Qconcursos indicam questões das provas do concurso PC SP, para escrivão e investigador, passíveis de recurso. Confira!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:30/11/2023 às 12:50
Atualizado em:30/11/2023 às 13:09

Até sexta-feira, 1º de dezembro, os candidatos do concurso PC SP, para escrivão e investigador, podem entrar com recurso contra os gabaritos das provas objetivas. As contestações devem ser feitas pelo site da Fundação Vunesp, banca organizadora. 


Em caso de anulação ou alteração do gabarito, em função dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.


Caso alguma questão seja anulada, a pontuação equivalente será atribuída a todos os candidatos presentes na prova objetiva.


Os professores do Qconcursos analisaram as provas e os gabaritos e propuseram recursos para quatro questões, sendo duas para escrivão e investigador. Veja a seguir:


Prova de investigador PC SP - questão 34:

34. Assinale a alternativa em que a frase está em conformidade com a norma-padrão de concordância e colocação dos pronomes átonos.

(A) Poderia-se dizer que a vida adulta, hoje, representa um problema para os que não a enfrenta com maturidade.

(B) Já vão fazer décadas que a ideia de as pessoas adultarem estão se firmando nas sociedades ocidentais.

(C) Percebe-se que, em 2020, já havia setenta anos desde que Hannah Arendt mostrou-se preocupada com as formas de autoridade que entraram em colapso.

(D) Foi constatado inúmeras formas de desautorização, até mesmo das que se via nos anos 1950 e às quais Hannah Arendt se referiu.

(E) Existe sempre e em todos os tempos desafios à autoridade, em suas diversas manifestações, haja vista o que passa-se entre pais e filhos.


Sugestão de recurso por professor do Qconcursos (não há alternativa correta):

A questão 34 deve ser anulada por não haver alternativa correta. A alternativa dada pelo gabarito como correta traz flagrante falha, pois não traz o pronome átono antes do verbo em razão de haver conjunção subordinativa temporal (desde que), o que se configura palavra atrativa e a obrigatoriedade de próclise.


Mesmo que haja a presença de sujeito entre a palavra atrativa e o verbo, não cessa a atração, o que implica a colocação anterior ao verbo. A construção correta é: “já havia setenta anos desde que Hannah Arendt se mostrou preocupada”.  


Celso Cunha e Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, Nova Fronteira) afirmam em relação ao uso da próclise: “d) nas orações subordinadas desenvolvidas...”


E cita um exemplo de Eça de Queirós bastante ilustrativo: “Ega subiu ao seu quarto, onde outro criado lhe estava preparando o banho”. (página 306)


Além da teoria gramatical, há inúmeras questões de concurso público que tocam em tal ponto de análise e a divergência com a presente questão salta aos olhos. Um exemplo do Cebraspe:


Trecho do texto

“Segundo o autor, apesar do consenso de que o Brasil se insere em um contexto de tradição jurídica formalista, ocorre atualmente um movimento...”


Questão

Em “o Brasil se insere em um contexto de tradição jurídica formalista”, a correção gramatical do texto seria mantida se o pronome “se” fosse colocado em posição enclítica à forma verbal “insere” — escrevendo-se “insere-se”.


Gabarito – alternativa errada.


Mais um exemplo do Cebraspe:

Trecho do texto

“Para que esse conceito se efetive, é fundamental a intervenção do Estado”


Questão

Estaria mantida a correção gramatical do texto caso o pronome “se”, em “se efetive”, estivesse posposto à forma verbal — “efetive-se”.


Gabarito – alternativa errada.


Diante do exposto, solicita-se a anulação da questão, por não haver alternativa correta.


Prova de investigador PC SP - questão 73:

73. É muito ligada à diferenciação da criminalidade quanto ao gênero, diferente da criminologia tradicional, que traz a figura masculina como principal foco de estudos criminológicos. Pode-se afirmar que se baseia na desconstrução da ideia de superioridade masculina, que inferioriza e violenta as mulheres; e na ressignificação do papel da mulher na sociedade – luta pela igualdade de gênero.

É correto afirmar que o enunciado se refere à Criminologia 

(A) de gênero. 

(B) feminina. 

(C) positiva. 

(D) LGBT. 

(E) contemporânea


Sugestão de recurso por professor do Qconcursos (a terminologia utilizada não consta na Doutrina):

Prezada Comissão Avaliadora,

Gostaria de apresentar este recurso referente à questão número 73, da prova de investigador de polícia, na qual a terminologia utilizada não está alinhada com as referências doutrinárias previstas para o exame.


Ao revisar minuciosamente o enunciado, percebi que a terminologia “CRIMINOLOGIA FEMININA” em questão não se encontra respaldada nas fontes doutrinárias da criminologia, servindo de base para o certame e não encontrei embasamento para a utilização do termo em questão, induzindo o candidato a erro. 


REFERÊNCIA

Gostaria de referenciar a obra da autora Carmen Hein de Campos no contexto do meu recurso para a questão 73, da prova de investigador. 


A terminologia correta a ser utilizada sobre estudos criminológicos que são baseados na desconstrução da ideia de superioridade masculina, que inferioriza e violenta as mulheres; e na ressignificação do papel da mulher na sociedade – luta pela igualdade de gênero, não é criminologia feminina, mas criminologia feminista para se referir a esse campo de estudo, como abordado pela autora, "Criminologias Feministas". 


A obra em questão, intitulada "Criminologias Feministas: Teoria Feminista e Crítica às Criminologias" (Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2017), oferece uma abordagem aprofundada sobre as diversas perspectivas teóricas e críticas dentro do campo da criminologia feminista.


Prova de escrivão PC SP - questão 42:

42. Sobre a nova vertente criminológica chamada Criminologia Verde, é correto afirmar que 

(A) apenas as pessoas físicas e jurídicas são consideradas vítimas dos danos ambientais, sendo que os animais e o ecossistema são considerados bens jurídicos tutelados pela legislação pertinente. 

(B) para os estudiosos desse segmento criminológico, os Estados e corporações são vistos como os principais responsáveis pelas degradações ambientais. 

(C) a subnotificação de crimes ambientais, que são aqueles que não chegam ao conhecimento da polícia, é denominada cifra cinza. 

(D) as pesquisas baseiam-se na visão antropocêntrica, que caracteriza a Criminologia tradicional. 

(E) o objeto de estudo restringe-se ao conceito de crime ambiental e à análise do dano ambiental, à luz da legislação aplicável


Sugestão de recurso por professor do Qconcursos (não consta tópico sobre Criminologia Verde no edital):

Prezada Comissão Avaliadora,

Gostaria de formalizar um pedido de ANULAÇÃO da questão número 42 referente a criminologia, da prova para o cargo do Escrivão de Polícia/2023. Observando criteriosamente o edital do concurso, - constatei que o tema "Criminologia Verde", referente aos subtópicos do item 2.5 nova criminologia: onde somente consta como temas abordados a este assunto: A criminologia feminista, cultural, queer, racial, clínica e ambiental, NÃO ESPECIFICANDO SOBRE A CRIMINOLOGIA VERDE, conforme informações do edital.  


2. Noções de Criminologia 

2.1 Conceito, método, objeto e finalidade da Criminologia.

2.2 Criminologia do Consenso e do Conflito. 

2.3 Vitimologia, Vitimização e Vitimodogmática. 

2.4 Criminalidade de Massa, Moderna e Organizada. 

2.5 Nova Criminologia. 

2.5.1 Criminologia Feminista. 

2.5.2 Criminologia Cultural. 

2.5.3 Criminologia Queer. 

2.5.4 Criminologia Ambiental. 

2.5.5 Criminologia Racial. 

2.5.6 Criminologia Clínica. 

2.6 Modelos de Prevenção e Reação ao Fenômeno Criminal.


Baseando em referências bibliográficas respaldo que: 

A criminologia ambiental não refere-se aos crimes ambientais, mas estuda o crime, a criminalidade e a vitimização em consideração a relação com o lugar, o espaço e a respectiva interação destes fatores (SUMARIVA, 2018 p. 86).


Porém a green criminology ou criminologia verde é um ramo da criminologia que estuda uma série de questões associadas aos danos causados ao meio ambiente por indivíduos, Estados e corporações. Compreende a análise dos crimes/danos ambientais contra o meio ambiente (COLOGNESE e BUDÓ,2021 p.27). 


Diante dessa constatação, solicito a gentileza da comissão para a anulação da questão referida, visto que a inclusão de temas não previstos no edital pode comprometer a equidade e a transparência do processo seletivo.


Prova de escrivão PC SP - questão 43:

43. Transtornos de impulso são identificados em pessoas incapazes de refrearem seu desejo de praticar determinada conduta, ainda que cientes de que o fato poderá constituir infração à lei penal. Diante do exposto, é correto afirmar que 

(A) oligofrenia é a compulsão por furto de objetos. 

(B) oneomania é a compulsão pela prática de ato libidinoso com animais. 

(C) mixoscopia é a atração sexual por estátuas, manequins ou bonecos infláveis. 

(D) agorafilia é a atração por prática de atos sexuais e/ou obscenos em locais públicos ou abertos a público. 

(E) abulomania é o vício em jogos de azar que resulta em comportamento criminoso para obtenção de dinheiro


Sugestão de recurso por professor do Qconcursos (questão não considera tal tópico - modelos teóricos de natureza biológica, psicológica e sociológica):

Prezada Comissão Avaliadora,

Gostaria de formalizar um pedido de ANULAÇÃO da questão 43 da prova para o cargo do Escrivão de Polícia/2023. 


Observando criteriosamente o edital do concurso, e baseando-se como referência em edital anterior de 2013, para comparação dos tópicos e referência bibliográfica para ratificar sobre o tema exigido - constatei que o tema envolvido nessa questão, “Modelos teóricos de natureza biológica, psicológica e sociológica”, conhecidos também como fatores condicionantes da criminalidade, não fazem parte do conteúdo programático divulgado anteriormente, conforme referência abaixo e editais para comparação dos tópicos.


EDITAL 2013

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA” Secretaria de Concursos Públicos Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos iniciais vagos na carreira de Investigador de Polícia – IP 1/2013 

3. Criminologia 

3.1 Fundamentos teóricos 

3.2 Etapas evolutivas do pensamento criminológico 

3.3 Modelos teóricos de natureza biológica, psicológica e sociológica 

3.4 Vitimologia

 3.5 Modelos e sistemas de segurança pública e de justiça criminal


EDITAL 2023

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA” Secretaria de Concursos Públicos Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos vagos na carreira de Escrivão de Polícia – EP 1/2023 

2. Noções de Criminologia 

2.1 Conceito, método, objeto e finalidade da Criminologia.

 2.2 Criminologia do Consenso e do Conflito. 

2.3 Vitimologia, Vitimização e Vitimodogmática. 

2.4 Criminalidade de Massa, Moderna e Organizada. 

2.5 Nova Criminologia. 

2.5.1 Criminologia Feminista. 

2.5.2 Criminologia Cultural. 

2.5.3 Criminologia Queer. 

2.5.4 Criminologia Ambiental. 

2.5.5 Criminologia Racial. 

2.5.6 Criminologia Clínica. 

2.6 Modelos de Prevenção e Reação ao Fenômeno Criminal.


Conforme referência bibliográfica para ratificar o conteúdo exigido, destaca-se a visão do delegado de polícia Nestor Sampaio Filho (2018, p.187), em referência psicopatologia criminal ou forense os transtornos sexuais ou parafilias são transtornos ou compulsões ou perversões. 


Diante dessa constatação, solicito a gentileza da comissão para a anulação da questão referida, visto que a inclusão de temas não previstos no edital pode comprometer a equidade e a transparência do processo seletivo.


Fique por dentro dos concursos!

Como foram as provas do concurso PC SP?

O concurso PC SP para os cargos de escrivão e investigador teve provas aplicadas no domingo, 26, nas cidades de: São Paulo; Araçatuba; Bauru; Campinas; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; Piracicaba; e Sorocaba. 


Na parte da manhã, os candidatos responderam as provas objetivas. Já no período da tarde, foi a vez das questões discursivas.


Folha Dirigida por Qconcursos fez a cobertura das provas da PC SP em tempo real. Veja tudo o que aconteceu aqui!

Polícia Civil SP realiza provas de concurso para escrivão e investigador

(Foto: Polícia Civil de São Paulo)


Confira como foram as provas objetivas e discursivas por cargo:

Escrivão

As provas objetivas cobraram 80 questões com a seguinte distribuição:

  • Noções de Direito: 30 questões;
  • Noções de Criminologia: 14 questões;
  • Noções de Informática: 10 questões;
  • Noções de Lógica: 6 questões;
  • Língua Portuguesa: 20 questões.

A parte discursiva foi composta por quatro questões sobre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa: 1 questão;
  • Noções de Direito: 2 questões;
  • Noções de Criminologia: 1 questão.

Investigador

As provas objetivas apresentaram 80 questões sobre:

  • Noções de Informática: 10 questões;
  • Noções de Lógica: 6 questões;
  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Noções de Direito: 30 questões;
  • Noções de Criminologia: 14 questões.

A prova discursiva para investigador teve quatro questões com a seguinte divisão:

  • Língua Portuguesa: 1 questão;
  • Noções de Direito: 2 questões;
  • Noções de Criminologia: 1 questão.

Para os demais cargos do concurso PC SP (médico legista, perito criminal e delegado), as provas serão realizadas no dia 3 de dezembro.


Os locais de aplicação já estão disponíveis para consulta.


Resumo concurso PC SP

  • Órgão: Polícia Civil de São Paulo;
  • Situação atual: realização das provas;
  • Banca: Fundação Vunesp;
  • Cargos: escrivão, investigador, médico legista, perito criminal e delegado;
  • Escolaridade: nível superior;
  • Vagas: 3.500;
  • Remuneração: até R$15 mil;
  • Inscrições: encerradas;
  • Data da prova objetiva: 26 de novembro e 3 de dezembro.

O que é preciso para ser aprovado nas provas da PC SP?

A prova objetiva será avaliada na escala de zero a 100 pontos, atribuindo-se 1,25 para cada questão correta.


Para escrivão e investigador será habilitado quem conseguir, no mínimo, 50% de acertos em cada um dos módulos.


Todos que atingirem essa pontuação terão as provas escritas corrigidas. Não há cláusula de barreira!


A prova escrita, corrigida pela Fundação Vunesp, será avaliada na escala de zero a 100 pontos, atribuindo-se até 25 pontos para cada questão discursiva.


Será aprovado na prova escrita quem obtiver a nota mínima igual ou superior a 50 pontos. 


Os aprovados nas provas objetivas e discursivas serão submetidos à comprovação de idoneidade e conduta escorreita, prova oral e de títulos.


O concurso para Polícia Civil de São Paulo oferece o total de 3.500 vagas. Desse quantitativo, 1.333 são para escrivão e 1.250 para investigador. As demais chances são para médico legista (116), perito criminal (249) e delegado (552). 


Todos os cargos exigem o nível superior e oferecem iniciais de até R$15 mil. Com a exceção do delegado, que tem oferta estadual, para os outros quatro cargos a seleção é regionalizada.


Está se preparando para o concurso PC SP? Então entre para o grupo exclusivo no Telegram e receba notícias, atualizações e dicas de estudos.

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoPolícia Civil de São Paulo

Salário

Até R$ 12.954,40

Cargos

1

Vagas

116
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso PRF - Aula de Direito Penal: Questões Cebraspe

Equipe Qconcursos