A pasta também comentou sobre a escolha da banca organizadora, que está sendo conduzida pela comissão formada no mês passado:
"A Polícia Penal do Estado de São Paulo informa que o edital do concurso público para a contratação de 1.100 policiais penais será publicado ainda neste semestre. O documento está em fase de elaboração pela comissão de concurso público e a banca organizadora responsável pela aplicação das provas será divulgada assim que finalizada a sua contratação", afirmou a SAP SP.
A comissão do concurso da Polícia Penal de São Paulo é composta por seis membros, sendo um deles a chefe do Departamento de Ingresso e Movimentação de Pessoal da Coordenadoria de Recursos Humanos.
A expectativa é de que, tão logo o processo de escolha da banca seja finalizado, o edital seja divulgado em seguida. Afinal, após a assinatura do contrato, não haverá mais entraves para a publicação do documento.
Comece sua preparação para o concurso Polícia Penal SP com videoaulas, questões, apostilas e mais. Acesse aqui!

Novo concurso Polícia Penal SP terá 1.100 vagas e edital ainda este ano
(Foto: Divulgação/Governo SP)
No mês passado, o governador Tarcísio de Freitas oficializou a autorização para o novo concurso da Polícia Penal SP, por meio de despacho publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
A liberação já era aguardada desde abril, quando a Secretaria de Administração Penitenciária confirmou, com exclusividade ao Qconcursos Folha Dirigida, que um novo aval seria concedido para preencher 1.100 vagas.
Na época, a SAP explicou que a autorização anterior, concedida em 2022, havia perdido a validade por estar vinculada ao antigo cargo de agente de segurança penitenciária.
Com a regulamentação da Polícia Penal de São Paulo, concluída em 2024, a estrutura da carreira foi reformulada, exigindo, portanto, uma nova autorização para o concurso.
Atualmente, para ingressar na carreira de policial penal (antigo agente de segurança penitenciária), é preciso atender aos seguintes requisitos:
- nacionalidade brasileira;
- quitação com as obrigações militares e eleitorais;
- diploma de nível superior ou equivalente;
- idade entre 18 e 35 anos;
- altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”; e
- boa saúde e conduta ilibada.
→ Acesse agora o calendário de julho, com os principais eventos, e organize a sua preparação para concursos!
FGV continuará como banca?
Antes mesmo da nova autorização ser oficializada, a SAP já havia iniciado o processo para definir a banca organizadora.
Em outubro de 2024, a pasta havia antecipado que seria necessária a realização de uma nova licitação para contratar a empresa responsável pela seleção.
É importante lembrar que, em 2023, a Fundação Getulio Vargas (FGV) chegou a ser contratada para conduzir o concurso, ainda no formato antigo, com exigência de nível médio e vagas para ambos os sexos, no cargo de agente de segurança penitenciária.
Contudo, o contrato com a FGV foi suspenso em maio de 2024, após a decisão de realizar o concurso somente após a regulamentação da nova carreira.
Agora, com a estrutura da Polícia Penal definida por lei, ainda não há confirmação oficial se a FGV continuará à frente do processo ou se uma nova empresa será escolhida para organizar a seleção.
Confira os salários do policial penal de SP
Conforme previsto na legislação que rege a carreira, o salário inicial de um policial penal em São Paulo é de R$4.472, valor que pode ser complementado com o adicional de insalubridade e bonificação por resultados.
Ao longo da carreira, a remuneração pode alcançar R$10.002,12.
As atividades podem ser desempenhadas tanto em regime de plantão quanto em expediente administrativo, a depender das demandas do serviço. O profissional também estará sujeito a condições adversas de segurança e a horários irregulares.
Além disso, os policiais penais poderão ser convocados para plantões noturnos ou chamados a qualquer hora, conforme a necessidade do órgão.
Os candidatos do próximo concurso da Polícia Penal de São Paulo serão avaliados em diversas etapas, conforme determina a Lei Complementar nº 1.416/2024, que regulamenta a carreira.
Veja como será o processo de seleção:
- prova objetiva ou provas e análise de títulos;
- Teste de Aptidão Física (TAF) e aferição da estatura mínima;
- avaliação psicológica; e
- investigação social para comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e privada
Em julho de 2023, a SAP SP chegou a divulgar dois editais para o preenchimento de 1.100 vagas.
Os documentos foram cancelados poucos dias depois, em razão das mudanças que viriam com a regulamentação oficial da carreira de policial penal.
