Apesar de previsto, concurso PM PI segue sem banca e vagas

Apesar de previsto para este mês, concurso PM PI não tem banca definida e não possui um quantitativo de vagas, o que pode atrasar o edital.

Autor:
Publicado em:22/10/2020 às 14:30
Atualizado em:22/10/2020 às 14:30

Quem aguarda o novo concurso PM PI pode ter que esperar mais um pouco até a publicação do edital. Isso porque, apesar de previsto para este mês, conforme adiantou o governador do Piauí, Wellington Dias, a seleção segue sem vagas e banca definidas.

"Anuncio que, ainda neste mês de outubro, devemos liberar o edital para o concurso", disse o governador no último dia 8.

Apesar do anúncio do governador, nesta quinta-feira, 22, a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP PI) informou à Folha Dirigida que ainda está em análise o quantitativo de vagas e o cronograma.

"Ainda sem previsão de publicação de edital e nenhuma banca contratada", completou a SSP.

Desta forma, é possível que o concurso PM PI não seja aberto neste mês de outubro. Em relação ao número de vagas, o governador adiantou que:

"O objetivo é completar as regiões onde o número de profissionais é baixo. A meta é alcançar 1 policial para cada 100 mil habitantes e reforçar nossas fronteiras", disse Wellington Dias.

Governador anuncia concurso PM PI (Foto: Divulgação)
Concurso PM PI segue sem vagas e banca definidas
(Foto: Divulgação)

 

Concurso PM PI pode ter mais de mil vagas

Em janeiro deste ano, o Governo do Piauí afirmou que realizaria um novo concurso PM PI. A seleção seria anunciada até maio, com oferta de vagas para o recém-criado 21º Batalhão de Polícia de Altos e as demais unidades.

Apesar da previsão, o edital poderia ainda ser anunciado em março. Procurada por Folha Dirigida, na época, a Secretaria de Segurança informou que foram solicitadas ao governo mais de mil vagas, devendo a seleção ser aberta em março e não em maio

Em janeiro, a Secretaria informou que a autorização ainda era aguardada. No entanto, com o início da pandemia de Coronavírus, o concurso não ocorreu. 

Botão com link para download do edital

edital é esperado desde 2019, quando o comandante geral da Polícia Militar, Lindomar Castilho, afirmou que havia a necessidade de uma seleção com oferta de 500 vagas.

O intuito, segundo o coronel, seria repor as saídas programadas para os próximos anos. Ainda de acordo com o comandante, o concurso PM PI precisaria do aval do governo.

As oportunidades previstas são para o cargo de soldado. Porém, até o momento, a corporação não confirmou quais carreiras serão contempladas.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Polícia Militar do Estado do Piauí
  • Cargos: soldado (previsto)
  • Vagas: mais de mil solicitadas
  • Requisito: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Banca: a definir
  • Status: previsto 

Último concurso PM PI ocorreu em 2017

último concurso PM PI, para soldados, ocorreu em 2017. Naquele ano, o edital foi divulgado em março, com uma oferta de 400 vagas para a carreira, distribuídas por homens e mulheres com nível médio.

O vencimento inicial, em 2017, era de R$3.100. A lotação dos classificados ocorreu nos batalhões de Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus, no Piauí. 

Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, exame de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF), exame psicológico e investigação social.

A primeira etapa, o exame objetivo, contou com 60 questões entre:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Conhecimentos Gerais;
  • Noções de Informática; e
  • Conhecimentos Específicos.

Depois de alguns problemas, como o cancelamento de provas, o concurso PM PI chegou ao fim em novembro de 2017.

Apesar de ter tido mais de 32 mil inscritos, a seleção não preencheu as 400 vagas, tendo apenas 331 candidatos aprovados.